Motor On Line
Notícias-

F-1: Pietro Fittipaldi é confirmado como piloto de testes da Haas em 2019
Reportagem: Rodrigo França / Felipe Chaguri
Foto: Divulgação
RF1
Piloto brasileiro testará o Haas VF-18 pela primeira vez em 27 de novembro no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.

A Haas F1 Team confirmou nesta sexta-feira que Pietro Fittipaldi será piloto de testes oficial da equipe para a temporada 2019. Como parte do acordo com a equipe, o piloto brasileiro testará o carro da F1 pela primeira vez no teste de pneus da Pirelli, que acontecerá no próximo dia 27 no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Com 22 anos, Pietro é neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial de Fórmula 1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis. O jovem piloto será integrante do time da Haas em toda temporada cumprindo as funções e deveres nos testes junto com os pilotos titulares da equipe em 2019: o francês Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen. Fittipaldi já será integrado ao time neste final de semana no GP do Brasil e acompanhará de perto o trabalho da equipe também no GP de Abu Dhabi, entre os dias 23 e 25 de novembro. Na sequência, ele pilotará o Haas VF-18 no dia de abertura dos testes de pneus da Pirelli.

"É um prazer dar as boas-vindas ao Pietro Fittipaldi na Haas F1 Team e estamos ansiosos para trabalharmos juntos", diz Guenther Steiner, chefe de equipe da Haas F1 Team. "Ele traz um pedigree de campeão e vencedor para o nosso time, com títulos nas categorias de base de fórmulas. Mais recentemente, ele também acumulou experiência e bom desempenho nas provas da Indy e agora nós estamos felizes de poder dar ao Pietro seu primeiro teste em um F1. Como parte de seu papel nos testes e o feedback que ele nos dará ao longo da temporada 2019, não tenho dúvida de que ele contribuirá muito para o crescimento e desenvolvimento de nosso time na Fórmula 1", diz Guenther.

"Estou extremamente feliz de conquistar a vaga de piloto de testes da Haas F1 Team", diz Fittipaldi, que participou de seis etapas da Indy em 2018 com a Dale Coyne Racing. "Eu gostaria de agradecer ao Gene Haas e ao Guenther Steiner pela oportunidade de fazer parte do time. Eles fazem um trabalho incrível na F-1 e terem me pedido para desempenhar este papel de seguir desenvolvendo este sucesso é realmente emocionante. Não vejo a hora de estar com as mãos no volante do Haas VF-18 em Abu Dhabi. Quero carregar esta experiência para ter o máximo de aprendizado em 2019 e espero um dia conseguir uma vaga de piloto de titular na F1 no futuro", diz Pietro.

Fittipaldi começou no kart nos Estados Unidos em 2006 e em 2011 fez sua estreia em carros de turismo também nos EUA, sendo eleito o melhor estreante no Nascar Whelen All American Series. Logo depois, Fittipaldi se mudou para a Europa em 2013, quando entrou para os monopostos na F4 Inglesa. Ele também disputou o campeonato de Fórmula Renault e dominou a temporada 2014 do campeonato de protótipos da Fórmula Renault, conquistando o título com 10 vitórias em 15 corridas.

Em 2016, Pietro Fittipaldi entrou para a Fórmula 3 Europeia, onde conquistou três pódios. Nesse período, ele também disputou o MRF Challenge de Fórmula 2000, sendo campeão com quatro vitórias e nove pódios na temporada. Outro título importante de Pietro aconteceu em 2017 na World Series: foram seis vitórias, 10 pódios e um recorde de 10 poles na temporada. Em abril de 2018, Pietro estreou na Indy em Phoenix com a Dale Coyne Racing, mas se ausentou de algumas corridas na sequência por ter quebrado as pernas em maio nos treinos das 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, prova válida pelo Mundial de Endurance (WEC). Pietro retornou para a Indy no final de julho, tendo participado das cinco provas finais da categoria, conquistando um nono lugar no GP de Portland.

Sobre a Haas F1 Team:

A Haas F1 Team estreou no Mundial de Fórmula 1 em 2016, sendo a primeira equipe norte-americana na categoria desde 1986. A equipe foi fundada por Gene Haas e o time tem sua base em Kannapolis, na Carolina do Norte, no mesmo campus do time campeão da Nascar, a Stwewart-Haas Racing. Gene Hass é o fundador da Haas Automation, a maior empresa em construção de ferramentas de torno CNC da América do Norte, sendo ele o dono da equipe de Fórmula 1.

Notícias

Página inicial