Motor On Line
Notícias-

PICC com campeonato automobilismo virtual o Porsche Esports Carrera Cup Brasil
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Divulgação
Em linha com pioneira iniciativa da Porsche e sua Supercup Virtual, categoria brasileira é a primeira no País a chancelar uma competição virtual de esporte a motor.

No ano em que organiza sua 15ª temporada acelerando com os carros de competição mais produzidos no planeta, a Porsche Império Carrera Cup reforça seu pioneirismo com o lançamento da Porsche Esports Carrera Cup Brasil.

Criado em parceria com a liga nacional IRB E-Sports e com apoio oficial da plataforma iRacing, este é o primeiro campeonato oficial de automobilismo virtual chancelado por uma categoria no Brasil, e o segundo oficial da Porsche no planeta. Todos os layouts dos carros virtuais seguem a programação visual dos bólidos do campeonato real, com as mesmas propriedades de patrocinadores oficiais da categoria e nas mesmas posições dos Porsche de corrida -proporcionando inclusive uma entrega adicional aos parceiros da categoria.

O conceito é aproximar o tanto quanto possível o ambiente do automobilismo virtual com a realidade das pistas de corrida. Não por acaso, participantes da Esports Carrera Cup Brasil serão premiados com clínicas de pilotagem com os carros da Porsche Carrera Cup -para que vivenciem a experiência completa do virtual para o real.

Nesse sentido, o campeonato pioneiro da Esports Carrera Cup vai seguir o modelo da Endurance Series da Porsche Império Carrera Cup, com provas de 300 km para tripulações de dois pilotos e 500 km para trios. As corridas virtuais acontecerão antes das provas reais e a premiação será dentro das etapas, no mesmo pódio onde os pilotos mais bem classificados nas corridas de longa duração fazem a festa com champanhe e erguem seus troféus.

A iniciativa foi encampada também pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), que vai franquear às autoridades desportivas do Porsche Esports Carrera Cup Brasil acesso às torres de controle das corridas da Porsche Império Carrera Cup, proporcionando interação com comissários desportivos e com o diretor de prova. Dessa forma, serão expostos os critérios de julgamento do mundo real para aplicação das regras no ambiente virtual.

Maior campeão da Porsche Império Carrera Cup, com cinco campeonatos nas principais divisões do evento, o gaúcho Miguel Paludo foi fundamental na gênese da Porsche Esports Carrera Cup Brasil. Praticante do automobilismo virtual, foi o piloto quem apresentou o promotor brasileiro da categoria dos carros de competição mais produzidos no planeta, Dener Pires, a Rafael Sanque, fundador do IRB E-Sports.

A primeira etapa da Porsche Esports Carrera Cup Brasil acontece de 4 a 9 de junho, com os 300 km de Interlagos. Como é realizado pela internet e terá divulgação pelas mídias globais do iRacing, o campeonato aceitará inscrições de todos os países, mas inicialmente o foco da organização está nos pilotos de automobilismo virtual brasileiros e latino-americanos.

Além de premiar dois participantes com clínicas de pilotagem, a Porsche Império Carrera Cup vai ceder à Porsche Esports Carrera Cup Brasil um par de convites para Porsche Experience e 300 ingressos para a primeira jornada da Endurance Series em 2019, no dia 29 de junho no Velo Città.

O que eles disseram:

“O automobilismo virtual está ficando cada dia mais real, nos permitindo criar e desenvolver novas ideias. Nosso objetivo com a Porsche Esports Carrera Cup Brasil é criar uma ponte entre o mundo virtual e o real, integrar os eventos de forma oficial e oferecer oportunidades para que pilotos do automobilismo virtual possam no futuro testar um carro real, em uma pista real.

A Porsche Império Carrera Cup tem tradição em ser pioneira e investir no novo, e mais uma vez é assim que estamos agindo. Somos o primeiro campeonato dentro do universo Porsche a ter sua própria versão oficial no automobilismo virtual, seguindo uma tendência lançada em janeiro pela Porsche Motorsport com a versão virtual da Supercup. Quero agradecer ao piloto Miguel Paludo e ao Rafael Sanque, organizador do IRB E-Sports, que foram grandes incentivadores para mais essa realização.”

Dener Pires, promotor da Porsche Império Carrera Cup

“Quando começamos em 2011, tínhamos a certeza de que este dia chegaria. É uma honra ter sido escolhidos para organizar este primeiro evento da Porsche. Isso não seria possível sem a ajuda de Miguel Paludo e do Dener, com seu pioneirismo e visão. Ainda não consigo mensurar o tamanho deste evento. Mas imagino muita gente vibrando com este anúncio!”

Rafael Sanque, fundador do IRB E-Sports

“Esse é mais um dos projetos que denotam o pioneirismo da Porsche Cup. Assim como no Junior Program, a CBA apoiará com tudo que for possível. Vemos com muito bons olhos a aproximação desses dois universos por entender que ambos têm a ganhar com essa mistura. Estaremos ao lado de projetos sérios que queiram introduzir o automobilismo virtual em nosso meio. Além de representar o futuro, acreditamos que a modalidade vai gerar um aumento na base de fãs do nosso esporte a motor.”

Waldner Bernardo, presidente da CBA

“Comecei no automobilismo virtual no fim de 2017, mas correndo muito pouco. No ano passado, conheci mais gente do meio e eles me ajudaram bastante e eu comecei a entender mais. Por exemplo, se eu soubesse disso na época em que corri na NASCAR, seria muito útil para aprender as pistas. O nível de realismo do virtual é tão grande que até as ondulações estão no mesmo lugar. E o Dener com seu pioneirismo junto com o Rafael Sanque, dono da melhor liga do Brasil, o IRB E-Sports, abraçaram a ideia. Estou muito feliz de fazer parte disso e espero que seja o primeiro de muitos no futuro”

Miguel Paludo, pentacampeão da Porsche Império Carrera Cup

Notícias

Página inicial