Motor On Line
Notícias-

Kart: top-3 no Troféu Academy Guilherme Figueiredo disputa Mundial na Suécia
Reportagem: Mariana Viegas
Eversports
Sergipano de 13 anos foi destaque em competição da FIA e chega embalado para disputa de seu principal desafio na temporada, competindo contra mais de 100 pilotos no Kartódromo de Kristianstad.

O ponto alto da temporada 2018 chegou para Guilherme Figueiredo. O piloto se dedicou quase que exclusivamente em competições internacionais neste ano, participou de nove etapas nos principais campeonatos do Velho Continente, acumulou muito aprendizado e evolução, bons resultados, e disputa neste fim de semana (19 a 23) o Campeonato Mundial de Kart em Kristianstad, na Suécia. A categoria OK-Junior, para pilotos entre 12 e 14 anos, bateu o recorde de inscritos nesta edição, com 117 participantes, entre eles, o sergipano de 13 anos, que está confiante para o desafio.

Ao contrário da maioria das pistas onde correu neste ano, o Kartódromo de Kristianstad não será uma novidade para Guilherme. No último mês de agosto, o piloto participou de uma prova do campeonato regional, visando conhecer melhor o traçado, testar diferentes configurações de seu equipamento, e se preparar da melhor forma possível para seu principal objetivo em 2018. Na disputa, Figueiredo começou bem, com o 5º melhor tempo na classificação. Depois, nas corridas, teve algumas dificuldades, mas mesmo assim, terminou quatro provas no top-10, e aposta nesta experiência para buscar um bom resultado agora no Campeonato Mundial. O circuito de 1.231 metros de extensão, que é bastante técnico, conta com um misto de curvas travadas e muitas mudanças de direção, com outro trecho de forte aceleração, exigindo bastante dos pilotos.

Na temporada 2018, Guilherme teve participações de destaque em algumas competições, como o Troféu Margutti, em março, quando andou constantemente entre os 10 melhores em sua primeira experiência na Europa, e seguiu evoluindo ao longo das etapas do WSK na Itália, Campeonato Europeu na Itália, Inglaterra e Alemanha, e teve seus principais resultados no Troféu Academy da FIA, na qual foi escolhido para representar o Brasil, conquistou duas vitórias, foi ao pódio na etapa de Lonato, e ficou com o 3º lugar na classificação geral entre 51 competidores - todos utilizando equipamentos iguais, fornecidos pela organização.

No Mundial de Kart, os treinos em Kristianstad começaram nesta quarta-feira (19), ainda sem cronometragem oficial. A partir de sexta-feira, acontecem os treinos oficiais e a tomada de tempos, que define o grid de largada das baterias classificatórias. Na sequência, os pilotos são divididos em sete grupos, que se enfrentam entre si em provas que vão somando pontos. Após essa fase, apenas os 34 melhores se garantem na disputa da grande final, da qual sai o novo Campeão Mundial de Kart. A decisão está marcada para às 9h50 de domingo (23), no horário de Brasília. Os resultados e a transmissão da final podem ser acompanhados pelo site www.cikfia.com.

Guilherme Figueiredo tem o apoio de Banese Card, Maratá e Banese Corretora de Seguros.

Guilherme Figueiredo:

“Estou muito animado para a disputa do meu primeiro Campeonato Mundial de Kart. Essa foi uma temporada de muito aprendizado e evolução, tive vários desafios diferentes ao longo do ano, e isso me fez crescer muito como piloto. Chego confiante também por já ter andando na pista de Kristianstad, onde fui bem competitivo na prova que participei. Sei que será uma semana de muito trabalho, é algo muito difícil, são mais de 100 pilotos de um nível altíssimo, qualquer detalhe pode fazer a diferença, mas vou dar o meu máximo para conseguir um bom resultado para o Brasil e Sergipe no campeonato mais importante do kartismo internacional, então, um lugar no top-10 seria algo muito legal”.

Notícias

Página inicial