Motor On Line
Notícias-

Kart: vencedores da Seletiva Petrobras encerram ações na Europa
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
Foto: Fábio Oliveira
FGCom
Marcel Coletta, Lucas Okada e Gabriel Sereia testam em simulador de F-1 e realizam dois dias de testes com carro de Fórmula 4 na Itália.

Uma edição tão especial merecia um final de temporada inesquecível. E foi com este sentimento que os vencedores da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras encerraram no dia 13 de dezembro as ações mais esperadas pelos pilotos dentro da premiação, que inclui um programa de orientação para o futuro de suas carreiras. O campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2016 Marcel Coletta, o vice Lucas Okada e o terceiro colocado Gabriel Sereia testaram em simulador de F-1 e tiveram dois dias de testes com um Fórmula 4 na Itália.

O teste no simulador aconteceu em Modena, na empresa do engenheiro russo Anton Stipinovich, que já desenvolveu simuladores para várias escuderias da Europa, incluindo uma das equipes da Fórmula 1. Os pilotos escolheram a lendária pista de Spa-Francorchamps, na Bélgica, para o teste e simularam com realismo todas as reações de um GP2 no circuito.

Foram seis sessões de testes para cada piloto e a cada "saída pra pista" os tempos melhoravam, principalmente após análise de telemetria e mapa do circuito.

E nos dias 12 e 13, os pilotos aceleraram um Fórmula 4 da equipe DieGi Motorsport no circuito Tazio Nuvolari, em Pavia. Foram dois dias de muito frio, com temperaturas próximas de zero grau Celsius, mas de emoção na pista de 2,805 km.

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com uma equipe do automobilismo de base europeu, acompanhamento físico e psicológico, palestra sobre marketing e media training. A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 300 mil reais. O campeão recebe 70 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 6 mil.

Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.

Notícias

Página inicial