Motor On Line
Notícias-

Motocross: Atibaia tem dia de aquecimento para o Duelo de Motos
Reportagem: Manuella Tavares
Foto: Guilherme Gaino
222 Comunicação
Pilotos reconheceram a pista e iniciaram os treinos. Prefeito, Saulo Pedroso, também esteve no local no dia anterior.

Os pilotos do Duelo de Motos, maior competição de Motocross Estilo Livre do Brasil (FMX), iniciaram, nesta quinta-feira, os treinos na pista montada especialmente para o evento em Atibaia. Ao todo, nove pilotos se revezaram para conhecer as rampas e sentir a dificuldade do desafio que terão pela frente.

A grande final acontecerá no domingo (3), com transmissão ao vivo pelo Esporte Espetacular, a partir das 10 horas. Mas, o público da região poderá assistir os treinos oficiais desta sexta-feira e as classificatórias do sábado no próprio Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, já que a entrada é gratuita e o acesso livre.

A competição reúne oito dos principais nomes da modalidade no Brasil: o atual campeão do duelo, Fred Kyrillos (São Paulo / SP); Gilmar Pereira Flores - Joaninha (Sinop, MT); Marcelo Simões (Herculândia / SP); Nicolas Ferreira (Sinop / MT); Claudio Rocha (Fortaleza / CE); Diego Djamdjian (São Paulo / SP) e Jonilson “Kiko” Silva (Boa Vista / RR) e ainda conta com a presença de Brian Mc Carty, atleta americano.

Casa Cheia

Em visita ao local do evento, o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, comentou que a expectativa é de um fim de semana movimentado. “Os hotéis estão cheios, ainda tem muita gente de férias. A cidade está cheia e ansiosa para receber mais uma vez esses atletas”, conta o gestor se referindo a 2017, quando a competição aconteceu no local e teve milhares de expectadores.

O formato

O Duelo de Motos recebe este nome não por acaso. O árbitro e consultor técnico da pista, Guilherme Gaino, explica que, diferentemente das competições tradicionais, no caso desta competição, os embates são diretos homem a homem. “As competições tradicionais são em chave aberta e cada piloto faz uma apresentação individual, recebe uma classificação com base em sua nota. No Duelo, dois pilotos se enfrentam diretamente e somente o vencedor de cada embate segue para fase seguinte”, explica.

O Desafio

Para garantir uma boa pontuação, os atletas precisam elaborar uma rotina de manobras desafiadoras, isto é, os árbitros levam em conta o seu grau de dificuldade, a extensão de seus movimentos e a forma como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos durante o tempo disponível para cada apresentação.

O Julgamento

Gaino, explica que esses detalhes serão avaliados por um grupo de especialistas na modalidade e que todos os aspectos apresentados serão considerados na nota final de cada participante. “O quadro de juízes é composto por profissionais do meio e pilotos veteranos, com anos de experiência no esporte e hoje já afastados das competições.”

O consultor também esclarece que os tipos de manobras, seu grau de dificuldade e a maneira como elas são executadas compõem grande parte da nota, mas a avaliação vai além disso. “Detalhes como o controle do piloto sobre a motocicleta, seu posicionamento e a maneira como ele inicia e finaliza um salto são pontos extremamente relevantes e que, considerando o alto nível técnico de todos os participantes, podem garantir um lugar no duelo final, ou não. ”, explica.

Serviço | 5ª Edição do Duelo de Motos

1º de Fevereiro: Treinos Oficiais - Das 9h às 12h e das 14h às 17h
2 de Fevereiro: Classificatórias - Das 9h às 13h30
3 de Fevereiro: Grande Final | Transmissão Ao Vivo - TV Globo - A partir das 9h
Endereço: Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, 511 - Vila Thais
Entrada Franca

Notícias

Página inicial