Motor On Line
Notícias-

Mercedes-Benz Challenge inicia 7ª temporada com grid renovado
Reportagem: Rodolpho Siqueira / Rafael Durante
Foto: Rodrigo Ruiz
BestPR Comunicação
Corrida acontece no próximo domingo, às 10h, no Autódromo Internacional Ayrton Senna (GO).

O Mercedes-Benz Challenge entra na pista pela primeira vez em 2017 no próximo domingo (2/4) para iniciar sua 7ª temporada. Depois de mais uma temporada disputadíssima no ano anterior tanto na categoria C 250 Cup quanto na CLA AMG Cup, a competição abre a disputa pelo título no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), com um grid renovado e também repleto de grandes nomes da competição. A etapa de abertura do torneio terá largada às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura Band Sports.

Para o próximo fim de semana, a previsão é de que 36 carros estejam na pista, mantendo tradição da categoria em compor um dos maiores grids do País desde sua estreia, em 2011. Além disso, a nova temporada reforça o DNA da marca orginário das competições por meio de referências aos 50 anos de fundação da AMG, o braço esportivo da Mercedes-Benz. Durante o ano, todos modelos terão na testeira (parte superior do para-brisas) os dizeres "50 Years AMG". Essa menção reforça o papel importante da divisão de superesportivos para a categoria. Em 2013, a AMG desenvolveu o CLA 45 AMG Racing Series exclusivamente para o Mercedes-Benz Challenge.

Novidades entre os participantes

Um dos destaques para o fim de semana será a estreia de oito novos pilotos. A maior parte deles será na C 250 Cup, que a cada ano tem conquistado estreantes que passaram a compor, de forma permanente, o grid da competição. Os novos nomes da C 250 Cup são o pernambucano Carlos Machado, o paraibano Fernando Pessoa, o cearense Rudinei Sabino, os paulistas André Moraes Júnior, Luiz Barcellos, Fabio Peterson e Ciro Lobo - estes últimos correndo em dupla.

Para os estreantes da C 250 Cup, além da adaptação ao carro, o próprio traçado de Goiânia gera expectativa. "Eu treinei com a minha equipe, a Sambaíba Racing, nas pistas de Interlagos e Piracicaba", diz Fernando Pessoa. "O carro me pareceu bastante seguro. Ele é muito bom de curva e tem bons freios. Sei que o traçado de Goiânia é veloz e é também um dos melhores do Brasil. Eu nunca andei lá, mas pretendo usar os treinos de sexta-feira e sábado para assimilar detalhes sobre o carro e o traçado", completa o paraibano. O piloto também resumiu seu objetivo neste primeiro ano: "Quero terminar todas as corridas sempre entre os dez melhores e manter uma constância nos resultados ao longo da temporada".

O paulista André Moraes Junior, 17 anos, é o mais novo piloto do grid e o mais jovem a disputar uma prova pela categoria. Ele vai competir pela equipe PGL Ensite Racing, que tem o rápido português João Lemos no outro C 250 do time. Logo em seu primeiro treino, em Interlagos, o jovem paulista já impressionou: "A equipe ficou satisfeita porque virei um tempo competitivo mesmo sem usar pneus novos. O C 250 é bem seguro, rápido no contorno de curva e demanda técnica e precisão do piloto. Então, neste início estou trabalhando para adaptar meu estilo ao carro", afirma André.

Direto na divisão principal

Na CLA AMG Cup, a novidade é Raijan Mascarello. Paranaense de Francisco Beltrão, ele realizou seus testes com a equipe Mottim Racing, em Tarumã, perto da sede do time gaúcho. Com uma experiência adquirida em outras categorias, inclusive no exterior, Mascarello chega ao grid chamando a atenção pela parceria com a equipe de futebol da Chapecoense, para a qual vai reverter parte do patrocínio. "O CLA é diferente de um veículo de tração traseira, pois é tração integral", diz ele. "Mas com certeza vou me adaptar logo", completa. Sobre suas perspectivas, o piloto está otimista. "Temos uma boa expectativa, pois a nossa equipe tem experiência na categoria e vai conseguir me passar as informações que preciso para uma rápida adaptação. Quanto a Goiânia, local da primeira etapa, já competi quatro vezes lá e gostei muito", finaliza.

Antes da primeira etapa em Goiânia, a organização também realizou testes de verificação dos sistemas do CLA 45 AMG Racing Series usado como safety car nas provas do Mercedes-Benz Challenge. Entre as avaliações, foram coletados dados sobre o conjunto de freios equipados com pastilhas Fras-le e discos Fremax. O sistema de suspensão traseira com buchas Viemar e amortecedores JL / Kampico também foi objeto das medições. Os testes visaram reconfirmar a confiabilidade dos sistemas e foram executados tanto em piso molhado quanto em asfalto seco, usando pneus slick e de chuva. Com esses resultados, espera-se uma temporada muito acirrada entre os pilotos da categoria.

Confira a programação do fim de semana:

Sexta-feira, 31 de março
14h15 - 15h15 - Treino CLA AMG Cup
15h25 - 16h25 - Treino C 250 Cup

Sábado, 1º de abril
10h30 - 11h30 - Treino MB Challenge
15h40 - 16h00 - Classificação CLA AMG Cup
16h10 - 16h30 - Classificação C 250 Cup

Domingo, 02 de abril
10h - Largada

Calendário 2017

02/04 - Goiânia (GO)
21/05 - Santa Cruz do Sul (RS)
09/07 - Londrina (PR)
06/08 - Velo Città (SP)
10/09 - Local ainda não confirmado
22/10 - Curitiba (PR)
26/11 - Brasília (DF)
10/12 - Interlagos (SP)

Notícias

Página inicial