Motor On Line
Notícias-

40º aniversário do BMW M1 Procar será celebrado em etapa da DTM
Reportagem: Marcelo Goto
Máquina Cohn & Wolfe
Lendária categoria, criada pela BMW no fim dos anos 1970, foi vencida pelo brasileiro Nelson Piquet.

Os 40 anos do Campeonato BMW M1 Procar, considerada uma das categorias monomarca mais empolgantes do automobilismo mundial e que teve o brasileiro Nelson Piquet como um dos dois únicos campeões – o outro foi o austríaco Nikki Lauda –, serão celebrados durante a quarta etapa da temporada 2019 da DTM (Deutsche Tourenwagen Masters), o Campeonato Alemão de Carros de Turismo, a ser disputada no circuito de Norisring, na Alemanha, entre os dias 5 e 7 de julho. A corrida comemorativa está sendo organizada pelo BMW Group Classic, a divisão do BMW Group dedicada à herança e à tradição dos automóveis da marca, e deve contar com 14 exemplares do lendário BMW M1 no grid.

A categoria BMW M1 Procar teve apenas duas temporadas realizadas nos anos 1979 e 1980. Lauda conquistou o título da primeira, com Piquet levantando a taça de campeão no ano seguinte. Outro piloto brasileiro, Emerson Fittipaldi, chegou a disputar a etapa de Mônaco, em 1979, terminando a corrida na 3ª colocação, em sua primeira e única participação no torneio.

No BMW M1 Procar, as corridas eram disputadas como prova preliminar das etapas europeias da Fórmula 1, alcançando grande sucesso de público. Os cinco pilotos de F1 mais rápidos nos treinos classificatórios dos respectivos GPs garantiam o direito de participar do grid da Procar e corriam com cupês esportivos BMW M1 contra pilotos de outras categorias e aspirantes promissores. Concebido pela BMW Motorsport GmbH e considerado um dos modelos mais icônicos da indústria automobilística global, o BMW M1 exibe linhas assinadas pelo renomado designer italiano Giorgio Giugiaro além de ostentar um poderoso motor de seis cilindros em linha capaz de entregar 470 cavalos de potência. Externamente, a versão Procar do M1 diferia do modelo de produção graças ao seu grande difusor traseiro, aos para-lamas distintamente alargados e ao spoiler dianteiro modificado. O motor, por sua vez, era dotado de turbo que o capacitava a gerar entre 850cv e 950cv.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

Notícias

Página inicial