Motor On Line
Notícias-

Protótipo Sigma estreia em Santa Cruz do Sul no Endurance Brasil
Reportagem: MS2 Comunicação
Foto: Bruno Terena
Piloto paulista Jindra Kraucher e gaúcho Felipe Bertuol dividem o cockpit do carro da categoria mais rápida do campeonato: a P1.

A Endurance Brasil volta a acelerar neste fim de semana no Autódromo Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, para a quinta etapa da temporada. Com 3.530 metros de extensão e 14 curvas a pista recebe a categoria que vem crescendo e mostrando um grid cada vez mais competitivo.

Uma das grandes novidades do grid é a estreia do protótipo Sigma na categoria P1, que será pilotado pelo paulista Jindra Kraucher e pelo gaúcho Felipe Bertuol. Fabricado em Araricá, no Rio Grande do Sul, o carro conta com motor Audi 8 cilindros turbo de 600 HP preparado por José Staudt, o projeto é dos engenheiros Evandro Flesch e Pedro Fetter.

O novo protótipo, que vem sendo desenvolvido e desenhado desde 2014, com conceito da LMP1, teve a proposta inicial sem utilizar câmbio, mas foi repensado para estrear nessa etapa da Endurance. “A estreia foi várias vezes postergada em função da complexidade no desenvolvimento. Esta alternativa sem câmbio mostrou ser viável, mas o tempo de desenvolvimento seria muito maior do que esperávamos, necessita de um trabalho bastante específico”, explica Kraucher.

A equipe decidiu colocar o câmbio X-TRACK de última geração e desta forma, poder se concentrar apenas no desenvolvimento do chassi Sigma P1, devendo retomar o desenvolvimento sem câmbio em um futuro próximo.

“Tínhamos um conceito de motor muito forte, e assim não precisaríamos do câmbio, e teríamos uma série de benefícios com isso. Conseguimos com esse modelo treinar e virar um bom tempo na pista de Tarumã (1min02s), mas com o atual desenvolvimento da categoria não tem mais como, os atuais viram 059s com pneus usados, então decidimos adaptar o carro para colocar o câmbio, e essa será nossa primeira corrida”, contou Bertuol animado para a estreia.

Jindra começou a carreira no kart sendo tricampeão, depois passou para as F-Fiat e F-Ford e se tornou bicampeão do Brasileiro de Endurance em 2013, também campeão das Mil Milhas e das 12 Horas de Tarumã. Já Felipe vem de uma família de grandes nomes do automobilismo gaúcho e nacional, sendo a terceira geração, o avó Aristides Bertuol, que também foi um dos fundadores do autódromo de Tarumã, e o pai também piloto já falecido Paulo Bertuol, o gaúcho soma muitos campeonatos de turismo e de provas de longa duração.

A Equipe tem apoio da Fueltech - Empresa de alta tecnologia em sistema de injeções eletrônicas programáveis.

A programação da quinta etapa continua nesta sexta-feira com os treinos oficiais e classificatório. A prova, com três horas de duração, tem início às 10h do sábado (29), com transmissão ao vivo no facebook, site e youtube da categoria @endurancebrasil.

Notícias

Página inicial