Motor On Line
Notícias-

Rally: Scherer 4x4 Carbon Free garante emoção e diversão na prova de Tangará
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Odaisa Bernardi
Comunicação 4x4
No total, 30 carros foram desafiados em um percurso rápido, técnico e de terreno liso no oeste catarinense.

A segunda prova do ano da Copa Scherer 4x4 Carbon Free foi realizada em Tangará no último sábado, dia 23 de junho. No total, 30 carros participaram do evento disputando os pódios das categorias Master, Graduado, Turismo e Novato. Em uma prova técnica e rápida, que exigiu muito dos navegadores, a diversão foi garantida e os resultados já apontam favoritos para vencer o campeonato deste ano. A prova contou pela 3ª e a 4ª etapas da Copa Scherer 4x4 Carbon Free 2018 e pelo 9º Jeep Raid Cidade de Tangará. A organização ficou sob responsabilidade das equipes do Jeep Clube Vale do Vinho Off-Road e do Mais Rally.

Durante quase quatro horas de prova, os competidores percorreram um total de 90 quilômetros. Apesar da falta de chuva durante a semana na região, o piso permaneceu liso em alguns trechos em meio aos reflorestamentos e garantiu mais emoção e diversão para os competidores. A prova ainda contou com passagens próximas a rios e encerrou em uma pista com médias justas, montada especialmente para fechar o evento com chave de ouro. De acordo com o diretor técnico, Kassiano Kerber, só faltou a chuva cair na região de Tangará na última semana para apimentar um pouco mais a prova.

Após a entrega da premiação e confraternização na Pousada Rancho Moinho Velho, o diretor geral do evento, Filipe Diogo Paganini, avaliou que os objetivos da organização foram até superados. “Nossa avaliação do evento é bem positiva. Contamos com um número de carros que superou as expectativas, considerando que um evento nacional de off-road estava acontecendo no mesmo final de semana no Estado. A prova foi bem aceita e bem considerada por todos que participaram, foi bastante técnica, exigindo muito do piloto e do navegador”, afirma Filipe.

Vitória e liderança na Master

O piloto Leandro Rodrigo Riffel, de Piratuba-SC, e o navegador Michael da Silveira Masson, de Capinzal-SC, foram os grandes campeões da prova de Tangará pela categoria Master. Com o resultado, a dupla também assumiu a liderança na classificação geral da competição pela categoria destinada aos competidores mais experientes.

De acordo com Michael, a prova de Tangará foi bem técnica e elaborada, exigindo muito do conjunto carro, piloto e navegador. “A primeira etapa foi mais despachada, com estradas abertas, já a segunda foi mais travada, com muitos balaios e médias justas. Por estarmos bem entrosados conseguimos um desempenho de destaque, com dois primeiros lugares nas duas etapas. Uma das melhores provas da Copa Scherer que andei até hoje”, afirma o navegador da Master.

Campeões de carro novo na Graduado

A prova de Tangará também foi de estreia de carro novo para a dupla formada pelo piloto Everton Gratt, de Capinzal-SC, e pelo navegador Wesley Sari, de Ouro-SC. Com um Troller recém saindo da concessionária, a dupla catarinense venceu os problemas na instalação do sensor e garantiu o primeiro lugar pela Graduado. Além de vencer a prova de Tangará, a dupla também assumiu a liderança da classificação geral da competição pela categoria.

De acordo com o navegador campeão só faltou a chuva para deixar a prova ainda mais emocionante. “Foi uma prova limpa, rápida, com pegadinhas bem desenhadas e médias justas. Tivemos problemas com o sensor, mas mesmo assim continuamos, tentando acertar o metro em cada referência. O meu piloto, centrado, levava o carro mais próximo do tempo estabelecido e nos trouxe a primeira colocação. Parabéns a todos os organizadores, espero que este espírito e vontade nunca falte aos mesmos”, comenta Wesley.

Primeiro lugar na Jeep e na Turismo

Pelas categorias Turismo e Jeep os vencedores vieram de São Bento do Sul-SC. O piloto Júlio César Bonoto e o navegador Leandro Machado competiram boa parte da prova com um convidado especial, o pequeno Vítor Iago, de apenas cinco anos. Vítor é filho do Júlio e participa de trilhas desde os dois anos de idade. Em Tangará, o amuleto deu sorte e a dupla subiu no primeiro lugar do pódio tanto na categoria Turismo como na subcategoria Jeep.

Mesmo sem conseguir completar a prova de Tangará, o piloto Bruno Tesser e o navegador Wellinton Scotti, de Caçador-SC, estão liderando a classificação geral das categorias Turismo e Jeep. Em segundo lugar está a dupla formada por pai e filho de Piratuba, o piloto Ari Tondin e o navegador André Tondin. Na terceira colocação nas duas categorias está a dupla de Capinzal formada pelo piloto Guilherme Ody e pelo navegador Luiz Surdi, que mesmo quebrando a direção na prova de Tangará, consertaram o Jeep e concluíram a prova. “A cada ano a Copa Scherer vem melhorando e a prova de Tangará estava muito boa, muito bem planilhada. Acabamos quebrando, mas concluímos a prova e ainda conquistamos o quarto lugar”, aponta Luiz.

