Motor On Line
Notícias-

Rally: dos Tropeiros abre temporada do Paranaense em Castro
Reportagem: Silvana Grezzana Santos
Foto: Lucas Silva
Sig Comunicação
Prova de regularidade 4x4, que está em sua 5ª edição, reunirá competidores apaixonados para a etapa de abertura do Rally Paraná no dia 18 de março.

Na próxima semana acontece o Rally dos Tropeiros na cidade de Castro, situada às margens do Rio Iapó. O evento abrirá a quinta temporada do Rally Paraná, prova de regularidade paranaense que conta pontos para o Campeonato Paranaense de Rally de Regularidade 4x4 e atrai equipes de várias regiões e de outros Estados. As inscrições estão abertas no site do Rally Paraná www.rallyparana.com.

A programação do Rally dos Tropeiros terá início na sexta-feira, dia 17, quando haverá recepção aos competidores e a abertura da secretaria na Chácara Basílio no distrito do Tronco, entre Castro e Carambeí, no Paraná. No sábado, dia 18, acontece a largada a partir das 9h01 no Parque Lacustre, localizado no centro de Castro.

Os preparativos para a etapa estão a todo vapor. Segundo a organização os competidores farão um deslocamento pela estrada do Cerne (ligação histórica entre Curitiba e Norte do Paraná) até o distrito do Abapan onde percorrerão em torno de 100 quilômetros em meio à reflorestamentos.

Já o deslocamento final será pela colônia Terra Nova (colonização Alemã) até a Chácara Basílio com previsão de chegada é a partir das 14 horas com um almoço e a cerimônia de premiação está prevista para as 16 horas.

A quinta temporada terá cinco etapas e a caravana da competição passará pelas cidades de Castro, Telêmaco Borba, Apucarana, Toledo e duas provas em Curitiba. Além disso, serão quatro categorias, Master, categoria mais rápida para competidores com grande experiência, seguida pela Graduados, Turismo e, por fim, a Light com menor velocidade, para competidores iniciantes. O regulamento prevê premiação para as cinco primeiras duplas em cada categoria.

Entre as novidades do campeonato para a edição 2017 está a mudança no sistema de disputa, a pontuação que ficou assim: 1º 20 pontos; 2º 17, 3º 15, 4º 13, 5º 11, 6º 10, 7º 9, 8º 8, 9º 7, 10º 6, 11º 5, 12º 4, 13º 3, 14º 2 e 15º 1 ponto. "Serão três etapas de descarte ao fim do campeonato das 18 etapas em disputa e a partir da 2ª prova a largada é por ranking", conta Vanderlei Hirt, organizador do Rally Paraná.

Um pouco de Castro

Castro, cidade histórica, tem um potencial turístico devido ao relevo privilegiado, entre elas o Canyon Guartelá e as belezas próprias da região dos Campos Gerais. Surgiu no Caminho dos Tropeiros que levavam mulas de Viamão (RS) à Sorocaba para trabalhar em lavouras de café e sua fundação ocorreu em 1778. Possui o primeiro Museu do Tropeiro do Brasil. "Agora, 239 anos depois, os Tropeiros do século 21, montados em seus potentes jipes, irão novamente cortar as trilhas da região", finaliza Igor Quirrenbach Carvalho.

O Rally Paraná tem patrocínio da Trilha Eurocar, Zenz Bonés, Dispauto, Mamute Off-Road, SFIchips, Barracão do Jeep, Fábrica das Cópias. Patrocínios e apoios locais do Jeep Clube de Castro, Prefeitura Municipal de Castro, Rádio Antena Sul, Calcário Itatinga, Calcário Calpar e Gráfica do Carlão. A supervisão é da Federação Paranaense de Automobilismo e apuração da Totem.

Programação Rally Paraná 2017, 1ª etapa - Castro:

Sexta-feira, 17/03
18h00 às 22h00 - Secretaria de prova
Local: Chácara Basílio no distrito do Tronco (Hoberson Henning), entre Castro é Carambeí, no Paraná

Sábado, 18/03
09h01 - Largada do primeiro carro
Local: Parque Lacustre, localizado no centro de Castro
- Percurso: Terra Nova, Conceição e Abapan;
14h00 - Previsão de chegada do 1º carro
16h00 - Resultado oficial e cerimônia de premiação
Local: Chácara Basílio - Tronco (Hoberson Henning)

Hotéis

Buganville Palace Hotel  
Endereço: Praça Manoel Ribas, 99 - Centro, Castro - PR
Telefone:(42) 3232-8800

Grande Hotel  
Endereço: R. Cipriano Marquês de Souza, 44 - Centro, Castro - PR
Telefone: (42) 3232-4388

Calendário Campeonato Paranaense de Rally 4x4

Etapa 1 - 18 de março - Castro / PR - Rally dos Tropeiros
Etapa 2 - 06 de maio - Telêmaco Borba / PR - Rally do Papel
Etapa 3 - 29 de julho - Curitiba / PR - Rally Cachorro Louco
Etapa 4 - 16 de setembro - Apucarana / PR - Rally do Boné
Etapa 5 - 07 de outubro - Toledo / PR - Rally do Porco
Etapa 6 - 02 de dezembro - Curitiba / PR - Rally da Meia Noite

*Sujeito a alteração

Notícias

Página inicial