Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Ricardo Zonta põe a Shell V-Power na pole da decisão em Interlagos
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mario Dias
Paranaense emplaca terceiro Q3 consecutivo e conquista sua primeira pole pela Shell por 0s005, enquanto Átila Abreu parte da 11ª fila.

A pole position da última etapa da Stock Car em 2018 é da Shell V-Power com Ricardo Zonta. O piloto paranaense foi impecável no quali realizado em condições de pista muito traiçoeiras e vai largar em primeiro na prova de pontuação dobrada que vai definir o campeonato. Foi a terceira vez consecutiva que o ex-piloto de F1 entrou para o Q3, a fase decisiva do treino classificatório.

A jornada foi atribulada, uma vez que choveu pouco antes da abertura de box e a direção de prova determinou o uso de pneus de chuva nas duas primeiras partes do treino.

Com seus dois pilotos entre os 15 do campeonato, a Shell V-Power mandou os carros #10 e #51 para a pista no primeiro grupo. Zonta marcou o terceiro tempo na sessão. Átila Abreu precisou fazer três voltas rápidas em sequência e enfrentou dificuldades com a calibragem dos pneus biscoito, terminando em nono no grupo.

Em condições normais, os dois avançariam para o Q2 sem maiores dificuldades com essa performance. Mas a pista secou, favorecendo os competidores do grupo 2.

Assim passaram para a segunda fase do treino dez competidores da parte de baixo da tabela e apenas cinco do top-15. Zonta estava entre eles, com o décimo tempo no compilado do Q1. Átila caiu para 22º, posição da qual vai largar neste domingo às 11h. A corrida tem transmissão da Globo e Sportv.

No Q2, os pilotos do primeiro grupo na fase anterior acabaram favorecidos, pois foram para pista com seus pneus de chuva mais frios. Zonta foi o melhor entre eles, registrando a melhor volta daquela fase do treino e garantindo o direito de ser o último a ir para pista no Q3, quando os carros têm apenas uma chance de volta lançada.

A direção de prova então liberou os times para usar pneus slick, e a Shell V-Power foi impecável para ajustar o carro #10 para as condições de pista seca.

Zonta fez o melhor primeiro trecho, perdeu algum tempo para a marca de Julio Campos no segundo e voltou a cravar o melhor setor da pista na parte final. Registrou a pole sobre o conterrâneo curitibano por 0s005. Foi a primeira pole de Zonta pela Shell V-Power. Há duas semanas, em dupla com Lico Kaesemodel, o ex-piloto de F1 deu à Shell seu primeiro título nos carros, no campeonato de endurance da Porsche Cup.

O que eles disseram:

“O resultado de hoje mostra o quanto conseguimos evoluir o carro nas últimas etapas, desde Londrina sempre classificando entre os seis. Vencemos em Goiânia e aqui com essa pole mostramos que temos o carro perfeito, dando andamento a tudo também para o ano que vem. O ano todo trabalhamos muito para conseguir a evolução do carro e hoje tenho que agradecer a Deus porque deu tudo certo aqui considerando as condições. Choveu, secou e, graças ao trabalho da equipe que foi perfeito acertando a calibragem dos pneus e o ajuste do carro. O ano todo lutamos bastante e agora vamos sair na frente e buscar mais essa vitória para a Shell”

Ricardo Zonta

“O carro esteve muito bem o fim de semana todo e o tempo aqui no quali, com meio garoa, meio seco atrapalhou um pouco. O carro era bom na tomada, mas acabamos mal posicionados na pista e no final secou bastante. Fechava a volta e pulava entre os três primeiros, mas os outros baixavam a seguir. No final passou um pouco a calibragem com meu pneu de chuva e não consegui aproveitar a última volta. O segundo grupo obviamente pegou a pista muito melhor, o que acabou nos colocando numa posição crítica para largar. Mas corridas são corridas, não é a primeira vez que a gente precisa vir lá de trás e vamos fazer um bom trabalho para fechar o ano bem.”

Átila Abreu

“Era o que faltava para este ano: a gente não tinha conseguido nenhuma pole ainda. Então ficamos muito felizes pela Shell. Ontem já vimos que o time estava muito, muito forte, com os dois carros sempre entre os 10. Tenho certeza de que se a classificação fosse toda no seco hoje o Átila também estaria no Q3. Mas eles classificaram num grupo com condições de pista um pouco piores, daí o Zonta conseguiu passar e o Átila não e acabou dando uma diferença entre os dois. De todo modo os carros mostraram que são competitivos, parabéns ao Zonta e vamos muito motivados para amanhã”

Thiago Meneghel, chefe da equipe Shell V-Power

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial