Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: Enel e Dorna patrocinam Mundial FIM MotoE e parceria ES MotoGP
Reportagem: Paula Thurler
O Grupo Enel traz tecnologia de recarga inteligente, servišos de energia avanšados e energia verde para abastecer a primeira corrida de moto completamente elÚtrica do mundo.

A Enel será a patrocinadora oficial do Campeonato Mundial FIM[1] MotoE, a primeira corrida de motociclismo do mundo completamente elétrica reconhecida pela Federação, nomeada como Campeonato Mundial FIM Enel MotoE e que terá início em 2019. A empresa anunciou também seu novo papel como Parceira de Energia Sustentável do MotoGP™, compartilhando os mesmos valores da Dorna Sports, titular dos direitos comerciais da corrida, que visa o compromisso a longo prazo do esporte com a sustentabilidade.

O anúncio foi feito hoje durante um evento que aconteceu na Officine Farneto, em Roma.

O novo Campeonato Mundial MotoE será um salto para o futuro por meio da competição mundial das primeiras motos elétricas Fast Charge fabricadas pela empresa italiana Energica e que reúnem desempenho e zero emissão.

Vito Ippolito, Presidente da FIM, comentou: “Estamos entusiasmados em anunciar essa nova parceria Dorna-Enel, com a Enel mostrando um plano sólido no desenvolvimento de tecnologias de geração de energias renováveis. A FIM começou como um programa de Sustentabilidade há 25 anos. Nós consideramos este um dos principais pilares para o futuro do motociclismo e para a evolução no campo de Energias Alternativas. Estamos absolutamente certos de que essa parceria entre a Dorna, Energica e Enel irá garantir que, dentro do setor esportivo, possamos contribuir para a conquista dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, especialmente aqueles relacionados as Energias Limpas e Baratas.”

Francesco Starace, CEO do Grupo Enel, disse: “O anúncio de hoje sobre nossa parceria com a Dorna reforça mais uma vez o comprometimento da Enel em promover o avanço contínuo da mobilidade elétrica globalmente. Nossa contribuição com soluções industriais para ambas MotoGP, a principal corrida de moto, e a MotoE, uma nova e fascinante modalidade no mundo do motociclismo, permitirá que a Enel continue a explorar a tecnologia da inovação no mundo do transporte sustentável. Nossa parceria com a MotoE e MotoGP é também um passo natural para a Enel, com base em nosso papel de Parceiro Oficial de Energia da Formula E, iniciado em 2016. A liderança da Enel nas últimas décadas na revolução das energias renováveis e nas tecnologias inteligentes para casas, empresas e cidades, nos trouxe parcerias como esta com a Dorna, com intuito de implementar e comunicar nossas estratégias de sustentabilidade, em que os transportes elétricos desempenham um papel fundamental”.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, disse: “A Dorna e a FIM estão contentes em avançar para o mundo da mobilidade elétrica – uma opção que consideramos como um caminho paralelo para o futuro. Hoje nós estamos entusiasmados em anunciar nossa parceria com a Enel como patrocinadora oficial para o Campeonato Mundial FIM Enel MotoE, além do nosso papel como Parceira de Energia Sustentável do MotoGP – uma parceira técnica que esperamos trabalhar com nesse novo empreendimento. Nós estamos satisfeitos com o compromisso e os valores que a Enel expressa, enquanto eles enfatizam perfeitamente os princípios que o novo Campeonato Mundial FIM Enel MotoE é fundado sobre. Nós estamos muito orgulhosos de trabalhar com uma empresa global, inovadora e ambiciosa tal como a Enel e aguardamos ansiosamente pela colaboração que também envolve a IRTA, as equipes independentes do MotoGP e a excelente moto Energica. Vocês podem estar certos de que juntos nós podemos fazer do Campeonato um sucesso estrondoso.”

