Motor On Line
Notícias-

Rally: Mitsubishi Motors estreia prova de cross no Brasil no dia 01/4
Reportagem: Mitsubishi Motors Imprensa
Foto: Cadu Rolim
Na abertura da temporada 2017 da Mitsubishi Cup, veículos preparados para rali disputarão percurso que mescla asfalto e terra no Autódromo Velo Città.

Para abrir sua 18ª temporada, a Mitsubishi Cup preparou uma prova inovadora para as duplas: o rallycross. Inédita no Brasil, a competição, que mescla terra e asfalto com muita velocidade e "pegas" emocionantes, acontecerá no sábado, dia 1º de abril, no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu (SP). Será a estreia de carros e duplas nacionais nessa modalidade, amplamente difundida nos Estados Unidos.

"A Mitsubishi Cup se consolida a cada ano como uma competição moderna e repleta de novidades. Promover uma prova de rallycross só mostra que estamos no caminho certo. Essa disputa será um marco no automobilismo brasileiro", afirma Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors. "Será um desafio empolgante para as duplas, que estão acostumadas ao rali cross-country de velocidade. Um tempero a mais na temporada desta competição tão tradicional."

Um trajeto de 1.300 metros foi planejado, mesclando trechos de asfalto do Autódromo Velo Città com partes de terra. A pista tem um "corte", ou "Joker", encurtando o tempo de volta. Cada piloto pode passar por esse bônus uma única vez em cada volta. A imagem, em anexo, mostra o primeiro estudo de como ficará o traçado, mas ainda poderá sofrer ajustes e adaptações antes da prova. Diferentemente do que acontece na categoria Rallycross no exterior, na Mitsubishi Cup os pilotos poderão contar com a ajuda de seus navegadores dentro do carro.

Cada dupla fará uma volta de classificação individualmente, definindo a ordem de largada pra primeira bateria. As provas classificatórias terão até cinco carros disputando simultaneamente e serão compostas por quatro voltas. Os dois melhores colocados em cada bateria classificatória, serão classificados para a bateria final. Serão cinco categorias em disputa: Pajero TR4-ER, ASX-RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master e L200 Triton Sport RS.

A ordem de largada da bateria final será com os melhores colocados das baterias classificatórias na primeira fila e os segundos na segunda fila. A posição entre o primeiro e o segundo será definida pelo tempo de corrida entre os dois, com o piloto que fez a classificatória em menor tempo largando na primeira posição. Essa disputa terá cinco voltas.

O rallycross será a última disputa do dia. Antes disso, as duplas correrão duas especiais de 30 quilômetros em meio a canaviais, com piso escorregadio e poeira, e alguns saltos. Será um dia de muito off-road em Mogi Guaçu para abrir a 18ª temporada da Mitsubishi Cup.

Sobre a Mitsubishi Cup

A Mitsubishi Cup já realizou mais de 130 etapas e 400 provas de rali cross-country de velocidade desde sua criação, em 2000. Os carros participantes são preparados pela Mitsubishi Motors, única montadora na América Latina que tem uma linha de produção de carros de corrida. Já são mais de 500 veículos entregues e a marca continuará, em 2017, vendendo os modelos ASX RS, L200 Triton Sport RS e L200 Triton ER, homologados para os principais campeonatos de rali do Brasil, inclusive o Rally dos Sertões. Neste ano, a competição contará com cinco categorias: L200 Triton Sport RS, L200 Triton ER, L200 Triton ER Master, ASX RS e Pajero TR4 ER.

A Mitsubishi Cup tem patrocínio de Petrobras, Axalta, Transzero, Clarion, Pirelli, Unirios e Made in Silk.

Calendário 2017*

1ª etapa - 01 de abril - Velo Città / Mogi Guaçu (SP)
2ª etapa - 13 de maio - Jaguariúna (SP)
3ª etapa - 10 de junho - A definir
4ª etapa - 29 de julho - Cordeirópolis (SP)
5ª etapa - 30 de setembro - Magda / Votuporanga (SP)
6ª etapa - 21 de outubro - Indaiatuba (SP)
7ª etapa - 25 de novembro - Velo Città / Mogi Guaçu (SP)

* Datas e locais sujeitos a alterações.

Notícias

Página inicial