Motor On Line
Notícias-

Rally: GS Racing completa pódios das principais categorias da 26ª Fenajeep
Reportagem: Aline Ben da Costa
Foto: Rafael Baumgartner
Comunicação 4x4
Prova foi válida pela terceira etapa do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade.

A cidade de Brusque foi responsável por receber a terceira etapa do ano do Campeonato Catarinense de Rally Regularidade no último sábado, dia 22 de junho. A prova fez parte da programação da 26ª Feira Nacional do Jeep (Fenajeep), o maior evento do gênero no país. Com a maioria dos pilotos e navegadores da GS Racing residindo na região, a equipe competiu praticamente em casa e fez bonito. Além de vencer na Master e na Graduado, a equipe ainda completou os pódios das duas categorias e comemorou o segundo lugar entre os UTVs, a terceira colocação na categoria Pais e Filhos e o quarto lugar na Turismo.

Cada vez mais líder na Master

Pela categoria Master o piloto Gustavo Schmidt, o Guga, de São José (SC), e o navegador Tiago Poisl, de Gravataí (RS), venceram a terceira prova consecutiva do estadual e seguem líderes da competição faltando duas provas para o final do Campeonato Catarinense. "Fico muito feliz em ter levado a melhor nas duas etapas da Fenajeep, com isso somamos seis primeiros lugares em seis etapas. O Tiago foi fundamental, navegou demais, não tivemos nenhum erro e andamos fortes. Acredito que estamos preparados mais do que nunca pra enfrentarmos os próximos desafios: Transcatarina e Rally dos Sertões", afirma Guga.

De acordo com o piloto campeão da Master, vencer a prova da Fenajeep ainda foi mais especial por se tratar da maior festa jipeira da América Latina. "A prova misturou partes muito técnicas com estradão, foi um verdadeiro mix para treinarmos. A Fenajeep sempre tem um charme a mais. Eu já tinha sido campeão como navegador, mas agora como piloto tem um gostinho especial", destaca.

O segundo lugar da prova ficou com a dupla que está na disputa pelo título do campeonato ponto a ponto com Gustavo e Tiago deste o início do certame: o piloto Flávio Roberto Kath, de Blumenau (SC), e o navegador Rafain Walendowsky, de Brusque (SC). Em terceiro lugar a GS Racing subiu ao pódio com Leandro Riffel, de Piratuba (SC), e Michael Masson, de Capinzal (SC). Em quarto figuraram Leandro Moor, de Apucarana (PR), e Cláudio Flores, de Itajaí (SC). Na quinta colocação ainda subiram ao pódio Hamilton Medeiros, de Curitiba (PR), e Marcos Maia Panstein, de Jaraguá do Sul (SC).

Na ponta da Graduado

Já pela categoria Graduado o piloto Rui Schmitz, de Gaspar (SC), e o navegador André Lenger, de Chapecó (SC), repetiram o resultado conquistado na última etapa do Campeonato Catarinense em Joinville e subiram novamente no topo do pódio. "A prova foi desafiadora, com muitas pistas só de balaios, conseguimos fazer uma prova limpa sem grandes erros. Acredito que foi isso que definiu o grid, pois como o terreno estava muito seco a responsabilidade maior foi da navegação", destaca Rui.

Com o resultado a dupla ficou ainda mais líder na classificação geral da categoria. "Foi uma prova ótima, muito técnica e rápida! Infelizmente tivemos problemas com a aferição do carro e tive que corrigir durante a prova, mas encontramos o caminho da vitória. Que venham mais desafios durante o ano", diz André.

Ainda completaram o pódio da Graduado representando a GS Racing o piloto Lauro "Papael" Gomes, de Itapema (SC), e o navegador Leandro Ferreira, de Curitiba (PR), em segundo lugar. Na terceira colocação subiram ao pódio Márcio Schlindwein e Leonardo de Melo, de Palhoça (SC), em quarto Juares Lacerda e Paulo Roberto de Oliveira, de Florianópolis (SC), e em quinto Júlio Schlindwein e Ivan Roberto Laidens, de Brusque (SC).

Vice entre os UTVs

Na categoria UTV a equipe estreou na competição com o segundo lugar do piloto Aurélio Bilhalva, de Pelotas (RS), e do navegador Rafael Pinto, de Curitiba (PR). "O UTV é uma modalidade muito bacana pela velocidade, pois é um veículo extremamente estável, com uma velocidade bem mais alta que a categoria Graduado. Andamos com a velocidade da Master, mas poderíamos andar muito mais, mas essa média já foi muito emocionante. A prova da Fenajeep contou com cinco pistas, em um formato que para mim é o ideal, com estradas para se acelerar e sem passar em rios e água, que para o UTV é bastante complicado. A dupla está indo muito bem e temos tudo para crescer no rally", comenta o piloto.

Aurélio e Rafael começaram a competir juntos neste ano e já participaram do Transparaná e de duas provas da Copa Troller. A bordo do UTV foi a primeira vez que a dupla competiu, apesar da experiência de Aurélio no comando do veículo, Rafael andou pela primeira vez navegando em um UTV e já conquistou um segundo lugar. "A Fenajeep é a maior festa jipeira do Brasil e teve uma prova com grid cheio em todas as categorias. O UTV foi uma experiência nova, eu ainda não conhecia, mas foi demais! Já nas primeiras curvas entramos em ritmo de prova e o negócio acelera, empina e vai de lado, foi muito legal e muito bom andar com o Aurélio. Nós estamos andando apenas a nossa quarta prova juntos e cada vez mais estamos evoluindo. Foi uma baita aventura", comenta Rafael.

Pódios na Turismo e na Pais e Filhos

Pela categoria Turismo, a GS Racing ainda subiu no pódio com o quarto lugar de uma dupla de pai e filho de Piratuba (SC). O piloto José Andrade Júnior e o navegador Bernardo Schafer Andrade estão na briga pelo título da competição figurando em segundo lugar na classificação geral. Já na categoria Pais e Filhos o piloto Ricardo Hoffmann e o navegador Guilherme dos Santos Hoffmann, de São José (SC), subiram no pódio na terceira colocação.

O próximo desafio da GS Racing será no 11º Transcatarina, que acontece entre 9 e 14 de julho, saindo da cidade de Fraiburgo, passando por Caçador e Rio Negrinho, e encerrando em Blumenau. A competição atravessa o estado de Santa Catarina com dez categorias reunindo mais de 300 carros 4x4 entre competidores e organização.

Notícias

Página inicial