Motor On Line
Notícias-

Reginaldo Leme relembra primeiras conquistas de Senna na F-1
Reportagem: Rodrigo França
RF1
No segundo episódio do especial do Senna TV com Reginaldo Leme, o jornalista falou sobre o período de Ayrton Senna na Toleman, Lotus e a chegada na McLaren.

Principal repórter na cobertura da F-1 nos anos 1980 e 1990, Reginaldo Leme abriu seu arquivo de memórias dos anos de cobertura da carreira em uma longa entrevista para o Senna TV, canal oficial do piloto no Youtube, mantido pelo Instituto Ayrton Senna.

No programa desta semana, o jornalista da TV Globo relembra as primeiras conquistas de Senna na maior categoria do automobilismo mundial: o primeiro ponto na África do Sul e o 2º lugar em Mônaco (1984), a vitória no GP de Portugal com a Lotus (1985) e outras vitórias até sua chegada na McLaren (1988).

"A entrada do Senna na Toleman acabou sendo muito legal para o Ayrton por causa daquela corrida de Mônaco. Na quinta à noite, antes daquela prova, nós fomos ao cassino e ele ficou apostando no número 19 e ele ganhou muito apostando nesse que era o número do carro dele. Para uma corrida normal, o carro da Toleman era para se comemorar o fato de chegar em um 10º lugar. Isso já seria um resultado absurdamente bom, imagine chegar em 2º e em Mônaco", conta Reginaldo em conversa com o apresentador e também jornalista Rodrigo França.

Assim como Reginaldo teve o privilégio de ser o único repórter no primeiro teste de Senna com um carro de F-1 em 1983 (parte 1 do especial), o jornalista contou que no ano seguinte teve outro grande momento exclusivo com o piloto: foi o único a presenciar a assinatura do contrato de Senna com a Lotus.

"Eu recebi o convite da Lotus por sugestão do Ayrton e do Armando Botelho (empresário) para ser a única testemunha e ainda filmando, aquele momento em que ele assinou o contrato para correr em 1985. E eu assinei também um contrato com a Lotus, em nome da TV Globo, para não colocar a matéria no ar antes do comunicado oficial da equipe sobre a contração do Senna", lembra o comentarista.

Reginaldo também falou sobre a emoção de estar presente na primeira vitória de Senna. "Ele veio a pé, após sair do carro e no meio da multidão ele me viu. Ele veio até onde eu estava e me deu um tapa no peito e falou ´conseguimos!´", conta o jornalista.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 17 Estados e mais de 660 municípios, apoiamos a formação de mais de 70 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,9 milhão de alunos por ano. www.institutoayrtonsenna.org.br.

Notícias

Página inicial