Motor On Line
Notícias-

Motos poderão circular no corredor entre os carros sem levar multas
Reportagem: Gazeta do Povo
Pela lei atual, este tipo de ultrapassagem deve obedecer uma distância segura dos veículos, sob pena de cometer infração grave.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou proposta do Senado que autoriza o trânsito de motocicletas, motonetas e ciclomotores entre veículos parados em fila. A lei atual não proíbe tal hábito, mas o artigo 192 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) exige que o condutor guarde uma distância segura para os demais veículos ao transitar pelos corredores de trânsito, sob a pena de cometerem infração grave, sujeito à multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na CNH. No entanto, o texto não especifica qual é a distância correta.

Relatos de alguns motociclistas dão conta de punições aplicadas por agentes de trânsito ao avistarem a moto em meio ao trânsito. Para que não haja diferentes interpretações na lei, a nova medida estipula três condições que precisam ser cumpridas para que a passagem seja permitida:

  • o fluxo de veículos deve estar parado ou muito lento;

  • a passagem deve ser feita em velocidade reduzida e compatível com a segurança de pedestres, ciclistas e demais veículos;

  • quando houver mais de duas faixas na pista, a passagem só poderá acontecer entre as duas faixas mais à esquerda, a não ser que uma seja exclusiva de ônibus.
  • A proposta, que tramita em caráter conclusivo, segue para o Senado, a menos que haja requerimento para análise em Plenário.

Notícias

Página inicial