Motor On Line
Notícias-

Rally: Regularidade organizado por Prado / Roldan e Moreira em Taubaté
Reportagem: Mércia Suzuki / Deborah Ferreira
Foto: Wilson Caetano
MSuzuki Comunicação
"Desafio dos Gigantes SFI CHIPS" teve etapa noturna com chuva e muita lama e mais duas etapas sob sol forte, com poeira, balaios, curvas, médias e muita adrenalina.

A intenção era proporcionar aos competidores uma prova que ficasse para a história do Rally de Regularidade, por ser realizada, pela primeira vez, por três diretores de renome do off-road nacional - Clayton Prado, Lourival Roldan e Weidner Moreira – e a missão foi cumprida com afinco pela SFI CHIPS, empresa referência no país no segmento de alta performance de veículos. O Desafio dos Gigantes SFI CHIPS testou, do início ao fim, as habilidades e técnicas de pilotos e navegadores e o desempenho dos carros 4x4 que disputaram, na sexta (15) e sábado (16), três provas de aproximadamente 30 km cada na pista da antiga fazenda da CBA, em Taubaté (Vale do Paraíba / SP). O grid foi formado por duplas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina e a prova disputada em categoria única. Entre os competidores, Campeões do Rally dos Sertões, Campeões de Rally de Regularidade de vários campeonatos e provas do país e até Campeão do Rally Dakar. Sendo que os diretores também formaram dupla entre si para disputar a prova do outro.

A dupla mineira Pedro Souza/Matheus Mazzei #2 foi campeã da prova. Ambos elogiaram o percurso e com a vitória fecharam com chave de ouro a temporada “Foi sensacional pois tivemos vários tipos de piso. Na sexta, como choveu, foi bem difícil, quase não se conseguia pilotar em linha reta. Na 2ª prova com sol o piso começou a secar, mas ainda com muito barro, e na 3ª já tínhamos piso seco. Andamos com a faca entre os dentes o tempo todo porque não deu refresco à ninguém”, explica Souza. “Achei a prova impecável, espetacular, uma das melhores do ano. Com muita pegada e, apesar de ter sido no mesmo lugar, cada diretor imprimiu seu estilo muito bem e a gente teve de ficar esperto o tempo todo”, completa o navegador Mazzei.

Com apenas três pontos de diferença, Glauber Fontoura/Igor Quirrenbach #11 foram os vice-campeões da disputa. “Prova maravilhosa feita por três experts e que exigiu ao máximo dos competidores, mas todos tinham condições de vencer e isto foi bem trabalhado. A ideia é incrível do Medina, pois tive a oportunidade de participar no ano passado e o evento mostrou que veio para ficar, porque é um rali bacana, família, onde podemos nos confraternizar com os amigos”, ressalta Fontoura, atual campeão do Rally dos Sertões na Production T2, pentacampeão da prova que compete no Rally dos Cross Country, mas não deixa de disputar os campeonatos de Rally de Regularidade. “Realmente é um desafio, achei uma das provas mais difíceis do Brasil pelas médias, pro causa da chuva que apimentou o evento e pelo nível dos competidores. Foram três etapas muito técnicas e difíceis de andar, gostei demais”, elogiou Quirrenbach, vice-campeão do Rally dos Sertões, no Regularidade / Graduados.

Segundo Marcio Medina, diretor da SFI CHIPS o balanço da 2ª edição do Desafio foi positivo. “Tivemos uma missão difícil mas conseguimos superar a de 2019, em Búzios (RJ), porque tivemos três diretores com estilos diferentes para compor três provas no mesmo lugar, três planilhas em três pisos distintos”, ressalta. “Os clientes adoraram, as provas foram muito elogiadas e já saímos de Taubaté com a próxima edição sendo planejada e garantimos que em 2020 será melhor ainda. Agradeço ao Clayton, Lourival e Weidner, a todos que participaram, ajudaram a organizar e apoiaram o Desafio dos Gigantes”, completa o empresário.

