Motor On Line
Notícias-

Augusto Farfus disputa prévia das 24h em Nürburgring
Reportagem: Mariana Viegas
Eversports
Em semana intensa de trabalhos em pista, brasileiro destacou o entrosamento com sua nova equipe e testes de desenvolvimento da nova BMW M4 DTM.

Faltando exatamente um mês para o início do campeonato 2017, a BMW finalizou nesta quinta-feira (06) a última sessão de treinos da pré-temporada do DTM em Hockenheim, mesma pista que recebe a primeira rodada dupla do ano, nos dias 06 e 07 de maio. Ao todo, foram quatro dias de atividades de pista para trabalhar nos últimos ajustes da nova BMW M4 DTM, na qual a montadora bávara cumpriu 880 voltas no circuito de 4.574m, com seus seis pilotos.

Único brasileiro do grid, Augusto Farfus participou dos testes na segunda e na quarta-feira. Ele cumpriu cerca de 140 voltas, testando os novos componentes do carro em diversas condições, como ritmo de classificação e simulação de corrida, e ressaltou o bom trabalho de desenvolvimento e o ambiente com sua nova equipe, o Team BMW RMG, onde será companheiro de Marco Wittmann e Timo Glock.

Essa foi a terceira vez no ano que os carros foram à pista para testes. No início de março, o curitibano também integrou o grupo que esteve treinando em Portimão (Portugal), e duas semanas depois, a BMW deu prosseguimento aos trabalhos em Valellunga, na Itália. O regulamento técnico de 2017 tem grandes novidades, com um motor mais potente - que pela primeira vez na categoria vai superar os 500 cavalos de potência, já que haverá um aumento dos restritores de ar -, alterações em partes aerodinâmicas e no funcionamento do DRS (sistema de redução do arrasto aerodinâmico, que influencia em ultrapassagens), e também pneus mais macios - que a princípio darão mais aderência aos carros quando novos, mas sofrerão um maior desgaste ao longo das provas.

As mudanças no DTM não ficam limitadas apenas aos carros, já que o formato das corridas também terá novidades. Desde que as etapas voltaram a ter duas provas por fim de semana, em 2015, elas tinham durações e dinâmicas diferentes - a primeira com 40 minutos e a segunda com 60 minutos e pit-stop obrigatório, apesar da pontuação ser igual. A partir de agora, as duas corridas do fim de semana terão a mesma duração, com 55 minutos mais uma volta cada, e pit-stop obrigatório em ambas, a qualquer momento entre a segunda e a penúltima volta - e não mais em uma janela pré-determinada. Isso vai possibilitar a adoção de diferentes estratégias e dar ainda mais emoção ao campeonato.

Equipes e pilotos do DTM voltam a se reunir entre os dias 5 e 7 de maio em Hockenheim, onde tradicionalmente sempre acontece a abertura e encerramento da temporada.

VLN em Nürburgring

Após os quatro dias de trabalho em Hockenheim, Farfus não terá descanso no fim de semana. O brasileiro já seguiu para o circuito alemão de Nürburgring, onde participa neste semana da 2ª etapa do VLN - campeonato local com provas de 4 horas de duração cada, no circuito longo de Nordschleife. Para Augusto, o compromisso serve como preparação para as 24 Horas de Nürburgring, que o piloto disputa entre os 26 e 28 de maio. Campeão em 2010, ele terá neste ano o desafio de competir em dois carros do BMW Team Schnitzer, a equipe oficial da montadora na categoria, a bordo do modelo BMW M6 GT3. A corrida tem largada prevista às 7h (horário de Brasília) neste sábado (08).

Augusto Farfus:

"Os treinos em Hockenheim foram muito importantes para fazermos os últimos ajustes no carro e também para eu conhecer e me entrosar melhor com a equipe nova e com meu engenheiro. Conseguimos trabalhar em vários pontos, fizemos uma simulação completa de corrida e vimos que o carro se comportou bem, então vamos preparados para a primeira etapa, em maio. Agora, vou para Nürburgring para a segunda etapa do VLN, que será uma prévia das 24 Horas, então está sendo uma semana bem produtiva com muita quilometragem acumulada."

Notícias

Página inicial