Motor On Line
Notícias-

Augusto Farfus estreia no FIA WTCR com disputa no Marrocos
Reportagem: Mariana Viegas
Foto: Divulgação
Eversports Press
Brasileiro volta a competir no Campeonato Mundial de Carros de Turismo, e chega confiante para um temporada de muita evolução neste novo desafio.

Em pouco mais de três meses do ano, Augusto Farfus já cumpriu mais de 48 horas de disputas oficiais de longa duração, tendo participado das 24 horas de Daytona (pelo WeatherTech SportsCar Championship), 1000 Milhas de Sebring (WEC), além das 12 de Bathrust e 8 Horas da California, ambos pelo calendário do Intercontinental GT Challenge. Mas, neste fim de semana (05 a 07 de abril), o brasileiro inicia um novo desafio na temporada, em sua estreia no WTCR, a Copa Mundial de Carros de Turismo da FIA. Farfus vai disputar o campeonato pela equipe BRC Hyundai N Lukoil Racing Team, e a primeira etapa acontece no circuito de Marrakesh, no Marrocos.

Para Farfus, de certa forma, esse é um retorno à uma fase importante de sua carreira. Após sagrar-se campeão da Formula 3000 em 2003, o curitibano migrou para os carros de turismo, consolidando-se como um dos principais nomes do WTCC entre 2004 e 2010, com diversas vitórias no campeonato. Depois, ajustou seu foco para o DTM e outras competições de GT e endurance com a BMW. Neste ano, sem nenhum conflito de agendas, Farfus pôde aceitar o convite da equipe BRC Racing Team para ingressar na categoria, que é uma união do TCR com o antigo WTCC, em um programa paralelo ao que segue conduzindo com a BMW em outras competições, visto que a montadora bávara não está no campeonato.

Além da etapa inaugural no Marrocos, na qual o brasileiro correrá pela primeira vez, as outras nove rodadas serão realizadas na Hungria, Eslováquia, Holanda, Alemanha, Portugal, China, Japão, Macau e Malásia, e várias delas são uma novidades para Augusto.

Após alguns testes na pré-temporada e muito trabalho com a equipe fora das pistas, o brasileiro vê como objetivo inicial sua readaptação aos carros de turismo e o melhor entendimento do campeonato como um todo, em busca de uma temporada de muita evolução.

As atividades de pista no circuito de Marrakesh começam no sábado, com duas sessões de treinos livres e uma classificação. No mesmo dia, acontece a primeira corrida da rodada, com duração de 18 voltas. No domingo, após mais uma classificação, dividida em três partes, os pilotos disputam mais duas corridas, uma também de 18 voltas e a outra com 21 voltas. Todas valem a mesma pontuação para o campeonato, o que promete muita emoção nas corridas e uma disputa acirrada pelo título.

O canal Fox Sports transmite as três corridas ao vivo, no sábado às 12h45 e no domingo a partir das 12h45 e às 14h15.

Augusto Farfus :

“Estou muito feliz com meu retorno aos carros de turismo, depois de tantos anos, em um novo desafio e com uma equipe extremamente profissional. Os treinos de inverno correram super bem, e, apesar de não termos feito muita quilometragem, foi bastante produtivo para aprender mais sobre o carro, conhecer a estrutura. Sem dúvida, preciso me readaptar ao equipamento e ao campeonato, e também não conheço muitas das pistas do calendário, inclusive Marrakesh, mas estou confiante que vamos fazer um bom trabalho e o objetivo é minimizar erros neste início para ter uma temporada o mais estável possível e de muita evolução”.

Programação da 1ª etapa do WTCR em Marrakesh (horários de Brasília):

Sábado (06/04):
5h às 5h45 - Treino livre 1
7h às 7h30 - Treino livre 2
9h às 9h40 - Classificação
12h50 - Corrida 1

Domingo (07/04):
7h às 8h - Classificação (Q1, Q2 e Q3)
12h45 - Corrida 2
14h15 - Corrida 3

Notícias

Página inicial