Motor On Line
Notícias-

Kart: Pedro Aizza disputa o Mundial em Le Mans na França
Reportagem: Doro Jr. / Gustavo Coelho
Foto: Eni Alves
ZDL Sports
Piloto desembarcou nesta segunda-feira (14) na Europa para competir no IAME International Final, com decisão marcada para o sábado (19).

Em sua segunda temporada na categoria júnior, o piloto Pedro Aizza (Promax Bardahl/GM Motorsport) vive um momento único na carreira. Com a conquista do título inédito do Sul-Americano de Kart, realizado em junho, em Nova Santa Rita (RS), o curitibano de 14 anos foi premiado com uma vaga para competir no Campeonato Mundial de Kart, o IAME International Final. A competição está sendo realizada em Le Mans, na França, com mais de 500 atletas e programação entre 11 e 19 de outubro.

Aizza esteve no início do mês de outubro treinando em Le Mans, entre as disputas da Copa SPR Light e da Copa Brasil, ambas realizadas em Penha (SC). Nesta segunda-feira (14), desembarcou na cidade francesa, onde terá uma programação intensa nos próximos dias. Com o atraso de seu voo, perdeu as três sessões desta segunda na X30 Júnior, porém nesta terça (15) acelerou na pista, para as três sessões do dia, bem como a tomada de tempo. Entre quarta e sexta (16 a 18), estão previstas corridas classificatórias para o sábado (19), dia de pré-final e final.

"Esta semana realizarei um grande sonho, que é competir na Europa, continente que não conhecia até o início deste mês. Estou muito feliz de participar do Campeonato Mundial, em etapa única, na lendária cidade francesa de Le Mans", destaca Pedro Aizza, que competirá com o kart de número 45. "Sei das dificuldades que terei pela frente, uma vez que serão mais de 120 pilotos na minha categoria lutando nas classificatórias para poder largar na final no sábado entre os 30 mais rápidos", avalia Aizza.

"Enfrentarei adversários que nunca tive a oportunidade de correr contra, vários deles mais experientes com as equipes e preparadores conhecedores da pista, já que durante a temporada eles já tiveram vários corridas neste traçado. O circuito para mim é novidade. Como a participação em Le Mans foi um prêmio conquistado por mim, não fui autorizado a pilotar o kart com as cores da Promax Bardahl, que nos últimos seis anos fez e faz parte da minha história, mas, conseguimos, depois de muita conversa, correr com o nosso próprio macacão", complementa o paranaense.

Resultados em 2019

Pedro Aizza já concluiu 19 provas neste ano, com nove vitórias. O último torneio antes do quinto lugar na Copa Brasil foi a Copa SPR Light, em que teve um sexto lugar na segunda prova como destaque. A quinta posição na Copa São Paulo Light, em Interlagos, garantiu a Pedro o título da CODASUR Júnior e a vaga para o SKUSA, em Las Vegas (EUA), em novembro. A vitória na decisão do Sul-Brasileiro, em Londrina (PR), logo após obter a segunda colocação na quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra (SP), completam os resultados mais recentes do piloto.

Antes, garantiu dois top 5 na primeira fase do Brasileiro, um P5 e um P4, em Cascavel (PR). Aizza chegou à competição nacional em alta, após conquistar cinco vitórias consecutivas entre maio e junho: Metropolitano de Kart de Cascavel; Sul-Americano, em Nova Santa Rita (RS); quinta etapa da Copa SP Light, em Aldeia da Serra; a segunda de três provas do Sul-Brasileiro, em Xanxerê (SC), e o Open do Brasileiro, em Cascavel.

Pedro havia sido vice-campeão na segunda etapa da Copa SPR Light, em Penha (SC), antes de fazer a "quina". O paranaense competiu também nas quatro corridas anteriores da Copa SP Light, onde conquistou uma vitória na segunda etapa, além de somar uma segunda, uma terceira e uma oitava colocações. Aizza esteve também nas aberturas da Copa Interlagos de Kart (CIK) e do Campeonato Sul-Brasileiro, em Nova Santa Rita, ambas vencidas por ele, em fevereiro e abril, respectivamente.

Notícias

Página inicial