Motor On Line
Notícias-

F-Indy: Matheus Leist volta a acelerar em Iowa onde em 2017 venceu na Lights
Reportagem: Rodrigo França
Foto: Divulgação
RF1
Na corrida do ano passado na divisão de acesso, o piloto brasileiro largou da 10ª posição em Iowa na Indy Lights e deu um show com várias ultrapassagens em sequência até conquistar a vitória.

A Indy disputa neste final de semana sua 11ª etapa no circuito de menor extensão da temporada: Iowa, que tem apenas 0.894 milhas (cerca de 1.43km). Foi justamente nesta pista em que Matheus Leist, piloto mais jovem do grid da Indy, deu um verdadeiro show em 2017, quando ainda competia na Indy Lights, categoria de acesso à Indy. O gaúcho largou na 10ª posição e venceu a prova com uma sequência impressionante de ultrapassagens após uma das relargadas.

"Eu estou muito animado e feliz por estar volta ao circuito de Iowa, onde fiz uma grande corrida no ano passado. Eu lembro que larguei em 10º e ganhei a corrida fazendo várias manobras, sendo algumas delas bem difíceis e por fora. Foi realmente uma corrida divertida e agora estou ansioso para correr nessa pista na Indy. Tenho certeza que a equipe AJ Foyt tem trabalhado bastante para que a gente consiga lutar por um bom resultado", diz Leist, que, antes de competir na Indy, correu de fórmula na Europa, onde foi campeão da F-3 Inglesa em 2016, repetindo o feito de Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi.

Estreante na Indy em 2018, Leist também chegou impressionando na categoria ao conquistar um terceiro lugar no grid de largada na abertura da temporada em São Petersburgo. Na Indy 500, o brasileiro foi o melhor rookie no grid e terminou em 13º lugar entre os 33 carros do grid. Para a etapa de Iowa, Leist espera um bom desempenho do carro da AJ Foyt, que tem rendido melhor em circuitos ovais.

"Nossa última avaliação real em um circuito oval acaba sendo a própria Indy 500, onde o nosso carro rendeu muito bem desde os primeiros treinos. Nas últimas três etapas nós tivemos dois traçados mistos (Detroit e Road America) e uma em oval, mas no caso do Texas nem conseguimos fazer uma análise profunda já que precisei abandonar ainda na sétima volta. A expectativa é de voltar a andar bem em circuito oval e em uma pista pequena como essa é sempre importante estar na volta do líder para aproveitar as relargadas", diz Leist, que é piloto do time Cimed Racing, a maior plataforma de apoio ao automobilismo brasileiro.

Os treinos da Indy em Iowa serão realizados todos no sábado. O primeiro treino livre será às 12h15 e o classificatório ocorrerá às 16h30. O último treino livre será às 19h45 e a corrida acontecerá no domingo, com largada às 15h30 e transmissão ao vivo do BandSports. A prova terá duração de 300 voltas no circuito oval.

Notícias

Página inicial