A Enel, através de sua divisão de serviços avançada de energia Enel X, vai oferecer seu conhecimento técnico especifico em mobilidade elétrica ao Campeonato Mundial FIM Enel MotoE. O grupo providenciará carregamento rápido e inteligente, serviços de energia avançados, abastecimento de energia verde, assim como armazenamento, com instalações e funcionários no local. O sistema elétrico complexo do MotoE será mantido pelas soluções de gestão inteligente de energia da Enel, e pela energia sustentável gerada localmente através dos sistemas fotovoltaicos portáteis de última geração ou pelas redes de distribuição locais. Além disso, como Parceira de Energia Sustentável da MotoGP™, a Enel vai cooperar com a Dorna para proporcionar ao MotoGP™ soluções avançadas em energia, incluindo aquelas que visam aumentar a eficiência energética dos eventos da competição.

A Enel vai projetar e entregar dispositivos de recarga inteligente para assegurar o carregamento rápido das motocicletas, por meio de um carregador móvel equipado com bateria especialmente desenvolvida capaz de carregar uma motocicleta por completo em menos de 30 minutos e que será conectado à plataforma inteligente e-mobility da Enel para otmizar o processo de carregamento. A plataforma integra as tecnologias de ponta da Enel para gerenciamento da mobilidade elétrica (Electro Mobility Management platform – EMM), que permite monitoramento remoto das estações de recarga, e a plataforma JuiceNet, desenvolvida pela subsidiaria da Enel eMotorWerks nos Estados Unidos, que permite agregar instalações de armazenamento distribuído.

Como patrocinadora oficial do Campeonato Mundial FIM Enel MotoE, o logo da Enel será destaque nas motos e nas roupas dos pilotos dessa nova modalidade de corrida.

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos principais players integrados no mercado global de energia, gás e renováveis. É a maior empresa de capitalização de mercado da Europa e está entre as principais de energia do continente em termos de capacidade instalada e EBITDA reportado. O Grupo está presente em mais de 30 países no mundo todo, produzindo energia com capacidade em torno de 86 GW. A Enel distribui eletricidade e gás por meio de uma rede de mais de 2 milhões de quilômetros, e com mais de 65 milhões de clientes comerciais e residenciais pelo mundo. O Grupo tem a maior base de dados dentre os concorrentes europeus. A divisão de energias renováveis da Enel, Enel Green Power, já gerencia cerca de 40 GW de plantas de fontes eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica na Europa, nas Américas, na Ásia e na Austrália.

A Dorna Sports é o titular exclusivo dos direitos comerciais e televisivos do Campeonato Mundial FIM Road Racing Grand Prix (MotoGP™), juntamente com o Campeonato Mundial MOTUL FIM Superbike (WorldSBK), o FIM CEV Repsol, o Red Bull MotoGP™ Rookies Cup, o Idemitsu Asia Talent Cup e o British Talent Cup. A Dorna Sports foi inaugurada em 1988 como uma empresa de marketing e de eventos esportivos internacionais. O MotoGP™ é a principal corrida de moto e o principal produto do Dorna. Este é o campeonato esportivo de moto mais antigo do mundo, com 69 anos de história. A Dorna fornece uma vasta gama de produtos: propaganda, atividades promocionais e corporativas, merchandising, direitos comerciais, hospitalidade corporativa, fretes para o exterior, direitos de TV, produção de TV, feeds ao vivo, programas editados, sinais sob medida, tecnologia OnBoard, sistema de medição de tempo, processamento de dados, gráficos para transmissão ao vivo, intranets, intranets webcasts, resultados online e transmissão de vídeo entre eles.

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) fundada em 1904, é o órgão que administra os esportes com moto e o defensor global do motociclismo. O FIM é uma associação independente formada por 113 Federações Nacionais pelo mundo. É reconhecida como a única autoridade competente no esporte de moto pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Entre os 50 Campeonatos Mundiais da FIM, estão o MotoGP™, o Superbike, o Endurance, o Motocross, o Supercross, o Trial, o Enduro, o Cross-Country Rallies e Speedway. Além disso, a FIM é também ativa e envolvida nas seguintes áreas: assuntos públicos, segurança rodoviária, e na proteção do meio ambiente. A FIM foi a primeira federação esportiva internacional a introduzir o Código do Meio Ambiente em 1994.

Notícias

Página inicial