Motor On Line
Notícias-

Rally: dupla da equipe Ducks Off-Road vence o Sertões pela categoria Turismo
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Vinícius Branca
Comunicação 4x4
Kleber e Fernanda participaram pela primeira vez da competição na modalidade regularidade.

O maior rally do Brasil chegou a sua 26º edição em 2018 saindo da cidade de Goiânia (GO) e percorrendo mais de 3,6 mil quilômetros até Fortaleza (CE). O desafio do Rally dos Sertões passou ainda pelos estados da Bahia e do Piauí e, após sete dias de prova, levou uma dupla capixaba para o alto do pódio logo na sua estreia na competição. O piloto Kleber Santana e a navegadora Fernanda Tonani foram os campeões da categoria Turismo do Rally Regularidade representando a Ducks Off-Road Rally Team e contando com apoio da equipe FD Rally Team.

A dupla do Espírito Santo compete em provas de rally regularidade há menos de dois anos. Kleber e Fernanda iniciaram na categoria Turismo Light em 2016 e subiram para a Turismo em outubro de 2017. Para treinarem em provas de longa duração e se prepararem para o Rally dos Sertões participaram neste ano do Transcatarina, mas nada havia se comparado ainda com o que encontraram de Goiânia a Fortaleza. “Ficamos muito cansados, mas estávamos muito felizes de estar no Rally dos Sertões. Todos os dias enfrentávamos um novo desafio de terreno, areia, pedras, chão batido, velocidade, mudanças de média e de trajeto. No entanto, todo o cansaço era esquecido quando chegávamos nas cidades e recebíamos o apoio das crianças e moradores locais como aconteceu em Formosa (GO)”, conta Fernanda.

De acordo com Kleber, o que mais impulsionou a dupla e deu força para enfrentar um longo percurso todos os dias e realizar uma boa prova foram as inúmeras mensagens de apoio e incentivo que recebiam dos amigos que vibravam com as conquistas em cada etapa. “O Rally dos Sertões é um sonho, diferente de todas as outras provas que participamos o desafio começa antes mesmo da prova. É uma competição que exige muito do carro e dos competidores. Durante os sete dias de competição tentamos poupar um pouco do carro que, mesmo bem preparado, sofreu muito com a diversidade do terreno e o clima quente da região”, explica Kleber.

Após uma disputa acirradíssima pelo primeiro lugar, Kleber e Fernanda chegaram em Fortaleza e subiram na rampa do Rally dos Sertões soltando o grito de campeões e vibrando com a bandeira do Espírito Santo. “Sou capixaba, nascida e criada em Vitória. Subi com a bandeira do meu estado na largada e também no pódio”, se orgulha Fernanda. “Foi inacreditável. Estávamos em uma disputa acirrada com outra dupla, mas tínhamos uma vantagem de 14 pontos ao largar para última etapa. Ainda assim conseguimos dois primeiros lugares e fechamos com chave de ouro nossa participação. O Rally dos Sertões é um campeonato à parte, além de técnica, temos que ter um preparo psicológico muito grande para acordar todos os dias e enfrentar oito, nove ou dez horas de prova”, acrescenta.

Em 2019 o roteiro já foi divulgado e a competição vai acontecer entre as cidades de Campo Grande (MS) e Goiânia (GO), passando pelo deserto do Jalapão. Kleber e Fernanda já estão com o coração no ano que vem. A dupla sobe de categoria e desta vez vai buscar o título e tentar repetir a emoção entre os competidores mais experientes da Graduados. “Não tem emoção maior que chegar na rampa e ainda ser campeão do Rally dos Sertões. Obrigado a todos que nos ajudaram”, finaliza Kleber.

Para viabilizar essa conquista e o sonho de participar do Rally dos Sertões, a dupla da Ducks Off-Road Rally Team contou com apoio da SFI CHIPS, FD Stand & Displays, Street Motors e Miltparts.

Notícias

Página inicial