Motor On Line
Notícias-

Honda CBR 1000RR-R Fireblade vence o Red Dot Design Award 2020
Reportagem: M. Ghigonetto / F. Bonatto / A. Guedes
Foto: Divulgação
Honda Brasil
Apresentada no final de 2019, a novíssima superesportiva conquistou um dos mais prestigiados prêmios do design mundial na categoria "Product Design".

Superesportiva de referência, a Honda CBR 1000RR-R Fireblade foi eleita vencedora em um dos mais importantes prêmios do design internacional: o Red Dot Award, na categoria design de produto.

Tal reconhecimento exalta o profundo trabalho realizado pela Honda, que no modelo 2020 realizou uma renovação completa de seu "cartão de visitas" em termos de tecnologia e design.

Apresentada ao público em novembro de 2019 no 77ª EICMA, a mais importante mostra da indústria motociclística mundial, realizada anualmente em Milão, na Itália, a Honda CBR 1000 RR-R Fireblade logo atraiu os holofotes da mídia e dos mais de 780 mil visitantes da mostra.

Não foram apenas de as profundas inovações técnicas e estilísticas a cativar a imprensa especializada e apaixonados por motocicletas de altíssima performance, mas também a preservação do conceito "Total Control", inaugurado pela Honda em sua primeira Fireblade, no começo dos anos 1990, e mantido no premiado modelo 2020.

A habilidade de incorporar a uma motocicleta de série tecnologias desenvolvidas através da máquina campeã da MotoGP, a RC 213V, preservando aspectos básicos do conceito "Total Control", -- maneabilidade, estabilidade, funcionalidade -- estão no cerne da conquista do Red Dot Award.

Aspecto não indiferente, a beleza de suas formas, foi complementada pelo mais potente motor desenvolvido para equipar uma motocicleta da família CBR, desde sempre consideradas as "flagship" da marca por concentrarem o ápice da tecnologia Honda.

Elementos como o chassi, suspensões, freios e os cada vez mais importantes controles eletrônicos de auxílio à pilotagem permitem a Honda CBR 1000RR-R Fireblade manter a tradição do modelo, elevando o patamar do segmento das superesportivas, e assim alcançar mais uma vez a excelência em performance seja no uso em pista como em estradas abertas à normal circulação.

Sobre o Red Dot Award

O prêmio instituído em 1955 é, desde então, reconhecido como um dos mais importantes no ambiente do design mundial. As 49 categorias agraciadas anualmente com o Red Dot Award são julgadas através de nove critérios que incluem grau de inovação, funcionalidade, durabilidade e ergonomia. A Honda já havia sido vencedora do Red Dot Award na categoria Product Design no ano de 2004, com a Honda CBF 600.

Sobre a Honda no Brasil:

Em 1971, a Honda iniciava no Brasil as vendas de suas primeiras motocicletas importadas. Cinco anos depois, era inaugurada a fábrica da Moto Honda da Amazônia, em Manaus, de onde saiu a primeira CG, até hoje o veículo mais vendido do Brasil. De lá para cá, a unidade produziu mais de 25 milhões de motos, além de quadriciclos e de motores estacionários que formam a linha de Produtos de Força da Honda no País, também composta por motobombas, roçadeiras, geradores, entre outros. Para facilitar o acesso aos produtos da marca, em 1981 nasceu o Consórcio Honda, hoje a maior administradora de consórcios do mercado nacional, que faz parte da estrutura da Honda Serviços Financeiros, também composta pela Seguros Honda e o Banco Honda. Dando continuidade à trajetória de crescimento, em 1992 chegavam ao Brasil os primeiros automóveis Honda importados e, pouco tempo depois, em 1997 a Honda Automóveis do Brasil iniciava a produção do Civic, em Sumaré (SP). A segunda planta de automóveis da marca, construída na cidade de Itirapina (SP), foi inaugurada em 2019 e concentrará, a partir de 2021, toda produção dos modelos locais, enquanto a unidade de Sumaré se consolidará como centro de produção de motores e componentes, desenvolvimento de produtos, estratégia e gestão dos negócios do grupo Honda. Atualmente, 2 milhões de automóveis da marca já foram produzidos em solo nacional. Durante esses anos, a empresa também inaugurou Centros Educacionais de Trânsito, de Treinamento Técnico, de Distribuição de Peças e de Pesquisa & Desenvolvimento. Estruturou uma rede de concessionárias hoje composta por aproximadamente 1.300 endereços. Em 2014, em uma iniciativa inédita no segmento, a Honda inaugurou seu primeiro parque eólico do mundo, na cidade de Xangri-Lá (RS). O empreendimento supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de automóveis e dos escritórios das cidades de Sumaré e São Paulo, reduzindo os impactos ambientais das operações da empresa. Em 2015, a Honda Aircraft Company anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para o Brasil. Saiba mais em www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR

Notícias

Página inicial