Motor On Line
Notícias-

Thiago Vivacqua conquista pódio no Winter F3 Series em Paul Ricard
Reportagem: Fernanda Gonçalves
FGCom
Brasileiro tem ótimo desempenho na disputa deste sábado na pista francesa em sua estreia oficial na equipe Campos Racing.

O brasileiro Thiago Vivacqua deu início a sua nova trajetória no automobilismo europeu com um pódio. Neste sábado (dia 4), o piloto fez sua estreia oficial pela tradicional equipe Campos Racing na disputa do Winter F3 Series (Campeonato de Inverno da EuroFormula) no circuito de Paul Ricard, na França. Apesar das condições climáticas não terem sido favoráveis, com pista molhada deste o treino classificatório, as duas provas tiveram muita disputa e Vivacqua conquistou o terceiro lugar na segunda corrida.

No classificatório para a primeira prova, o piloto registrou o terceiro melhor tempo, mas enfrentou alguns problemas na disputa, que contou com forte chuva, e terminou em quinto. Na segunda prova, os seis primeiros na corrida 1 largaram com posições invertidas no grid e Vivacqua saiu em segundo. O piloto mostrou boa performance durante toda a disputa, mas no final um pequeno erro lhe custou uma posição. Mesmo assim, o saldo foi bastante positivo, bem como tem sido o desempenho do piloto nos testes desta pré-temporada.

Os vencedores das provas foram o russo Yan Shilom e o britânico Harrison Scott. No total, 19 carros estavam na disputa. Vivacqua foi o melhor entre os brasileiros nas duas provas. Na corrida 1, Pedro Cardoso foi o sexto, Matheus Iorio o 13º e Christian Hahn o 14º. Na segunda prova, Iorio terminou em 11º, Hahn em 12º e Cardoso em 15º.

"Na classificação, mesmo com a chuva, conseguimos boas voltas e terminei em terceiro. Mas, na primeira corrida, enfrentamos problemas especialmente com a altura do carro e, em virtude disso, ele aquaplanava desde o início da prova. As condições foram muito difíceis devido à forte chuva", explicou Vivacqua, de 20 anos.

"Na segunda corrida, a chuva diminuiu. Não fiz uma largada perfeita, mas foi boa e tivemos uma boa constância durante a prova em referência aos dois primeiros colocados. Um pequeno erro me custou a segunda posição na última volta, mas foi um bom início de temporada e agora é focar nos testes finais antes do campeonato começar", completou.

O próximo compromisso do brasileiro são os testes coletivos em Jerez de la Frontera, na Espanha, nos dias 21 e 22. A temporada começará nos dias 29 e 30 de abril no Estoril, em Portugal. A EuroFormula é um dos campeonatos mais fortes de Fórmula 3 na Europa e terá nove etapas ao longo do ano, nos principais autódromos do velho continente.

Os resultados das provas do Winter F3 Series em Paul Ricard (Top-6):

Corrida 2
1. Harrison Scott (GB) RP Motorsport 13 voltas em 29min56s075
2. Nikita Troitskiy (Rus) Drivex School a 4s336
3. Thiago Vivacqua (Bra) Campos Racing a 5s177
4. Jannes Fittje (Hol) Fortec Motorsport a 18s924
5. Ameya Vaidyanathan (Ind) Carling Motorsport a 23s478
6. Devlin de Francesco (Can) Carling Motorport a 24s957
11. Matheus Iorio (Bra) Campos Racing a 45s126
12. Christian Hahn (Bra) Drivex School a 45s898
15. Pedro Cardoso (Bra) Teo Martin Motorsport a 2min05s851

Corrida 1
1. Yan Shilom (Rus) Fortec Motorsport 14 voltas em 37min14s868
2. Jannes Fittje (Hol) Fortec Motorsport 7s121
3. Nikita Troitskiy (Rus) Drivex School a 24s727
4. Harrison Scott (GB) RP Motorsport a 39s962
5. Thiago Vivacqua (Bra) Campos Racing a 42s738
6. Pedro Cardoso (Bra) Teo Martin Motorsport a 45s437
13. Matheus Iorio (Bra) Campos Racing 2min17s200
14. Christian Hahn (Bra) Drivex School a duas voltas

Notícias

Página inicial