Motor On Line
Notícias-

Kart: jornalistas aceleram nas 500 Milhas com recordista títulos brasileiros
Reportagem: Rodrigo França
Foto: José Mario Dias
RF1
Time composto por profissionais da imprensa estreou na tradicional corrida de longa duração em 2007 e terá o comando do experiente Renato Russo.

A vigésima edição das 500 Milhas de Kart, que será disputada neste sábado, marca a volta da principal corrida de longa duração do kartismo para seu palco de origem, o Kartódromo Granja Viana. E uma das tradições desta prova segue forte em 2016: na mesma pista com pilotos consagrados da F-1, Indy, Formula E, Le Mans, Stock Car, Truck, estarão acelerando amadores que podem por um dia competir de igual para igual com estes profissionais.

Um bom exemplo desta interação é a já tradicional equipe dos jornalistas, que desde 2007 é composta por profissionais da imprensa que cobrem a corrida e, claro, também aceleram, caso de Rodrigo França (Senna TV), que chefia o time desde sua criação. Neste ano, também estará na equipe "Techspeed Press" Alexander Grunwald (Sportv) e o fotógrafo José Mario Dias.

Como instrutor deste time especial, um recordista de títulos brasileiros de kart: Renato Russo, oito vezes campeão nacional e um dos pilotos mais experientes do mundo - dividindo curvas com nomes como Ayrton Senna no Pan Americano de Kart de 1982 e ainda acelerando forte com as conquistas deste ano na Copa SP de Kart.

"Um evento como a 500 Milhas de Kart é sempre uma grande confraternização de pilotos de diversas categorias e é também uma ótima chance de pilotos que correm em ligas amadoras de kart de dividir a pista com os melhores do Brasil. Este é o caso dos jornalistas desde 2007 e ficamos felizes em vê-los evoluindo a cada ano e, principalmente, aprendendo na prática o automobilismo", diz Felipe Giaffone, que organiza a prova e compete junto com a equipe de Rubens Barrichello, Tony Kanaan, entre outros.

França também destaca uma novidade em 2016: o reforço de pilotos de duas ligas amadoras de kart: os paranaenses João Machado e Jair Medina (da CKDA) e o paulista Leandro Rodrigues (da Fórmula SKR). "Temos um campeonato amador realizado anualmente desde 2002, a FIAK - Federação Internacional dos Andadores de Kart - e queremos também dar oportunidade de amadores como nós, jornalistas, de também viver este momento mágico que é dividir a pista com pilotos de Indy, F-1, Stock Car etc e ainda ter como coach um multicampeão como Renato Russo", diz França, lembrando que Felipe Nasr e Giuliano Raucci também já foram outros nomes de sucesso a dar valiosas dicas aos profissionais de imprensa nas 500 Milhas de Kart.

Em 2015, já tendo Russo como preparador e Raucci como coach, o time conquistou seu melhor resultado na história da competição, com um 23o lugar entre os 50 karts participantes, ficando a apenas uma posição de conquistar o pódio na categoria B.

Os jornalistas correrão com apoio de fábrica da Techspeed e com patrocínio da Prata Sul, Via Appia, Garage Burger, FIAk World Series e Formula SKR. A equipe também fará uma singela homenagem a Chapecoense com a inscrição #ForçaChape. Nas redes sociais, o time postará em tempo real nas contas @PressNas500 no Twitter e no Instagram, trazendo informações de bastidores, fotos e curiosidades sobre a 20ª edição da corrida de kart mais tradicional do país.

Os treinos para as 500 Milhas de Kart começam na próxima quarta-feira. A largada será no sábado, às 22h, e terá transmissão dos melhores momentos no Sportv.

Notícias

Página inicial