Motor On Line
Notícias-

Equipes e pilotos se preparam para a 36° edição das 12 Horas de Tarumã
Reportagem: Mariana da Rosa
Foto: Marcelo Matusiak
PlayPress
Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil e ocorre no sábado (17/12).

Equipes e pilotos se preparam para a 36° edição das 12 Horas de Tarumã

Corrida de longa duração é uma das mais consagradas do Brasil

Uma das provas mais tradicionais e aguardadas do automobilismo gaúcho está se aproximando. A partir da meia noite de sábado (17/12) os motores roncam para mais uma edição das 12 Horas de Tarumã. Pilotos, preparadores e o público já se mobilizam para passar a noite acompanhados de velocidade, adrenalina e emoção.

No ano passado, o MCR 46 do quarteto formado por Vitor Genz, Christian Castro, Pedro Castro e Carlos Kray teve uma atuação heróica e conquistou as 12 Horas de Tarumã pela 7° vez, depois de ficar 23 voltas atrás do líder, o protótipo MXR 27 de Rodrigo Machado e Caco Pereira, que terminou na segunda colocação. Pouco a pouco, o quarteto da MCR 46 foi descontando a vantagem até uma ultrapassagem faltando oito minutos para o fim. O piloto Vitor Genz, um dos que formou o time vencedor em 2015, quer repetir a vitória, mas dispensa tanta emoção.

"Ano passado nós fizemos uma corrida bem diferente, tivemos que recuperar muito tempo perdido e com um ritmo muito forte a prova inteira. Espero que esse ano o ritmo seja menor, com mais tranquilidade. Estamos com um motor mais forte e a mesma base no carro. Como a prova é de resistência, mais até do que de velocidade, estamos confiantes que nosso carro vai terminar bem a prova" destaca Vitor Genz.

A novidade do time é a entrada do piloto Gustavo Martins. Uma das equipes favoritas em diversas categorias é a MC Competições. A equipe que vai competir na categoria GP1 vai contar com os pilotos Tiel de Andrade, Paulo Souza e Mauro Kern. Já a equipe da categoria P3 conta com os pilotos Julio Martini, Marcelo Vianna, Franco Pasquale e Rodrigo Bacher. Liderando a corrida até as 6h da madrugada na última edição das 12 Horas de Tarumã, quando sofreu uma quebra de câmbio, Tiel de Andrade está otimista.

"O ano passado foi um pouco frustrante. Estávamos super bem e liderando a prova até as 6h, quando nosso câmbio quebrou. Para esse ano estamos com muitas novidades e com um carro bem forte. Estamos com o Protótipo Tubarão versão 9. Nossa fase está boa, das seis corridas do Gaúcho, ganhos cinco. Agora é treinar e esperar o dia da corrida" avalia Tiel de Andrade.

A premiação será dividida em categorias Protótipos, Turismo Importado e Turismo Nacional. O melhor classificado em cada uma leva o Troféu Fita Azul. Além disso, há troféu para Pole Position em cada uma das categorias e troféus para cada categoria destinada aos três melhores colocados.

Recorde

Na corrida de 2015 foi estabelecido um novo recorde do número total de voltas das 12 Horas de Tarumã. O protótipo 46 fez 559 voltas, contabilizando uma velocidade média de 172,5 km/h, superando a marca de 2014 que era de 552 voltas e velocidade média de 171,17km/h.

Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre (RS), é o circuito que detém a maior média de velocidade do Brasil. Trata-se de um circuito dos mais tradicionais do país, com curvas de altíssima, média e baixa velocidade, e um "esse" em descida, a chamada "Curva do Tala-larga", que exige grande perícia e sangue-frio dos pilotos. A pista tem extensão total de 3.039 metros, com 9 curvas.

Corridas preliminares

O sábado (17/12) já começa com muita velocidade no Autódromo de Tarumã, com as provas preliminares às 12 Horas de Tarumã. Às 9h, inicia a 8° edição do Track Day, evento que abre as pistas do autódromo para todos que sonham em pilotar seu próprio carro no desafiador circuito de Viamão. Neste dia, o Track Day ocorre até às 16h. As inscrições podem ser realizadas no Autódromo de Tarumã e o valor é de R$ 550,00. A participação do segundo piloto é R$ 300,00, enquanto caronas custam R$ 30,00. Os inscritos ganham três credenciais para assistir à 36° edição das 12 Horas, com acesso à área de box. Outro evento preliminar será a Copa Classic, que terá sua programação iniciando às 16h10min, logo após o Track Day.

Os ingressos para mais de 24 horas de velocidade custam R$ 30,00 por pessoa e R$ 65,00 com acesso aos boxes. Outras informações podem ser obtidas no site ou pelo telefone (51) 3485 1510.

Programação

Treinos Livres
15/12 (quinta-feira) - das 18h à meia noite
16/12 (sexta-feira) - das 16h às 18h
16/12 (sexta-feira) - das 20h30min à 1h
Treino Classificatório
16/12 (sexta-feira) - das 18h30min às 20h20min (será feito por grupos definidos pelos comissários)
16/12 (sexta-feira) - às 20h30min (briefing com todos os pilotos)
16/12 (sexta-feira) - vistoria técnica na torre de abastecimento a partir das 16h

Sábado (17/12)
09h às 12h - Track Day
13h às 14h - Treino Livre Copa Classic
14h05min às 16h - Track Day
16h10min às 16h30min - Treino Classificátorio Copa Classic
16h40min às 17h40min - Time Atack
17h50min - Abertura de box - Copa Classic
18h - Fechamento de Box - Copa Classic
18h10min - Largada 1ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
18h50min - Abertura de box - Copa Classic
19h - Fechamento de Box - Copa Classic
19h10min - Largada 2ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
19h50min - Abertura de box - Copa Classic
20h - Fechamento de Box - Copa Classic
20h10min - Largada 3ª Bateria Copa Classic (25 minutos)
21h30min - As vistorias serão realizadas nos Box (carros, box, torres de abastecimento)
22h45min - Abertura de box (com passagem obrigatória por dentro dos box)
23h20min - Fechamento de box
23h30min - Posicionamento no Grid - Le Mans
MEIA NOITE - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2016

Notícias

Página inicial