Motor On Line
Notícias-

Altíssimo nível de segurança dos veículos Subaru na Euro NCAP e IIHS
Reportagem: D. Encarnato / A. Cavalcante / G. Almeida
As avançadas tecnologias de segurança presentes nos veículos Subaru, foram fundamentais para que os modelos da marca conquistassem o reconhecimento.

A Subaru Corporation anunciou os ótimos resultados obtidos pelos modelos da marca nas avaliações de segurança realizadas pelas conceituadas entidades especializadas na Europa, a Euro NCAP - European New Car Assessment Programme, (em português: Programa Europeu de Avaliação de Carro Novo) -, e nos Estados Unidos, o IIHS - Insurance Institute for Highway Safety (em português: Instituto de Seguros para a Segurança em Estradas).

Os modelos Subaru XV e Impreza, ambos na configuração para atender ao mercado europeu, obtiveram a nota cinco estrelas, a maior classificação geral em uma escala que vai de 0 (pior nota) até 5 estrelas (nota máxima), no teste de desempenho de segurança da Euro NCAP, agência independente, composta por governos europeus e organizações europeias de monitoramento e de consumidores.

A Euro NCAP avalia a "proteção de ocupante adulto", "proteção de ocupante criança", "proteção de pedestre" e "assistência de segurança". A partir da avaliação de desempenho de segurança realizada em 2016, a entidade incluiu um teste que verifica o quanto os veículos detectam, e previnem colisões de maneira autônoma com pedestres. Os modelos Impreza e Subaru XV, ambos equipados com o sistema EyeSight, tecnologia de segurança da marca Subaru que identifica a proximidade de obstáculos e pedestres, mostraram bom desempenho nesse novo teste da Euro NCAP.

Essa é a sexta vez que a Subaru foi homenageada com a prestigiada classificação 5 estrelas da Euro NCAP, antes, os modelos Legacy (2009), SUBARU XV (2011), Forester (2012), Outback (2014) e Levorg (2016) haviam recebido esse reconhecimento.

Outro prêmio obtido pela Subaru no quesito segurança foi o Top Safety Pick 2018 (TSP), da Insurance Institute for Highway Safety, IIHS (em português: Instituto de Seguros para a Segurança em Estradas), uma organização sem fins lucrativos e apoiada pelas seguradoras de automóveis dos Estados Unidos. Essa instituição concedeu o prêmio aos modelos da Subaru: Impreza, XV Crosstrek, Legacy, Outback, Forester e WRX, vendidos atualmente na América do Norte (quando equipados com o sistema EyeSight), após eles atingirem a mais alta classificação possível de "bom" em 5 testes de resistência a colisão, assim como, também, a nota "superior" em prevenção de colisões frontais.

Nas avaliações dos faróis, os veículos Impreza, Legacy, Outback e WRX receberam a classificação "bom", enquanto os modelos XV Crosstrek e Forester foram classificados como "aceitável".

Para ganhar o prêmio TSP um veículo deve atingir a classificação "bom" em todos os 5 testes de prevenção de colisões do IIHS - pequena sobreposição frontal, moderada sobreposição frontal, lateral, força no teto e apoios de cabeça -, uma nota "avançada" ou "superior" na prevenção de colisão frontal, e uma classificação "aceitável" ou "bom" na avaliação do farol.

Sobre o EyeSight

A tecnologia EyeSight, desenvolvida pela Subaru, é um sistema composto por câmeras instaladas próximas ao retrovisor interno, que identifica pedestres e/ou outros obstáculos que possam causar colisões. Ao detectar tais obstáculos, o sistema EyeSight informa o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos e atua em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

Notícias

Página inicial