Motor On Line
Notícias-

F-3 Brasil: categoria faz lançamento oficial da temporada nesta segunda
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Marcus Cicarello
Evento suporte da Porsche Império GT3 Cup, F-3 anuncia o calendário completo e tem expectativa de contar com 14 carros no grid da prova de abertura, em Curitiba.

Categoria essencial para a formação de pilotos de monopostos no país, a F-3 Brasil fará o lançamento oficial da temporada 2017 na próxima segunda-feira (13), às 19h, na sede da Pilotech (Avenida Quarto Centenário, 1532 – Ibiraquera – São Paulo / SP).

Centro de treinamento referência em automobilismo no Brasil, a Pilotech é parceira no pacote de benefícios da nova F-3 Academy, franqueando os serviços de treinamento físico, psicológico e simuladores aos competidores da nova classe de entrada.

Com seis equipes confirmadas e expectativa de 14 pilotos já na prova de abertura, dias 17 e 18 de maio, em Curitiba, a F-3 será evento suporte em seis das nove etapas do calendário da Porsche Império GT3 Cup.

Após passar pela capital paranaense, os carros de corrida mais velozes do Brasil vão acelerar em Interlagos, em maio. A terceira jornada acontece no Velo Città e será a primeira passagem da F-3 pelo moderno circuito do interior paulista. Goiânia também integra o calendário, que terá mais duas etapas –em Santa Cruz do Sul nos dias 18 e 19 de agosto e, em Londrina, em 15 e 16 de setembro.

Além da disputa principal, a categoria também ganhou uma divisão de formação de pilotos, a F-3 Academy, afiançada pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) em parceria com a Associação Nacional de Equipes de Fórmula (Anef).

Para garantir equilíbrio de forças e aumento de competitividade, os carros são equalizados na parte mecânica. Com o uso de um dinamômetro de precisão, os motores ficam com a mesma potência – 250HP para F-3 Brasil e 220HP para F-3 Academy.

“Conseguimos chegar a um pacote bem atrativo para a F-3 Academy, com orçamento de cerca de R$ 100 mil a menos que o do Light de 2016, além de uma gama vasta de serviços extra-pista, iniciativa inédita em categorias de fórmula no Brasil”, comenta Augusto Cesário, o presidente da Anef.

Cada etapa da temporada 2017 terá duas sessões de treinos livres, uma qualificatória e duas corridas de 30 minutos mais uma volta –totalizando cerca de 3 horas de atividades de pista.

F-3 – Calendário*:

1. Curitiba – 17 e 18.mar
2. Interlagos – 5 e 6.mai
3. Velo Città – 2 e 3.jun
4. Goiânia – 30.jun e 1.jul
5. Santa Cruz do Sul – 18 e 19.ago
6. Londrina – 15 e 16.set
7. Curitiba – 6 e 7.out
8. Interlagos – 1 e 2.dez

F-3 – Equipes confirmadas:

Hitech F-3
PropCar
Cesário Fórmula
Dragão Motorsport
Eng Makers Motorsport
Full Time

Notícias

Página inicial