Motor On Line
Notícias-

Subaru e STI apresentam seus modelos de competição para 2017
Reportagem: CAOA Comunicação
Os veículos SUBARU disputarão a exigente corrida de longa duração 24 Horas de Nürburgring, além das categorias Super GT Series e Global Rallycross Championships.

Mundialmente reconhecidas pela tradição e sucesso nas mais variadas categorias do automobilismo, a SUBARU e a Subaru Tecnica International (STI), divisão de alta performance da marca e responsável pelo desenvolvimento técnico dos modelos de corrida, apresentaram os seus planos para as atividades que a Subaru Motorsports, área de competições da empresa, realizará neste ano.

24 Horas de Nürburgring

Pelo 10º ano consecutivo, a STI competirá com o SUBARU WRX STI, derivado do modelo importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, na exigente corrida de resistência 24 Horas de Nürbrugring, que estará em sua 45ª edição e acontecerá entre 25 e 28 de maio, no circuito que dá nome à prova, na Alemanha.

A Subaru Tecnica International venceu a classe SP3T, onde competem veículos com motor turbo de 2.0 litros ou menos, nos anos de 2011, 2012, 2015 e 2016. Na edição deste ano, a STI tem como objetivo conquistar a terceira vitória consecutiva dessa categoria, subindo, assim, pela quinta vez no lugar mais alto do pódio.

A versão 2017 do SUBARU WRX STI que competirá, conta com os benefícios decorrentes das evoluções realizadas no motor, que ampliaram sua potência, além de mudanças na transmissão, que proporcionaram melhora na aceleração e ganho de velocidade máxima.

A equipe de desenvolvimento da STI criou um veículo ainda mais rápido, com respostas precisas aos comandos do piloto, graças a um conjunto mais leve, com evoluções aerodinâmicas.

Mais uma vez, Shigeo Sugata será o gerente da equipe. A exemplo da edição do ano passado das 24 Horas de Nürburging, a formação de pilotos continuará a mesma, com Hideki Yamauchi (Japão), Marcel Lasée (Alemanha), Carlo van Dam (Países Baixos) e Tim Schrick (Alemanha).

Super GT Series

A SUBARU também participará da temporada 2017 do campeonato Super GT Series, considerada a categoria mais importante do automobilismo japonês. Neste ano, a marca competirá na classe GT300, com o modelo SUBARU BRZ GT300.

Entre as evoluções realizadas pela STI no SUBARU BRZ GT300 estão a redução no peso da carroceria e o aprimoramento do desempenho do motor.

O chefe de equipe será Hideharu Tatsumi, da Subaru Tecnica International, enquanto as atividades da equipe serão gerenciadas pelo R&D SPORT (localizado em Hiratsuka, Kanagawa, e presidida por Shinji Motojima). A dupla de pilotos será novamente Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi.

Global Rallycross Championships

A Subaru Tecnica International fornecerá suporte técnico para a equipe SUBARU Rally Team USA, que compete no Global Rallycross Championships (GRC), categoria bastante popular nos Estados Unidos. Este evento combina elementos dos tradicionais circuitos de corrida, com corridas off-road e rali. O carro que participará dessa temporada reúne a experiência adquirida na Super GT Series e nas 24 Horas de Nürburging para comprovar a superioridade do motor Boxer e do sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive.

Para a temporada deste ano, a STI fornecerá suporte técnico nas áreas de desenvolvimento do motor, priorizando ganho de desempenho, melhora da rigidez e otimização do momento de inércia.

A estrela do GRC, Patrik Sandell, e o ex-piloto da SUBARU World Rally Team, Chris Atkinson, guiarão o modelo SUBARU WRX STI GRC na temporada deste ano.

Sobre a Subaru Tecnica International (STI)

A STI foi criada em 1988, para ser a divisão esportiva da SUBARU. Em 1989, um SUBARU Legacy de primeira geração, preparado pela STI, quebrou o recorde mundial de velocidade certificado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para o percurso de 100 mil quilômetros. A partir de então, a STI entrou no Campeonato Mundial de Rali, obtendo três títulos entre os construtores e três campeonatos com os pilotos Colin McRae, Richard Burns e Petter Solberg.

CAOA - SUBARU

Em 1998, a CAOA tornou-se a importadora oficial da montadora de veículos japonesa SUBARU no Brasil. A partir desse momento, as vendas da marca triplicaram no país em menos de um ano. A SUBARU é a divisão automotiva da Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), uma empresa que desenvolve produtos inovadores, em várias áreas, com base em uma tecnologia confiável. Líder no segmento automotivo no Japão, a FHI possui uma longa história de inovações tecnológicas. O objetivo da empresa é proporcionar prazer e tranquilidade ao dirigir por meio de uma experiência com um SUBARU, cujo slogan da marca é “Confiança em Movimento”. Para a companhia, a paz de espírito ao dirigir não é possível sem o elemento crucial, que é a segurança. Toda a linha de veículos da SUBARU comercializados no Brasil conta com tração 4X4 AWD, que otimiza a tração distribuindo a força do motor entre as quatro rodas de forma equilibrada. Saiba mais sobre a CAOA e seus produtos no site www.caoa.com.br.

Notícias

Página inicial