Dupla estreia em primeiro na Novato

O piloto Paulo Lacowicz, de Fraiburgo-SC, estava sem navegador até dois dias antes da prova de Tangará. Foi então que a organização do evento indicou o navegador Fábio Augusto Conte, de Joaçaba-SC, e a dupla se formou. Da novidade da estreia até o primeiro lugar no pódio, a distância que separou os dois momentos foi de apenas os 90 quilômetros percorridos pelos competidores durante o sábado.

Segundo Paulo o resultado foi uma surpresa. “O Fábio tem mais experiência, mas no meu caso esta foi somente a terceira prova que participei, mas tudo aconteceu certinho. A adrenalina foi alta em uma prova leve para os carros, mas se tivéssemos chuva isso mudaria um pouco. Estava tudo muito bem organizado, com certeza estarei presente nas próximas etapas”, afirma o piloto campeão da Novato.

Já Fábio não competia como navegador desde 2016. “Ainda competi como piloto em 2017, mas uma cirurgia me tirou das provas. Agora estou conseguindo voltar como navegador, o que é minha grande paixão. Foi a primeira vez que competi com o Paulo e não esperávamos a vitória. A prova de Tangará estava muito apertada, com as médias extremamente justas, não dava para atrasar. Passamos por trechos que estavam muito lisos mesmo com vários dias sem chuva. Foi uma tarde de sábado com uma adrenalina muito alta que me deixou muito feliz em voltar a competir”, conta.

A classificação geral da categoria Novato tem em primeiro lugar o piloto Juliano Matzenbacher e o navegador André Hackmann, de Piratuba-SC. Na segunda colocação estão o piloto Valdir Bizus Cortina e o navegador Edson Zagonel, de Joaçaba-SC. A dupla de Luzerna-SC, formada pelo piloto Alcimar Junior Facin e pelo navegador Jorge Luis Fiorin, figuram em terceiro na briga pelo campeonato.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Em Tangará, os competidores fizeram uma parada logo no início da prova para cumprir com essa etapa com o meio ambiente. A Prefeitura Municipal fez a doação das mudas e também cedeu o terreno para a plantação, que foi realizada no pátio da creche municipal.

Calendário 2018

CAPINZAL* | 28 de abril
TANGARÁ | 23 de junho
PIRATUBA | 8 de setembro
JOAÇABA* | 17 de novembro

*Em 2018, as etapas de Capinzal e de Joaçaba são válidas pelo Campeonato Catarinense de Rally Regularidade 4x4. A terceira prova do ano, que aconteceria no dia 28 de julho em Passo Fundo, está sob reavaliação e pode ter a programação alterada.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc), organização da West Eventos 4x4 Carbon Free e realização dos jeep clubes de Capim Dourado, Vale do Vinho, Pampa Jipe Clube, Piratuba Ipira e Jeep Club do Vale do Rio do Peixe. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote e Monroe Amortecedores. A etapa local de Tangará ainda contou com apoio de Sopasta.

Confira abaixo os pódios completos da prova de Tangará da Copa Scherer 4x4 Carbon Free.

Pódio Master Tangará (Piloto / Navegador)
1º Leandro Rodrigo Riffel (Piratuba-SC) e Michael da Silveira Masson (Capinzal-SC)
2º Elemar Kirst (Piratuba-SC) e Tiago Poisl (Gravataí-RS)
3º Dirceu Potrick (Ipira-SC) e Claudemir Hubner (Caçador-SC)

Pódio Graduado (Piloto/Navegador)
1º Everton Gratt (Capinzal-SC) e Wesley Sari (Ouro-SC)
2º Sérgio Ricci (Passo Fundo-RS) e André Lenger (Chapecó-SC)
3º Elói Petry e Naor Petry (Joaçaba-SC)
4º Lauro “Papael” Gomes (Itapema-SC) e Alexandre Rech (Caxias do Sul-RS)
5º Renato Uliana e Álvaro Uliana (Joaçaba-SC)

Pódio Turismo / Jeep (Piloto / Navegador)
1º Júlio César Bonoto e Leandro Machado (São Bento do Sul-SC)
2º Carlos Alberto Volpato (Tubarão-SC) e Maurício Ibrahim (Chapecó-SC)
3º Ari Tondin e André Tondin (Piratuba-SC)
4º Guilherme Ody e Luiz Surdi (Capinzal-SC)
5º Bruno Tesser e Wellinton Scotti (Caçador-SC)

Pódio Novato (Piloto / Navegador)
1º Paulo Lacowicz (Fraiburgo-SC) e Fábio Augusto Conte (Joaçaba-SC)
2º Alcimar Junior Facin e Jorge Luis Fiorin (Luzerna-SC)
3º Fábio Francisco Dalpaz (Rio do Sul-SC) e Deivid Giacometi (Capinzal-SC)
4º Juliano Matzenbacher e André Felipe Hachmann (Piratuba-SC)
5º Valdir Bizus Cortina e Edson Zagonel (Joaçaba-SC)

Notícias

Página inicial