Motor On Line
Notícias-

Volvo Cars revelará o novo XC60 no Salão do Automóvel de Genebra
Reportagem: Rodrigo Tramontina
Foto: Divulgação
Llorente & Cuenca
Modelo apresenta três novos recursos avançados de direção assistida.

A Volvo Cars vai apresentar o sucessor do XC60 – utilitário esporte médio mais vendido da Europa, com mais de 1 milhão de unidades em oito anos – no Salão do Automóvel de Genebra, que ficará aberto ao público de 9 a 19 de março.

Com o novo modelo, a fabricante sueca consolida sua liderança no segmento ao desenvolver o SUV sobre a inovadora plataforma modular SPA (Scalable Product Architecture), a mesma dos veículos da série 90. Sua grande versatilidade garante ao modelo, por exemplo, apresentar três novos recursos avançados para auxiliar o motorista e mantê-lo longe do perigo.

Esses novos equipamentos de segurança oferecem ao condutor assistência automática em manobras – quando exigida – para evitar possíveis colisões. Isso deve fazer com que o novo XC60 seja referência no assunto e um dos automóveis mais seguros do mundo.

“Durante muitos anos, trabalhamos no desenvolvimento de sistemas para evitar colisões e agora vemos sua eficácia. Somente na Suécia, percebemos uma diminuição de cerca de 45% no número de batidas*, traseiras ou frontais, devido ao nosso sistema de aviso de colisão com freio automático. Com o novo XC60, estamos focados em tomar o próximo passo na redução de colisões evitáveis ao acrescentar sistemas de apoio e assistência de direção”, afirma o diretor Sênior do Centro de Segurança da Volvo Cars, Malin Ekholm.

O City Safety foi atualizado no XC60 para incluir o suporte à direção, que entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferecerá assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety atua entre 50 e 100 km/h e ajuda a evitar batidas com outros veículos, pedestres e animais de grande porte.

A Volvo Cars também acrescentou um sistema chamado Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

“Todos os três novos recursos representam passos claros em nosso trabalho de desenvolver carros de direção plenamente autônoma”, acrescenta Malin Ekholm.

O Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System) opcional da Volvo Cars, que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego, também foi atualizado. Agora, o recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

“Temos incluído no novo XC60 todos os benefícios da tecnologia de segurança que havíamos introduzido nos carros da série 90. Isso está plenamente alinhado com a nossa abordagem estratégica de desenvolver sistemas de segurança automotivos baseados na segurança na vida real. Nossa visão é de que ninguém seja morto ou sofra lesões graves num carro novo da Volvo até 2020”, acrescentou Malin Ekholm.

O XC60 apresentará os sistemas de segurança de última geração, assim como os modelos da série 90, incluindo Detecção de Animais Grandes (Large Animal Detection), Mitigação de Saída de Estrada (Run-off Road Mitigation) e recurso de direção semiautônoma (Pilot Assist) como opcionais.

*O sistema de Aviso de Colisão com Frenagem Automática (Collision Warning with Autobrake) faz parte do City Safety. A diminuição de 45% no número de colisões traseiras ou frontais na Suécia é relacionada aos carros equipados com a terceira geração dessa tecnologia.

Notícias

Página inicial