Em dois momentos distintos da prova, os dois tiveram que trocar pneus no meio do trecho cronometrado e, mesmo com os reveses, conseguiram se manter entre os líderes da competição, na quarta colocação geral entre os carros, com o tempo de 9 horas e 35 minutos.
"Foi um dia bem difícil para gente, sofrendo com a instabilidade nos trechos cronometrados. Em um momento, freei na lama e acertei uma das colunas de uma porteira e tivemos um pneu furado e a suspensão traseira também entornou. Trocamos o pneu e seguimos a prova, mas em outro momento furou um segundo pneu e perdemos ainda mais tempo, porque a pistola rápida que tira os parafusos não funcionou. Perdemos cerca de dez minutos com estes episódios, mas pelo menos seguimos entre os quatro primeiros e o carro no geral está bem", diz Guiga, que é patrocinado por BR Distribuidora com a marca Lubrax, iCarros, XP Investimentos, Mitsubishi Motors, Fairfax Seguradora, Protune, Dacar Motorsports e W.Truffi Blindados.
Como o Sertões está numa etapa maratona, o próprio piloto e navegador vão trabalhar no carro hoje para a largada da especial desta terça-feira. "Vamos tentar corrigir um pouco do que ficou torto da suspensão, mas em todo caso temos confiança de que podemos ir bem e recuperar o tempo perdido na segunda perna da maratona amanhã", diz Youssef, que esteve ao lado de Guiga no Sertões nas cinco conquistas da dupla (em três delas como navegador e em duas como engenheiro-chefe do carro).
O Sertões 2020 saiu do interior de São Paulo, na Fazenda Velocitta, em Mogi Guaçu, e já atravessou também Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal. O destino final é Barreirinhas, no Maranhão, com chegada no dia 7 de novembro depois de um trajeto de quase 5.000 quilômetros.
Classificação geral - Carros - Sertões (após etapa 2). Top-5
1. C Baumgart / B Andreotti, 9h10m20s
2. M Baumgart / K Cincea, a 1min19s
3. S Barros / R Capoani, a 15m51s
4. G Spinelli / Y Haddad, a 24m39s
5. L Moraes / K Bentivolgio, a 27m10s