Motor On Line
Notícias-

Stock Car: com 4 carros a Shell abre temporada 2019 na corrida 500 da categoria
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias / Leo Sposito
Ricardo Zonta e Átila Abreu seguem representando a equipe Shell V-Power, enquanto a Shell Helix Ultra terá Galid Osman e Gaetano di Mauro.

A Shell começa neste fim de semana, no Velopark, mais uma temporada na Stock Car, repleta de novidades. A partir de 2019, serão quatro carros patrocinados pela marca. Além de Átila Abreu e Ricardo Zonta na equipe Shell V-Power, Galid Osman e Gaetano di Mauro disputam o campeonato pela Shell Helix Ultra.

Somando-se a eles, a Shell tem ainda dois carros na Stock Light e outros dois na Porsche Cup, o que torna a marca a maior patrocinadora do automobilismo brasileiro. Em linha com sua posiçõa única no cenário nacional do esporte a motor, a Shell receberá seus convidados na maior parte do calendário da Stock Car no A51 Truck Lounge, camarote itinerante que é a principal ativação de pista no calendário da categoria. Nos bastidores, o engenheiro Gilberto Pose, especialista com passagens pela Scuderia Ferrari na F1, dará consultoria aos quatro carros da Shell e suas equipes ao longo do ano.

Terceira colocada na temporada do ano passado, a Shell V-Power chega a 2019 disposta a lutar por ainda mais vitórias. Átila Abreu foi o maior vencedor de 2018, em quatro corridas, enquanto Ricardo Zonta, na pista, ganhou três vezes, com destaque para a prova de encerramento do último campeonato largando da pole position em Interlagos (corrida disputada em bateria única, como a deste domingo).

Já a Shell Helix Ultra estreia na Stock Car apostando na combinação entre Galid Osman, que disputa sua oitava temporada e já soma duas vitórias e duas poles, e Gaetano di Mauro, que disputou sua primeira corrida na principal categoria no ano passado na prova vencida por Zonta, tendo passado todo o fim de semana entre os mais velozes em Interlagos.

A abertura da temporada 2019 será especial para a Stock Car, que terá sua corrida de número 500. A prova ainda marca o 40º aniversário da categoria mais importante do automobilismo brasileiro. A exemplo da corrida inaugural, a prova 500 será realizada no Rio Grande de Sul.

O palco da corrida deste domingo será o Velopark, localizado em Nova Santa Rita (RS), nas proximidades da capital Porto Alegre. O traçado de 2.278 metros tem duas grandes retas intercaladas com curvas de média e baixa velocidade, As ultrapassagens são difíceis,o que torna a classificação muito importante, bem como o gerenciamento eficaz do push-to-pass e a enquete do Fanpush.

O retrospecto dos pilotos Shell no Velopark é formidável: no ano passado, Zonta foi segundo colocado na primeira bateria da rodada dupla a apenas 0s6 do vencedor; Átila tem pole e vitória no traçado; o mesmo onde Galid venceu pela primeira vez na carreira.

A temporada 2019 terá 12 etapas, sendo oito em rodadas duplas, além da Corrida de Duplas, da Corrida do Milhão e da Superfinal, em dezembro. A etapa deste domingo terá apenas uma corrida, para celebrar a 500ª prova da história da Stock Car.

A transmissão de todas as etapas da temporada 2019 será do canal por assinatura SporTV, enquanto os treinos classificatórios serão exibidos no GloboEsporte.com.

O que disseram:

"Estou muito mais animado, mais uma temporada começando, mais uma temporada defendendo a Shell. Viemos numa crescente no último ano, trabalhamos bastante neste intervalo para melhorar tudo e aplicar o aprendizado que tivemos em 2018, obviamente mantendo os pontos fortes e olhando os pontos falhos, para começar a temporada com tudo. Nosso objetivo é conquistar o título, e a equipe está preparada para isso. Temos uma boa equipe, bons pilotos, uma troca de informações muito bacana em todo o time. Estamos amadurecendo cada vez mais, algumas peças importantes chegaram de mão de obra. Estou muito confiante de começar o ano com um bom resultado, vamos batalhar para buscar a vitória. É a corrida de número 500 da Stock Car, seria muito bom começar o ano com o pé direito e dar uma sequência vitoriosa para o ano."

Átila Abreu, piloto do carro #51

"Inicio com a Shell Motorsport minha quinta temporada e nesses últimos quatro anos mostramos um ótimo desempenho na pista, o que me deixa bastante feliz em continuar trabalhando com a equipe. Finalizei o ano com pole e vitória e somei mais quatro pódios - duas vitórias e dois segundos lugares nas primeiras corridas, que são as mais competitivas e, esse ano, esperamos brigar pelo título da Stock Car".

Ricardo Zonta, piloto do carro #10

"A expectativa sempre é alta. Agora minha estreia na Stock Car, como piloto oficial defendendo as cores da Shell, vai ser muito emocionante. Minha expectativa é de poder trazer bons resultados, sei que ainda é meu começo na categoria, mas eu tive uma boa performance no final do ano, quero tentar repeti-la e aprender muito. Tenho certeza que vou aprender muito durante esse ano pra poder colher os frutos no próximo ano e para frente. Vou dar o meu melhor, tenho certeza que a equipe vai fazer um bom trabalho, venho aprendendo muito com o Maumau na oficina, estou bem interagido com os mecânicos, então acho que tudo isso deixa o time mais forte, mais confiante no trabalho de todos nós, trabalhando juntos e com certeza muito feliz e esperando essa hora. Estou bem preparado fisicamente, treinando todos os dias da semana para estar com o físico 100% durante a temporada. É isso aí, estamos completos. Agora é esperar o primeiro treino e acelerar."

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11

"Minha expectativa é muito boa, porque estou andando em uma equipe super competitiva. Eu tenho acompanhado o trabalho dos carros na oficina e realmente foi feito um trabalho muito bom. O acabamento final está lindo. Estou muito animado, é uma pista que eu tenho o costume de andar bem, foi onde eu venci minha primeira corrida na Stock Car, em 2014. Então a gente tem um retrospecto bem positivo lá. É isso aí. Estou bastante empolgado, me dedicando muito, treinando muito no simulador e me preparando para a primeira etapa e para fazer um bom ano."

Galid Osman, piloto do carro #28

Programação da etapa:

Sexta-feira - 5 de abril
9h - Shakedown
10h - Treino extra 1
13h - Treino extra 2
16h - Primeiro treino livre

Sábado - 6 de abril
8h - Segundo treino livre
13h30 - Classificação

Domingo - 7 de abril
11h - Corrida

Stock Car 2019 – Calendário

1ª etapa – 7 de abril de 2019 – Velopark / RS
2ª etapa – 5 de maio de 2019 – Velo Città / SP*
3ª etapa – 19 de maio de 2019 – Goiânia / GO
4ª etapa – 9 de junho de 2019 – Londrina / PR*
5ª etapa – 21 de julho de 2019 – Santa Cruz do Sul / RS*
6ª etapa – 11 de agosto de 2019 – Campo Grande / MS*
7ª etapa – 25 de agosto de 2019 – Interlagos / SP
8ª etapa – 15 de setembro de 2019 – Curitiba / PR*
9ª etapa – 20 de outubro de 2019 – Cascavel / PR*
10ª etapa – 10 de novembro de 2019 – Tarumã / RS*
11ª etapa – 24 de novembro de 2019 – Goiânia / GO*
12ª etapa – 15 de dezembro de 2019 – Interlagos / SP

*rodadas duplas

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial