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Rally: o trabalho de um navegador no Dakar
Reportagem: Talita Ribeiro
Polaris & Indian Motorcycle
Marcelo Haseyama conta como será feita a navegação no Dakar 2018.

Você já se perguntou como seria estar a bordo de um UTV no maior Rally do mundo? O navegador Marcelo Haseyama está prestes a vivenciar esse sonho. E garante, mesmo com um extenso currículo de 20 anos, incluindo muitos Sertões, o Dakar é diferente de todas as provas que já participou.

Primeiro que a organização da prova tem diversas exigências, tanto administrativas, como de segurança, que incluem até ficha médica dos participantes. E tudo é checado e carimbado inúmeras vezes. O carro, já está "lacrado" no parque fechado depois de passar por todas as aprovações. E a nossa dupla, com tudo certo para enfrentar a prova, que terá mais de 9 mil quilômetros de extensão, sendo 4.500 km de especiais, com a mesma distância em deslocamentos e cinco dias com trilhas acima de 3.000 metros de altitude. Haja saúde e disposição!

O dia-a-dia de Marcelo será difícil, mas ele está seguro com o que está vendo e o que já aprendeu com a equipe Xtreme Plus Polaris. "O carro tem um sistema duplo de navegação por GPS, um hodômetro, que acumula a parte total e a parcial. O GPS indica os pontos de passagem... além disso, tem o hodômetro mecânico, que mede a quilometragem total e parcial e um sistema de comunicação por voz com a organização da prova, caso a gente tenha algum problema", explica Marcelo.

Sem contar com o cockpit de controle, que mostra as pressões de óleo, temperatura... e um sistema de câmera traseira.

Etapa 1

Sábado, 06 de janeiro / Lima - Pisco: 272 km com especial de 31km.

No Peru, os competidores mergulharão, desde o início, no areião, que será o tema de superação durante a primeira esticada de 5 dias da corrida. Este será apenas um aperitivo para os maiores especialistas no terreno. Todos os outros serão aconselhados a dar o máximo nesta fase e melhorar os reflexos específicos para se saírem bem na areia. A técnica também será necessária durante uma sucessão de descidas em direção a costa de um lago.

Polaris no Dakar 2018

Há 10 anos, a Polaris transformou para sempre o mundo off-road com o lançamento do RZR 800. Com largura de 127 centímetros, o veículo foi o primeiro side-by-side de trilha a oferecer um centro de gravidade baixo, ótima agilidade, enorme capacidade de tração e aceleração muito forte para proporcionar uma verdadeira experiência esportiva. Hoje, o icônico Polaris RZR é considerado a melhor combinação de poder, suspensão, agilidade e conforto. Abastecida com inovação implacável, o alcance do Polaris RZR foi projetado para dominar todo tipo de terreno off-road. De trilhas e passeios pelo deserto, dunas, pedras e lama – o RZR permite que seus usuários façam tudo isso.

O time Xtreme Plus Polaris de 2018 tem cinco duplas de pilotos e navegadores de diferentes nacionalidades, com o objetivo de trazer para casa a vitória na categoria pelo segundo ano consecutivo.

Com início marcado para o dia 6 de Janeiro, a edição 2018 do Dakar será dividida em sete estágios, abrangendo mais de 8 mil quilômetros no total, sendo desses, 4 mil km de disputas. O ponto final será em Córdoba, no sábado, dia 20 de Janeiro – onde os competidores poderão aproveitar o “Fernando” – nome local dado ao drink nacional.

Este é o time Xtreme Plus Polaris completo:

José Jorge “Zeca” Sawaya (Brazil) e Marcelo Haseyama (Brasil) - #378
Anibal Aliaga (Peru) e Juan Pedro Cilloniz (Peru) - #388
Claude Fournier (France) e Hervé Lavergne (França) - #387
Patrice Garrouste (France) e Steven Grenier (Switzerland) - #361
José Luis Peña (Spain) e Rafael Tornabell (Espanha) - #396

Dakar 2018

A 40ª edição do Dakar começa no dia 6 de janeiro (sábado) em Lima, no Peru. A rota segue para a Bolívia e Argentina, finalizando no dia 20 em Córdoba, com quase 9.000 quilômetros a serem percorridos pelos 337 veículos inscritos.

Sobre a Polaris

Com faturamento de US$ 4,5 bilhões em 2016, a Polaris desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 62 anos de história, possui 8.000 funcionários diretos e está presente em mais de 130 países, com 11 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, México, Noruega e Suécia). Atualmente seus produtos são distribuídos através de 1.850 revendedores nos Estados Unidos e por mais de 1.400 no restante do mundo.

A empresa norte-americana está entre os líderes globais no segmento de powersports (ATVs, UTVs e Snowmobile) e é detentora da marca de motocicleta de alta cilindradas Indian Motorcycle® e do inovador SlingShot®. A Polaris também está presente no segmento de veículos elétricos com as marcas GEM, Goupil e Aixam Mega, além de uma linha completa de acessórios e vestuário com as marcas Klim®, Kolpin®, Cycle Country® e Pro Armor®.

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