Motor On Line
Notícias-

Rally: família da poeira pode garantir mais títulos no dos Amigos
Reportagem: João Alberto Otazú
Foto: Doni Castilho
Mastermídia
Enquanto Rodrigo Varela estreia na categoria Carros, os seus irmãos Bruno e Gabriel podem conquistar novos títulos em UTV, e o patriarca Reinaldo pode assegurar o octa brasileiro.

Prova de encerramento das temporadas do Brasileiro de Rally Cross Country e Brasileiro de Rally Baja, a 19ª edição do Rally dos Amigos será realizada neste sábado (10/12), na cidade de Botucatu, a 230 quilômetros de São Paulo, reunindo quase 100 veículos entre motos, quadriciclos, UTVs e carros. Nesta última etapa a ‘Família da Poeira" entrará na disputa já comum título conquistado por antecipação, mas com possibilidade de assegurar mais três campeonatos, além de apresentar uma grande novidade no Cross Country.

Campeão brasileiro de UTV por antecipação na classe Turbo com sete vitórias consecutivas, e líder com grande vantagem também na classificação Geral, Gabriel Varela (Can-Am / Blindarte) está bem confiante para a última etapa. "Nosso Can-Am já está pronto para o final de semana. Estamos vindo de vitórias e a expectativa é boa. O terreno que andamos na última etapa, quando conseguimos outro excelente resultado é bem parecido com o do Rally dos Amigos, então estamos bem adaptados", lembra Gabriel, que neste ano também foi campeão do Rally dos Sertões na categoria Pro e Campeão das 6 horas de UTV.

O roteiro terá 147 quilômetros, sendo 130 quilômetros de trecho cronometrado (Especial), em terreno predominantemente de piçarra, cascalho e pouca areia, mas caso chova, inevitavelmente, formarão poças d’água e lama, e passará dentro de plantações de cana-de-açúcar e eucaliptos. "Pra fechar com chave de ouro a temporada 2016 falta só o título de Campeão Brasileiro de Rally Baja na Geral. Foi uma temporada muito boa pra gente, mas se Deus quiser vamos fazer uma boa estratégia para vencer o Rally dos Amigos e comemorar outro título", confia Gabriel, que precisa apenas de uma sétima posição para assegurar o título.

Vencedor do Rally dos Amigos em sua classe no ano passado, quando conquistou o título nacional pela UTV Production, nesta temporada o caçula Bruno Varela (Polaris One / Blindarte / Motul) quer assegurar pelo menos o vice-campeonato na classe Pro. Com 25 pontos em disputa, ele é o vice-líder do Brasileiro de Rally Baja, 18 pontos atrás de Denísio Casarini Filho. "O Rally dos Amigos é muito tradicional, que reúne muitos pilotos bons no final do ano. É uma prova bem difícil por causa da alta temperatura que faz no interior de São Paulo nesta ocasião. Vamos lá acelerar tudo para brigar por outro título", avisa o atual vice-campeão da Polaris Cup.

Rodrigo Varela estreia na categoria Carros

Após vários títulos nacionais na categoria UTV, Rodrigo (Can-Am/Blindarte), o mais velho dos irmãos Varela terá um novo desafio no Rally dos Amigos. "Para esta última etapa tenho uma novidade. Pela primeira vez estarei pilotando um Mitsubishi Triton V8. Vai ser só no Rally dos Amigos, para conhecer como é pilotar um carro. Vou continuar na UTV e estou ansioso para acelerar o Can-Am X3 no ano que vem. Vou aproveitar esta prova de forma descompromissada, para me divertir", anuncia.

"Fiz uns treininhos pra "pegar a mão" do carro, e é muito diferente de pilotar UTV. A sensação no UTV é muito rápida, já que a gente consegue fazer as curvas numa velocidade maior, por ele ser menor e mais leve. Tive um pouco de dificuldade na primeira experiência, porque o carro é bem mais pesado, chega numa velocidade alta e por isto temos que frear bem mais cedo. A expectativa é fazer uma boa prova, só pra conhecer", comenta o primogênito do campeoníssimo Reinaldo Varela, que estará tentando o seu octacampeonato brasileiro. "Vai ser legal correr na mesma categoria que o meu pai. Estou longe do nível dele e será uma oportunidade de aprender mais. Não vou conseguir brigar com o ‘véio’, mas vai ser muito prazeroso andar junto".

Bicampeão mundial e heptacampeão brasileiro de Rally Cross Country, Reinaldo Varela (Divino Fogão / Blindarte / Temp Clean / Tecmin / Itamotors / Ibis) continua sua caminhada para alcançar o seu oitavo título nacional. "Estamos preparados para esta última etapa, e por mais um ano estamos disputando um título. Isto é o mais importante, estarmos sempre na final e competitivos. Vamos fazer um bom trabalho para poder pegar mais um título. O carro está bem preparado, mas o meu principal concorrente também tem o seu carro preparado pela equipe MEM, o que deixa a coisa mais equilibrada e difícil", assegura o piloto da Divino Fogão Rally Team. Depois de 12 provas disputadas, Michel Terpins é o líder do Brasileiro de Rally Cross Country na categoria T1 com quatro vitórias e 71 pontos, apenas dois de vantagem sobre Varela, que acumula seis vitórias.

O parque fechado do Rally dos Amigos será montado no Shopping Botucatu, a partir de sexta-feira (09/12). Os boxes das equipes darão um colorido especial no estacionamento do lugar, que recepcionará a secretaria de prova, vistorias, briefing e premiação.

Programação - 19º Rally dos Amigos

Data: 09 e 10/12/2016
Shopping Botucatu
Avenida Marginal 200, 1050 (Castelinho) - Botucatu - SP

09/12 - sexta-feira
Vistoria CBA
14h - 15h - Apresentação das categorias Protótipo-T1, Production-T2, Super
Production, Pró Brasil e Caminhões
Vistoria CBM
14h - 19h - Motos, Quadriciclos e UTVs.
17h - Apresentação 2ª vistoria (com multa)

10/12 - sábado
9h - Largada do Shopping - CBM
11h50 - Largada do Shopping - CBA
Previsão de Chegada da Especial: CBM a partir das 12h
Previsão de Chegada da Especial: CBA a partir das 14h
16h - Premiação

Notícias

Página inicial