Motor On Line
Notícias-

Motovelocidade: ABR nas 1ª e 2ª filas do grid da última do SBK em Interlagos
Reportagem: Fernanda Gonçalves / Beatriz de Paula
FGCom
Alex Barros vai largar em segundo lugar e Lucas Torres sai da sexta posição.

A chuva prevista para este sábado (1º) não se confirmou e os treinos classificatórios e a Superpole para a definição do grid das duas corridas da oitava etapa do SuperBike Brasil foram realizados com sol e tempo estável no autódromo de Interlagos (SP). A exceção foi o primeiro classificatório, pela manhã, que por conta da chuva durante a noite, ainda aconteceu com pista úmida. Já os demais ensaios e a sessão decisiva para a formação do grid da última rodada dupla foram em condições de pista seca.

Acometido por uma virose, Alex Barros teve um sábado difícil. Mas, mesmo assim, garantiu lugar na primeira fila. O experiente piloto ficou a 0.342 da pole position e vai largar em segundo. Lucas Torres também está entre os mais rápidos e sai do sexto posto. Neste domingo (dia 2), a oitava e última etapa de 2018 terá a realização de duas corridas. A primeira prova será às 12h55 e a segunda bateria larga às 15h20, ambas com 12 voltas.

Barros teve um sábado difícil e atípico. Sentindo indisposições e dores por conta de uma virose, o piloto e chefe da equipe Alex Barros Racing não participou das duas primeiras sessões classificatórias do dia. Registrou seu tempo e garantiu lugar na Superpole apenas no terceiro treino e, inclusive, foi o mais rápido desta seção. A bordo de sua BMW S 1000 RR #4, ele registrou 1min36s717. E passou para a Superpole com o segundo melhor tempo, no resultado consolidado. Na Superpole, acelerou forte, baixou seu tempo, marcou 1min36s276, garantindo lugar na primeira fila do grid, com o segundo lugar, para as duas corridas deste domingo.

“Durante todos os treinos, eu andei muito pouco. Hoje abortei os treinos da manhã, porque já não estava bem. Não consegui dormir, em virtude desta virose. Tive a preocupação de me poupar, para cuidar um pouco da imunidade, afinal não tenho mais 20 anos. A minha preocupação era a Superpole, que felizmente conseguir fazer. Mas ainda tem amanhã. Claro que a gente sempre tem coisas pra testar. Tudo o que eu tinha planejado, tive de fazer mais rápido”, observou Barros.

Com pouco tempo sobre o equipamento, o time contou com uma ajuda extra e com muita vontade e ‘alma’ para garantir o resultado.

“O Pitico começou a trabalhar com a gente nesta etapa, fizemos algumas alterações nas suspensões e isso deu uma melhora, mas sempre precisamos daqueles pequenos ajustes, com isso, dois ou três décimos ficam pra trás. Fiz uma mudança do classificatório pra Superpole, porque a moto apresentou um problema eletrônico, e tivemos de voltar a moto na metade do terceiro classificatório", contou.

"Na suspensão, conseguimos um acerto melhor na traseira, mas a pista piorou muito de ontem pra hoje, com a chuva perdeu muito a aderência. Mas nossa moto não está longe. Dei poucas voltas e mesmo assim consegui brigar pela pole. Errei numa volta, não fosse isso, dava para ter conseguido. A preocupação agora é amanhã. Quero me alimentar bem, me hidratar pra aguentar. Mesmo que eu sinta dificuldades, tem que por um pouco da 'alma'. Superar a dor e colocar a alma mesmo”, considerou o piloto de 48 anos.

O companheiro Lucas Torres andou bem em todas as sessões. E esteve sempre no Top-10. Com o resultado dos três classificatórios ficou em sexto no consolidado. Durante a Supepole, manteve o ritmo e ficou com a sexta posição, de onde irá largar para as duas provas finais do SuperBike Brasil 2018. O jovem de 19 anos anotou o tempo de 1min38s123, baixando seu tempo em mais de dois segundos.

“Acredito que foi um bom resultado dos treinos classificatórios e da Superpole. Vim evoluindo de quinta-feira pra hoje e baixei meus tempos. Agradeço a equipe e patrocinadores pelo trabalho. Mexemos um pouco na suspensão, para ter uma média boa. E acertamos a calibragem dos pneus, e com isso tive mais confiança, conseguindo melhorar minha marca. Estou contente com a sexta posição, é sempre importante largar entre os dez mais rápidos. Amanhã espero brigar pelo pódio”, disse Torres.

Superpole - SBK / Grid para as duas corridas - 8a etapa em Interlagos:

1) 51-Eric Granado (PRO), 1:35.934
2) 4-Alex Barros (PRO), 1:36.276
3) 28-Pedro Sampaio (PRO), 1:36.951
4) 41-Maximiliano Gerardo (PRO), 1:37.462
5) 17-Danilo Lewis (PRO), 1:37.903
6) 77-Lucas Torres (PRO), 1:38.123
7) 832-Mauriti Junior (E), 1:40.398
8) 12-Davi Costa (E), 1:40.774
9) 146-Rodrigo Dazzi (E), 1:41.160
10) 177Marcelo Skaf (E), 1:41.440

Notícias

Página inicial