Motor On Line
Notícias-

Vinícius Margiota é campeão da Sprint Race Brasil na categoria GP
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Rodrigo Guimarães
FGCom
Piloto de Jundiaí conquista seu primeiro título no automobilismo brasileiro, depois de grande atuação e excelente prova de recuperação.

Uma corrida pra lá de emocionante, repleta de disputas, definida nas voltas finais e com pontuação dobrada. Assim foi a última prova do ano da Sprint Race Brasil. Piloto de Jundiaí, Vinìcius Margiota sagrou-se campeão na categoria GP, após uma grande atuação na corrida deste domingo (18) no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP). Margiota completou a disputa em segundo lugar em sua categoria (foi quinto no geral), conquistando 40 pontos, condição que lhe garantiu o campeonato. Com o resultado, Margiota encerrou a temporada com o troféu de campeão, após somar 358 pontos, quatro à frente da dupla vice-campeã Kau Machado / Jorge Martelli, com 354.

O fim de semana começou complicado para o jovem Margiota, de 21 anos. Mas ele soube administrar as adversidades com maturidade para conquistar seu grande objetivo. Na sexta-feira (16), o piloto teve problemas com o carro durante os treinos da manhã, mas melhorou na parte da tarde. No sábado (17), Vinícius garantiu os primeiros pontos da última etapa, durante o treino classificatório que definiu o grid para a primeira corrida, ao se classificar em segundo e somar 20 pontos.

Na primeira corrida, realizada no fim da tarde de ontem, Vinícius Margiota tinha tudo para fazer uma grande prova e ampliar sua vantagem na busca do título, mas o fator surpresa cruzou o caminho do piloto de Jundiaí. Seu carro quebrou ainda na largada, e Vinícius não completou a disputa. Líder do campeonato, sua vantagem caiu para apenas três pontos. E como o resultado da primeira corrida define o grid para a corrida 2, Vinícius largaria do último posto na prova derradeira.

Assim, Vinícius sabia que tinha que fazer a sua "corrida da vida" para sonhar com o título. Para ser campeão, ele precisava chegar à frente da dupla Marcus Peres / Lucas Peres e ainda terminar no máximo em segundo lugar na categoria.

As 12 voltas da última disputa foram marcadas por muitas trocas de posições e várias ultrapassagens, levando ainda mais emoção para a prova. Com ousadia e sabedoria, Vinícius foi, volta a volta, buscando o resultado.

Após superar Marcus Peres e alcançando o segundo lugar na GP, Vinícius bem que buscou a vitória, mas, já sentindo o desgaste físico por conta do forte calor, ele viu Kau Machado vencer a corrida na categoria. Mesmo assim, a festa estava garantida, e todas as dificuldades e disputas valorizaram ainda mais a conquista do primeiro título de Margiota.

"Acho que foi o fim de semana mais difícil e mais emocionante do ano, ainda mais por ser uma final. Tive problemas no treino de sexta-feira, na primeira corrida o carro quebrou logo na largada. Na segunda prova larguei em último, estava muito quente e desgastante. O carro estava difícil de guiar, porque estava escapando bastante. Só pude ter certeza que ficaria com o título quando cruzei a linha de chegada. Cheguei passando mal e quase não comemorei. Mas felizmente deu tudo certo, consegui o resultado que precisava. Conquistei o título e agora é só comemorar", contou o muito feliz Vinícius Margiota.

O piloto de Jundiaí também fez um balanço de sua temporada na Sprint Race. "Foi uma temporada muito boa. Aprendi muito. Foi um ano de total evolução minha. Todas as corridas chegando no top-3 na categoria. Foi muito bacana", finalizou.

Resultado da corrida 2 (Top 10):

1) #23 Guido Cotta (PRO), 12 voltas em 25min02s431
2) #87 Kau Machado (GP)
3) #13 Raphael Campos (PRO)
4) #22 Gabriel Lusquinõs (PRO)
5) #7 Vinícius Margiota (GP)
6) #04 Sérgio Crispim (GP)
7) #82 Cássio Cortes (GP)
8) #78 Marcus Peres (GP)
9) #81 Rodrigo Elger (PRO)
10) #17 Wanderlei Berlanda Jr. (PRO)
11) #55 Caê Coelho (GP)
Não completou 75% da prova:
#77 Luca Milani (PRO)

Classificação final da Sprint Race - Categoria GP - após oito etapas:

1) 7 Vinicius Margiota, 358 pontos
3) 44 Kau Machado / Jorge Martelli, 354 pontos
2) 78 Marcus Peres / Lucas Peres, 339
4) 12 Claudio Buschmann, 212
5) 82 Cassio Cortes, 215
6) 82 Gerson Campos, 198
7) 55 Caê Coelho, 136

Notícias

Página inicial