Motor On Line
Notícias-

Kart: treinos livres mostram que disputa pelas vagas será acirrada na CPSC
Reportagem: F. Gonçalves / B. Paula / C. Scafuro
Foto: Fábio Oliveira
FGCom
Com dia intenso no Aldeia da Serra, um décimo de segundo separa o 1º do 6º colocado durante os treinos livres da 7ª etapa da Copa SP Light de Kart.

Se o sábado (22) seguir como foi a sexta-feira (21) no Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), não vai faltar emoção para quem estiver assistindo. Com 10 pilotos disputando as três vagas para a 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras, as disputas devem ser intensas até a última bandeirada. Na segunda sessão de treino livre do dia, o mais rápido foi Enzo Prado (38s241), com Christian Fliter em segundo (38s243) e Lucas Okada em terceiro (38s282). Além das vagas na final, os pilotos também disputam o título da 16ª Copa Petrobras Sorriso Campeão, uma ação social direcionada aos mecânicos dos pilotos (Categoria Graduados), que têm a chance de receber tratamento odontológico gratuito por um ano.

Nesta penúltima etapa classificatória para a final, mais três pilotos se classificam com as mesmas regras das outras classificatórias. A primeira vaga será preenchida com o vencedor da primeira corrida, a segunda vaga será do vencedor da segunda corrida e a terceira vaga com o melhor colocado na somatória de pontos do campeonato. No caso de o vencedor não preencher os requisitos para a classificação (ter entre 15 e 20 anos de idade e não ser ex-campeão), o melhor colocado será classificado.

Lucas Okada é um dos nomes que está em busca de uma das vagas. O brasiliense quer garantir sua terceira participação consecutiva na final. “Eu vou disputar essa etapa do Light com o objetivo de conquistar a vaga para a Seletiva de Kart Petrobras. Espero que dê tudo certo. A expectativa é boa, mas tem muitos pilotos bons disputando a vaga. Pelos treinos, eu acredito que vai dar para ficar com uma das vagas. Estou confiante para disputar a minha terceira final e dessa vez vencer, já que bati na trave nas outras duas vezes”, avaliou o piloto do kart #17.

Já o paulista Christian Fliter quer se juntar ao irmão gêmeo Nicolas, que garantiu a vaga durante a classificatória em São Luís (MA) e está na Europa disputando o Mundial de Kart. “Vou disputar a vaga, não estou nem com foco em vencer corridas, eu quero mesmo é chegar no fim do campeonato com a minha vaga garantida. Estou com a cabeça em dois lugares, aqui e no Mundial de Kart... assim que eu saio do kart eu corro para o telefone para falar com o meu irmão (Nicolas) e acompanhar o live timing”.

Para a categoria Graduados, as atividades neste sábado em Aldeia da Serra começam a partir das 13h com a tomada de tempo. A primeira prova da categoria está prevista para começar às 14h30 e a segunda na sequência das demais categorias.

Seis dos 12 finalistas da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras já estão definidos: o gaúcho Pedro Goulart, o maranhense Marcos Gonçalves Filho e os paulistas Allan Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra e Nicolas Fliter. Os 12 finalistas lutarão pela maior premiação do kartismo nacional em outubro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos
Dante Fibra (SP), 16 anos
Nicolas Fliter (SP), 16 anos
Marcos Gonçalves Filho (MA), 16 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Notícias

Página inicial