Motor On Line
Notícias-

F-3 Brasil: Samaia disputa 1ª etapa da nova fase da categoria em Curitiba
Reportagem: Ricardo Montesano
Foto: Duda Bairros
MediaOne
Paulista vai para sua segunda temporada na categoria principal. Neste ano, a F3 Brasil integra a programação da Porsche Império GT3 Cup.

Após mais de três meses sem atividades oficiais, a F3 Brasil retorna às pistas e inicia neste fim de semana mais uma temporada com parceria nova no Autódromo Internacional de Curitiba. Desta vez, as corridas da categoria mais veloz do continente estarão sob o guarda-chuva da Porsche Império GT3 Cup, em acordo costurado entre a Associação Nacional das Equipes de Fórmula (Anef), conduzida por Augusto Cesário, e o promotor do campeonato de Gran-Turismo, Dener Pires.

Dentre os pilotos inscritos para este ano, um deles é bastante conhecido da categoria. O paulista Guilherme Samaia, campeão da classe Light em 2015 e vice-campeão da temporada passada, inicia seu segundo ano na divisão principal da F3 com o objetivo de ganhar mais experiência com o chassi Dallara F309. "Quis ficar no país para ter mais quilometragem com o carro. Acho importante sair do Brasil com uma boa bagagem e este é mais um passo importante em minha carreira", afirma Samaia. "Vamos para Curitiba bem preparados. Gosto muito da pista, é muito seletiva e espero que tenhamos boas corridas", complementa.

Vencedor de três corridas no ano passado, Samaia pretende ampliar esse número na temporada que tem início nesta sexta-feira e mais uma vez conta com o respaldo da equipe Cesário Fórmula, uma das mais tradicionais da história da categoria. "É uma equipe referência na F3 Brasil. Estou animado em permanecer no time pelo terceiro ano consecutivo. Conquistamos juntos o título da Light e o vice-campeonato do ano passado. O Cesário é um cara que confio bastante e que certamente me dará as condições necessárias para vencer", explica o piloto.

Sobre a nova parceria com a Porsche Império GT3 Cup, Samaia elogiou os esforços dos promotores para viabilizar o melhor caminho para a F3 Brasil. "No cenário atual, acho que foi o melhor caminho encontrado. Nossa administração é séria e competente. Será um prazer correr em parceria com os pilotos da Porsche Cup. Acho que é uma categoria bacana", finaliza Samaia.

A programação da F3 Brasil será formatada em dois dias. Os dois primeiros treinos livres e a classificação acontecem na sexta-feira (17). As duas corridas serão realizadas no sábado (18). No total, oito etapas estão programadas para esta temporada.

Programação do fim de semana (horário de Brasília):

Sexta-feira (17)
9hs às 9h45 - 1º Treino livre
13h20 às 14h05 - 2º Treino livre
15h55 às 16h05 - Classificação

Sábado (18)
9hs - Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
13h30 - Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)

Calendário da temporada 2017:

1ª etapa: 17 e 18 de março - Curitiba (PR)
2ª etapa: 5 e 6 de maio - Interlagos (SP)
3ª etapa: 2 e 3 de junho - Velo Città (SP)
4ª etapa: 30 de junho e 1° de julho - Goiânia (GO)
5ª etapa: 18 e 19 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
6ª etapa: 15 e 16 de setembro - Londrina (PR)
7ª etapa: 6 e 7 de outubro - Curitiba (PR)
8ª etapa: 1° e 2 de dezembro - Interlagos (SP)

Notícias

Página inicial