Motor On Line
Notícias-

Kart: campeão e vice da Seletiva Petrobras 2018 farão teste de F-4 com a Carlin
Reportagem: F. Gonçalves / B. Paula / C. Scafuro
Foto: Fábio Oliveira
FGCom
Time inglês receberá os pilotos nos dias 19 e 20 de novembro e eles também terão a experiência em um simulador.

Com objetivo de possibilitar um amplo conhecimento dos pilotos sobre as possibilidades de carreira que têm pela frente, a Seletiva de Kart Petrobras oferece mais uma grande experiência a Lucas Okada, campeão da Seletiva 2018, e a Enzo Prando vice-campeão da 20ª edição, que é a realização de dois dias de testes de Fórmula 4 com a tradicional equipe inglesa Carlin, por onde já passaram algumas feras e pilotos da F-1 atual, como Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Kevin Magnussen. Os testes serão nos dias 19 e 20 de novembro.

Okada e Prando também terão a experiência no simulador na sede da equipe (no dia 17) e poderão, inclusive, conhecer um pouco melhor a pista de Pembrey, localizada no País de Gales e onde serão realizados os testes. O traçado de 2.348 metros é bastante utilizado para treinos das equipes britânicas.

“Ficamos felizes em, mais uma vez, poder propiciar aos pilotos a chance de fazer um teste com um Fórmula 4 na Europa. Os pilotos sabem e reconhecem que todas as ações do programa são importantes. Mas acelerar é, sem dúvidas, o que eles mais esperam”, comenta Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.

“Nesta edição, firmamos uma parceria com a Carlin, que tem em seu DNA a expertise no desenvolvimento de jovens talentos e está totalmente apta para nos receber e possibilitar uma grande experiência aos pilotos. Estou certo de que os vencedores vão aprender muito, tanto nos testes com o carro, como também no simulador, que atualmente tem uma grande importância, por conta da limitação de testes nas categorias do mundo todo”, enfatiza Carcasci.

Fundada pro Trevor Carlin em 1996, o time é um dos mais tradicionais do automobilismo europeu, com vitórias e participações em diversos campeonatos, como F-3 Inglesa, Porsche Supercup, World Series, Fórmula Renault 3.5, A1GP, F-3 Europeia, GP3 e GP2.

Atualmente, a equipe está presente na Fórmula 2, F-3 Europeia, F-4 Inglesa, Euroformula Open, Indy e Indy Lights. Em 2017, o brasileiro Matheus Leist, vice-campeão da Seletiva de Kart Petrobras em 2013 e terceiro colocado em 2014, correu pela equipe na Indy Lights e venceu a etapa de Indianápolis.

Veja a pontuação final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:

1. Lucas Okada (DF) 40 pontos
2. Enzo Prando (SP) 37
3. Pedro Goulart (RS) 33
4. Christian Fliter (SP) 32
5. Pedro Lopes (SP) 31
6. Guilherme Peixoto (SP) 29
7. Nicolas Fliter (SP) 17
8. Allan Martins Croce (SP) 13
9. Victor Schoma (SP) 12
10. Gabriel Paturle (MG) 11
11. Marcos Gonçalves Filho (MA) 7
12. Dante Fibra (SP) 7

Seletiva de Kart Petrobras

Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui a visita à sede da McLaren, um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total - somando todas as ações - chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebeu 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Notícias

Página inicial