O grid da 2ª edição do Desafio da SFI CHIPS foi formado apenas por clientes da empresa e contou com 22 duplas. A prova contou com a supervisão da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e da FASP - Federação de Automobilismo de São Paulo. Promoção e Realização SFI CHIPS e Paulista Off-Road com apuração da DIB Racing. O evento teve apoio da Mitsubishi Motors e FD Stands e Displays. Os resultados completos das três etapas do Desafio dos Gigantes podem ser acessados no site da http://totemnow.com.br/site/2019/11/16/16-nov-desafio-dos-gigantes-sfi-chips-2019/.

Depoimentos dos diretores de prova:

Clayton Prado, organizador do Campeonato Paulista Off-Road e do Desafio RJ X SP SFI CHIPS 2018 (diretor da etapa 1): “Foi muito divertido proporcionar três provas com diferentes estilos, foi inédito no nosso segmento e procuramos trazer o que tinha de melhor para o Desafio. Na minha etapa noturna choveu muito, mas a galera se divertiu e deu tudo certo. Organizei o Desafio de 2018 e inovamos neste ano ao unir três diretores nesta ideia sensacional a que deu super certo. O evento como um todo foi bem positivo para todos e para a marca também. Esse incentivo que o Medina dá ao esporte – organizando ou apoiando outros campeonatos - é muito importante para trazer inclusive mais adeptos para o rali. Agora, vamos ver o que aprontaremos para 2020.”

Louviral Roldan, organizador há 25 anos do Mitsubishi Motorsports – (diretor da etapa 2): “A ideia de juntar vários diretores em uma única prova para montarmos provas diferentes num mesmo lugar, onde o competidor tem de se ajustar rapidamente, foi espetacular. São ideias e conceitos diferentes, trocamos experiências, agregamos e foi maravilhoso porque ajudou a engrandecer a nossa parte como organizadores e isto acaba retornando para os competidores. Para nós como organizadores poder participar da prova do outro, como competidor, foi muito bacana e divertido. A SFI CHIPS está de parabéns e o projeto deve continuar porque tem agradado os seus clientes e, principalmente ajudado a desenvolver o esporte.”

Weidner Moreira, organizador no Novo Rally MG – (diretor da etapa 3): “Foi gratificante escutar de todos que a minha prova foi bacana e que exigiu bastante dos navegadores, porque o objetivo era esse. Tive o privilégio de ter uma prova mais seca e sob sol, que promoveu muita diversão também. Bom saber que fizemos um trabalho bem feito. Agora falo como competidor na prova noturna Lourival e eu (dupla) não completamos por causa do pneu, mas na prova do Lourival que fiz dupla com Clayton (dupla) foi um balaio muito bem pesando e mais longo e estava uma delícia. Agradeço demais o convite por ter participado deste projeto que veio para inovar e talvez ser copiado por outros, o que é positivo para o nosso rali.”

A empresa

A SFI CHIPS trabalha com desenvolvimento tecnológico focado em soluções customizadas, também conhecidas como chip de potência, reprogramação de ECU ou chiptuning. Com 11 anos de atuação no mercado, tornou-se referência em desenvolvimento de reprogramações de alto desempenho, sobretudo no segmento 4X4, tanto que, por meio de seus clientes, já conquistou 16 títulos no Rally dos Sertões, em categorias diversas. Há três anos trabalha em parceria com a Mitsubishi Motors e a Spinelli Racing, que lançaram em 2019 o modelo L200 Triton Sport R, que já sai da fábrica com as soluções de alta performance da SFI CHIPS e conquistou, em setembro, o título do maior rali das Américas, na categoria Production T2. A empresa, com sede na capital paulista, atua nas linhas automotiva, pesada, agrícola e náutica e possui mais de 50 agentes autorizados em todo o país. Mais informações www.sfichips.com.br, Facebook: @sfichips e Instagram: @sfichips.

Resultado Desafio dos Gigantes SFI SHIPS – Rally de Regularidade

1) #2 Pedro Souza / Matheus Mazzei – 55
2) #11 Glauber Fontoura / Igor Quirrenbach – 52
3) #6 Rodrigo Peternelli / Orestes Bacchetti Jr – 39
4) #8 Ernesto Kabashima / Maidy Chaim - 27
5) #23 Paula Breves / Vilma Quintaes – 26

Notícias

Página inicial