Motor On Line
Notícias-

Rally: equipe tricampeã pronta para desafio duplo no Sertões
Reportagem: Cleber Bernuci
Foto: Cleber Bernuci
P1 Media Relations
X Rally Team pronta para a edição 2020 do maior rali das Américas; equipe preparou rígidos protocolos próprios de segurança sanitária anti-Covid.

Finalmente, vai começar o Sertões 2020. O maior rali das Américas teve sua edição adiada para o final de outubro por causa da pandemia do novo coronavírus e se ajusta como um evento de altíssima rigidez no controle de segurança sanitária. Desinfecção, aferição de temperatura a todo momento, exames pré-evento e até "sorteio" diário de 30 exames PCR para detecção do coronavírus – quase como um "antidoping" durante a prova, veículos rastreados e rotas pré-determinadas para veículos de apoio fazem do Sertões 2020 um dos eventos mais seguros no mundo do esporte. A prova começa nesta sexta-feira (30) com o prólogo em Mogi Guaçu (SP) e atravessará quase cinco mil quilômetros pelo país até chegar, no dia 8 de novembro, em Barreirinhas, no Maranhão.

Neste cenário, a competição tem tudo para ser uma das mais difíceis dos últimos anos. A equipe X Rally Team, tricampeã consecutiva de 2016 a 2018 e campeã como construtora em 2019, alinhará seis carros em diferentes categorias: os novos Toyota Hilux IMA preparados pela belga Overdrive e que serão pilotados pelas duplas Cristian Baumgart / Beco Andreotti e Marcos Baumgart / Kleber Cincea, tricampeã do Sertões e tricampeã brasileira, respectivamente; o NWM Ford Ranger de Sylvio de Barros / Rafael Capoani, preparado pela sul-africana Neil Woolridge Motorsport na classe T1 FIA entre os carros; as X Rally Rangers construídas no Brasil com Mauro Guedes/Filipe Bianchini e Fernando Rosset / Marcelo Haseyama na T1 Brasil, e por fim, a X10 da classe Protótipos T1 da dupla de pai e filho formada por Pedro e Patrick Prado.

Além da prometida competitividade, já que há vários postulantes ao título geral entre os carros entre as equipes inscritas, em um grid fortíssimo, há o outro grande desafio para as equipes e para o qual a X Rally Team está fortemente preparada para encarar: o atendimento às rígidas exigências protocolares de segurança sanitária.

"Todos os membros têm tomado extremo cuidado, impondo isolamentos e só realizando deslocamentos realmente necessários. A equipe fez os exames PCR e todos os membros deram negativo e daqui em diante, durante a prova, teremos um rígido controle interno com higienização, temperatura corporal e descarte de lixo. Os carros de competição e apoio serão higienizados todos os dias e os integrantes terão máscaras hospitalares descartáveis e álcool em gel à disposição o tempo todo", destacou Allan Calado, chefe da X Rally Team no Sertões.

Segundo Beco Andreotti, navegador e chefe da equipe, este será mais um desafio a ser encarado por todos os envolvidos na prova. "Teremos uma fiscalização interna bem rigorosa para o cumprimento de todos os itens da agenda e todos os membros estão bem instruídos sobre como proceder nos mais diversos casos. A equipe também evitará deslocamentos desnecessários e, por isso, teremos mais suprimentos do que no ano passado, quando tivemos 70 pessoas no time", disse. Nesta edição, a organização do Sertões instaurou um coeficiente de membros de equipes por veículo de competição. Assim, a X Rally Team, mesmo com seis carros (eram sete em 2019), terá apenas 48 pessoas em seu estafe.

O time terá refeitório, cozinha e banheiros próprios para atender seus 48 integrantes seguindo altos padrões de higiene e salubridade.

Sobre a X Rally Team:

A equipe X Rally Team nasceu em 1999, criada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, movidos pelo desejo de competir no maior rali do país. O desejo foi concretizado com a inscrição de um veículo Troller na edição do Rally dos Sertões daquele ano, na qual terminou em terceiro lugar na categoria.

A profissionalização veio de maneira natural, e logo os irmãos Baumgart começaram a mostrar resultados. Os primeiros títulos começaram a aparecer já em 2002, 2003 e 2004, e em 2006 a equipe foi campeã da classe Protótipos no Rally dos Sertões.

O desejo por evolução e pelo título geral do mais difícil rali brasileiro moveu a equipe em novos desafios, e desde 2014 o X Rally Team alimenta uma parceria de sucesso com a Neil Woolridge Motorsport. A empresa sul-africana atua como construtora dos Ford Ranger V8 4x4 com o qual a equipe brasileira faturou os títulos do Sertões em 2016, 2017 e 2018 (com Cristian Baumgart e Beco Andreotti), e depois de iniciar a construção dos próprios protótipos, venceu também o de 2019.

A X Rally Team atende a diversos clientes nas categorias carros e UTV, possuindo veículos para locação e venda. Um destes carros foi o campeão do Sertões de 2019 - com Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio -, e é considerada uma das equipes mais profissionais, organizadas e preparadas do país. O time competiu no Dakar de 2019, no Peru, e terminou a competição entre os dez melhores UTVs com Marcos Baumgart e Kleber Cincea em sexto lugar e Cristian Baumgart/Beco Andreotti em nono.

O time possui duas das duplas mais longevas da história do rali mundial: Cristian e Beco competem juntos desde 2001, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea, bicampeões brasileiros de rali cross country, formam parceria desde 2006.

A X Rally Team conta com os patrocínios de Vedacit, BFGoodrich, Motul, Sparco, STP e Rodobens.

Notícias

Página inicial