Motor On Line
Notícias-

Marcelo Vianna larga em segundo na GP1 das 12 Horas de Tarumã
Reportagem: Ricardo Montesano
Foto: William Donizeti
Mediaone Comunicação
Campeão brasileiro de Endurance, paulista busca mais uma vitória em uma das provas mais tradicionais do automobilismo nacional.

Atual campeão brasileiro de Endurance na categoria P3, o piloto Marcelo Vianna disputará neste fim de semana mais uma edição das 12 Horas de Tarumã, uma das provas mais tradicionais do automobilismo do país. Em um dos seus circuitos prediletos, o paulista de 19 anos largará da segunda posição na categoria GP1 com o tempo de 1min00s897 e dividirá o volante do protótipo Tubarão IX com os parceiros Júlio Martini e Tiel Andrade. A corrida tem largada prevista para meia-noite deste domingo (17).

Acostumado com a prova de longa duração, uma vez que já disputou três edições e venceu no ano passado na P3, Vianna destacou a regularidade e a confiabilidade do equipamento para se dar bem na corrida. “É uma prova diferente de qualquer outra. São 12 horas de duração e vai se dar bem quem souber administrar bem o carro. Vamos contar com a experiência de nossa equipe, que já tem várias vitórias na corrida. O nível técnico do pessoal está bem elevado e é muito provável que será uma corrida das mais difíceis”.

Outra novidade para o piloto será guiar o protótipo da categoria GP1. Em relação à classe P3, a diferença de potência é mais que o dobro. “A principal diferença fica por conta da potência, já que o carro tem mais de 500cv. Desta forma, muda bastante a velocidade de aproximação, embora a velocidade de contorno seja praticamente a mesma. Porém, tudo chega mais rápido, a freada é mais forte, o tranco na retomada também é bem mais forte por ser um carro turbo”, ressalta o piloto.

Conhecedor profundo do traçado de Tarumã, Vianna sente-se em casa na pista gaúcha, palco de várias vitórias nos últimos três anos nos campeonatos gaúcho e brasileiro. “Talvez seja a pista que mais tenho intimidade. Um circuito rápido, com curvas desafiadoras de diferentes tipos. Tenho boas lembranças daqui e quero conquistar mais uma vitória para encerrar o ano com 100% de aproveitamento”, encerra o piloto, vencedor de todas as corridas que participou neste ano.

Resultado do treino classificatório (categoria GP1):

1) Nilson Ribeiro / José Ribeiro (MRX) – 1min00s101
2) M.Vianna / T.Andrade / J.Martini (Tubarão IX) – a 0s796
3) Ian Ely / Daniel Claudino (MCR) – a 2s293
4) F.Roso / V.Roso / C.Ricci / H.Assunção (MR18) – a 2s325
5) Rodrigo Machado / Caco Pereira (MRX) – a 2s410
6) O.Scheer / E.Scheer / G.Scheer (Proto V8) – a 4s564
7) Re.Kreuz / J.Kreuz / Ri. Kreuz / J.Rodrigues (MRX) – a 4s893

Notícias

Página inicial