Motor On Line
Notícias-

Rally: Facco / Ribeiro participarão do desafiante evento de Marrocos
Reportagem: Mércia Suzuki
Foto: Sanderson Pereira
MSuzuki Comunicação
Durante sete dias, dupla da equipe Acelera Siriema enfrentará a mais pura aventura pelo deserto, a bordo de um buggy. São 475 competidores de 22 países no desafio.

O calendário de provas da equipe Acelera Siriema está em ritmo intenso desde a primeira semana de março. Entre competições nacionais e internacionais, já participou de quatro provas. A partir de segunda-feira, 17, Luiz Facco e Humberto Ribeiro vão encarar, pela primeira vez, as areias da África. Serão os únicos brasileiros no grid do 1º Rally do Marrocos - "Morroco Desert Challenge: Extreme Rally-RAID" -, antes conhecido como Rally da Líbia que teve oito edições. Serão sete etapas até dia 23. O rali terá início no litoral do Oceano Atlântico, em Plage Blanche, e termina no Mediterrâneo, em Oujda.

O desafio não para por aí, pois Facco e Ribeiro competirão as sete etapas, a bordo de um buggy Predator X18s, 4x2, de aproximadamente 1.200 quilos com o numeral #356. O objetivo da dupla não será buscar resultados, mas sim uma aprendizagem focada na técnica de pilotagem e de navegação no deserto, por um roteiro de aproximadamente 2.800 quilômetros.

Competidores de mais de 22 países começam a chegar neste fim de semana em Agair, cidade ao sul de Marrocos, onde acontecerão as programações que antecedem a largada. As categorias em disputas serão motos, quadriciclos, carros 4x4, buggies e caminhões que totalizarão 475 participantes. Muitos deles utilizam a prova, conhecida pelas longas e exigentes Especiais, como preparo para o Rally Dakar e o Africa Race.

De acordo com os organizadores do evento, a prova será um verdadeiro Cross Country, mas não contará com deslocamentos iniciais ou finais, o percurso do dia será exatamente o trecho cronometrado. O desafio será de costa a costa, passando inclusive pela fronteira com a Argélia entre vários tipos de terrenos. A aventura também se estende ao tipo de hospedagem dos competidores que será nos típicos bivouacs, as tendas ao ar livre, um verdadeiro acampamento rústico no meio do deserto.

Para acompanhar os brasileiros no rali

A aventura da dupla Facco / Ribeiro no Rally do Marrocos, na África, poderá ser acompanhada em tempo real, a partir de segunda-feira (17), no https://live.owaka.com/101-morocco-desert-challenge-2017. Lembrando que o número do buggy da dupla Luiz Facco e Humberto Ribeiro é #356.

Expectativa da dupla para o Rally do Marrocos:

Luiz Facco (piloto de Barueri / São Paulo) - "Certamente será uma experiência incrível para a nossa equipe participar desta importante prova do calendário do mundial. O Rally do Marrocos nos possibilitará conhecer um dos mais exigentes percursos para pilotagem e navegação por dunas, montanhas e o deserto em geral. O intuito é aprender, portanto, faremos a nossa prova sem pensar em resultados. Será bem um rali bem desafiante e difícil e é justamente que buscamos nesta fase que nossa equipe se encontra."

Humberto Ribeiro (navegador de Teresina / Piauí) - "A diferença principal que vamos encontrar lá no Marrocos será o fora de pista/estrada, onde não há percurso definido e isto que instiga e será uma bagagem sensacional que podemos levar para futuras provas internacionais que possamos vir a disputar. Facco e eu estamos muito animados e ansiosos, não vemos a hora de largar para estes sete dias de prova."

Programação - Rally do Marrocos 2017 (17 a 23/4)

Etapa 1 - Segunda-feira 17 / abril: Plage Blanche - Icht (387 km)
Etapa 2 - Terça-feira, 18 / abril: Icht-Foum Zguid (359 km)
Etapa 3 - Quarta-feira 19 / abril: Foum Zguid - Oum Jrane (345 km)
Etapa 4 - Quinta-feira 20 / abril: Oum Jrane - Merzouga (271.5 km)
Etapa 5 - Sexta-feira 21 / abril: Merzouga - Merzouga (230 km)
Etapa 6 - Sábado 22 / abril: Merzouga - Tendrara (405 km)
Etapa 7 - Domingo 23 / abril : Tendrara bivouac - Oujda: (178 km)

Notícias

Página inicial