Motor On Line
Notícias-

Carlin contrata Matheus Leist para correr na Indy Lights em 2017
Reportagem: Rodrigo França
Foto: Divulgação
RF1
Apesar de testes promissores na GP3, piloto brasileiro conquista oportunidade nos Estados Unidos que ainda o permitem sonhar com a Indy ou F-1 em um breve futuro.

Depois de conquistar o título da F-3 Inglesa em 2016, o brasileiro Matheus Leist será o novo piloto da Carlin no campeonato deste ano da Indy Lights, defendendo o atual time campeão da divisão de acesso da Fórmula Indy.

O piloto gaúcho de 18 anos teve seu início de carreira internacional na Europa com dois anos de destaque na Inglaterra competindo na F-4 em 2015, onde foi 5º colocado, e na F-3 em 2016, onde conquistou o maior título de sua história no automobilismo, igualando feito dos três campeões mundiais de F-1 do Brasil: Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

"Estou muito feliz por poder fazer parte do time da Carlin para correr na Indy Lights. Eu tinha algumas opções para a temporada de 2017, mas uma combinação de coisas, como correr nos Estados Unidos e estar próximo de uma das principais categorias do mundo, fizeram com que eu optasse por correr na Indy Lights. Eu corri várias vezes contra pilotos da Carlin e sei o quanto eles trabalham duro para vencer. Estou bastante animado para acelerar o carro e começar a temporada", diz Leist, que é piloto DDirani Coach, dos irmão Dennis e Danilo Dirani.

Trevor Carlin, fundador da equipe, também falou sobre a contratação do piloto brasileiro.

"Nós corremos duas temporadas disputando as vitórias contra o Matheus e testemunhamos de perto sua velocidade e seu estilo de pilotagem. Agora teremos essa grande oportunidade de trabalhamos juntos e será ótimo ter um talento desses do nosso lado ao invés de tê-lo como adversário. A Indy Lights é certamente um novo ambiente para o Matheus e ele terá um longo trabalho pela frente, mas Leist tem muita capacidade e o mais importante, calma e determinação para superar esses novos desafios. Estou muito animado para ver até onde chegaremos em 2017", diz Trevor.

Leist se tornou um nome conhecido nas categorias de base, principalmente pelas vitórias nas duas categorias em que disputou. Na Fórmula MSA, conhecida no Brasil como F-4, o brasileiro conquistou duas vitórias e sete pódios. Em 2016, Leist estreou com vitória em Snetterton na F-3 e ganhou outras três corridas em uma disputa emocionante pelo título com Ricky Collard, piloto da própria Carlin, que liderava o campeonato antes da última etapa. O fator decisivo para o título do brasileiro foi o número de pódios, 11 no total.

Além da experiência nas categorias inglesas, Leist também acumula bagagem nos carros da GP3, onde participou de três dias oficiais de testes em Abu Dhabi, no final de 2016. O piloto gaúcho esteve constantemente entre os cinco mais rápidos dos treinos.

"Tive uma ótima experiência com os testes da GP3 e já estava decidido a correr nesta categoria, mas o convite da Carlin para disputar a Indy Lights em 2017 foi uma condição única em minha carreira. Tenho certeza de que terei chances novamente de andar entre os primeiros e, mostrando bons resultados, ter potencial para conseguir meu espaço nas categorias top, incluindo a F-1, que é um sonho do qual continuo lutando bastante para realizar", diz Leist.

O calendário da Indy Lights é composto por 16 provas, dentro do calendário da Fórmula Indy - a abertura da temporada 2017 será 11 de março, nas ruas de São Petesburgo, na Flórida (EUA).

Calendário de corridas da Indy Lights em 2017:

11 e 12 de março - GP de São Petersburgo, Florida (pista de rua)
22 e 23 de abril - GP de Birmingham, Alabama
12 e 13 de maio - GP de Indianápolis, Indiana
26 de maio - 100 Milhas de Indianápolis (oval)
24 e 25 de junho - GP de Road America, Wisconsin
9 de julho - GP de Iowa, Newton (oval)
15 e 16 de julho - GP de Toronto, Canadá (pista de rua)
29 e 30 de julho - GP de Mid Ohio, Lexington
27 de agosto - GP de Madison, Ilinois (oval)
3 de setembro - G.P. de Watkins Glen, Nova York

Notícias

Página inicial