Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Thiago Camilo faz a pole position na corrida 500
Reportagem: Alexandre Kacelnik
Foto: Carsten Horst

Thiago Camilo fez a pole position na corrida 500 da Stock Car, que abre a temporada 2019 da principal categoria do automobilismo brasileiro amanhã, a partir das 11 horas, no Velopark. Cada uma das 16 pole positions do piloto da Ipiranga Mattheis tem suas características, mas a de hoje, além do feito histórico, tem uma forte carga dramática. Primeiramente porque Camilo e a Ipiranga Mattheis tiveram um ano de 2018 muito difícil, sem pole position ou vitória, depois de disputarem o título no ano de estreia, 2017. E a chuva que caiu no Velopark logo antes do início da classificação deixou as três sessões (Q1, Q2 e Q3) muito tensas. As equipes trocaram os pneus slick e os acertos para pista seca segundos antes de os carros saírem para o Q1. A chuva se manteve relativamente fraca, mas os melhores tempos no Q1 (Daniel Serra com 58s603), Q2 (1min01s228) e Q3 (Thiago Camilo, 1min03s999) explicam um pouco como a pista foi piorando e os pneus se desgastando.

“Toda a equipe sofreu com a nossa falta de resultados em 2018, mas mostramos que as adversidades podem servir como motivação para se trabalhar ainda mais duro e dar a volta por cima. A partir da metade do ano passado, quando já nãi estávamos mais brigando pelo título, fizemos uma série de experimentações no carro, e a maior parte não deu certo. Trabalhamos em cima disso. Numa categoria extremamente competitiva como a Stock Car, que não tem treinos, saber o que não se deve fazer já é um ponto de partida. Hoje demos o primeiro passo. Amanhã, faça chuva ou faça sol, vamos brigar por essa vitória”, disse o piloto do Chevrolet número 21, que em 2017, em sua segunda corrida pela Ipiranga Mattheis, fez a pole position e venceu no Velopark. Vencedor da corrida de número 400, em Goiânia, 2014, Thiago Camilo é um dos dois pilotos – o outro é Cacá Bueno, vencedor da corrida 300 – que pode se tornar ‘O Homem Bicentenário’ da Stock Car amanhã.

Bia Figueiredo, companheira de Thiago Camilo na Ipiranga Mattheis, não teve muita sorte na ‘loteria da chuva’. Ela fez o Q1 no segundo grupo de pilotos que foi para a pista, que estava em condições um pouco diferentes do momento em que Camilo foi para a pista, o acerto não funcionou e vai largar em 24º lugar. “Ficamos muito longe da posição de largada que desejávamos e poderíamos alcançar, mas tenho um carro melhor que o de 2018 e vou brigar pelos pontos amanhã”.

Notícias

Página inicial