Motor On Line
Notícias-

F-3 Brasil: Matheus Iorio se despede do Brasil com 2º lugar em Interlagos
Reportagem: Luís Ferrari
Foto: Marcus Cicarello
Campeão da F3 faz a melhor largada da temporada e encerra o ano com mais um pódio.

Faltou uma ultrapassagem para ser um fim de semana perfeito. Mas a despedida de Matheus Iorio da categoria mais veloz do continente não deixou rigorosamente nada a desejar na última etapa do ano em Interlagos.

Neste domingo, o campeão da F3 Brasil largou de sexto e atacou com autoridade, conquistando a quinta posição ao tracionar melhor. Então levou uma fechada de Christian Hahn ao tentar colocar por dentro para ser quarto. Aí se lançou por fora na primeira perna do S do Senna para passar o adversário. A seguir avançou para terceiro no Laranjinha. Na reta deixou Igor Fraga para trás e assumiu a vice-liderança, abrindo a segunda volta 0s8 atrás de Artur Fortunato.

Impulsionado por duas voltas mais rápidas na sequência, grudou no adversário na volta 4.

A pressão continuou por cinco voltas, com o carro #34 se aproximando no miolo, mas perdendo terreno nas retas –sem condição de se lançar para disputar as freadas mais fortes.

Na décima passagem a diferença voltou a ser superior a 1s.

Depois de algumas voltas de refresco, Iorio voltou a apertar o ritmo –e acabou levando um susto na volta 14, sofrendo uma fechada brusca de um retardatário que saía do box. O entrevero fez o campeão perder mais 2s para Fortunato.

Nas voltas finais ele ainda tirou 1s, mas foi insuficiente para voltar a duelar pela vitória. Recebeu a bandeirada em segundo, mas se despediu do automobilismo brasileiro novamente com a melhor volta da prova.

“A largada foi bem legal, um baita pulo. Passar todo mundo ali no início foi absurdo e cruzar a primeira volta já em segundo foi muito bom, até inesperado. A pena foi que a gente mudou bastante o setup, porque eu imaginava que fosse andar mais tempo atrás de outros pilotos. Mas do primeiro terço da corrida em diante o carro começou a ficar muito traseiro. Melhoramos muito a frente e o carro acabou traseiro demais. Mas faz parte do aprendizado. Dei meu melhor até o final e consegui aproximar do Artur, mas com certeza ele estava também poupando para ganhar. Foi bom terminar o ano dessa forma. Claro que queria a vitória na minha despedida, mas não poderia pedir nada além do que tivemos em 2016 e está de parabéns o Fortunato pela vitória. Ele fez uma corrida ótima”, avaliou Iorio.

A agenda do campeão da F3 Brasil segue repleta. Nesta segunda-feira ele recebe a premiação oficial pelo título em solenidade na capital paulista. No dia seguinte parte para Barcelona, onde cumpre mais dois dias de testes com os carros da EuroFormula Open.

A jornada final da F3 em Interlagos, que marcou a despedida de Matheus Iorio da equipe Cesário e das pistas brasileiras, será exibida pelos canais Sportv na próxima semana.

Em 16 provas na temporada, ele acumulou 10 vitórias e quatro segundos lugares –nas outras duas provas seu carro apresentou problemas. Foram 4 poles em 8 possíveis e três vitórias de ponta a ponta largando da posição de honra e com a melhor volta.

F3 Brasil – Interlagos 2 – Corrida 2 (top5):

1. Artur Fortunato
2. Matheus Iorio
3. Igor Fraga
4. Pedro Caland
5. Christian Hahn

F3 Brasil – Classificação final (top5):

1. Matheus Iorio 205 pontos
2. Guilherme Samaia 140
3. Christian Hahn 90
4. Thiago Vivacqua 85
5. Carlos Cunha 65

Notícias

Página inicial