Motor On Line
Notícias-

Rally: Jalapão desafia navegadores no Sertões Regularidade by SFI CHIPS
Reportagem: M. Cotrim / A. Ben / A. Salvador
Foto: Vinícius Ferraz
Comunicação Sertões
Terceira prova da categoria passou por paisagens belíssimas e trouxe novos ganhadores e mudança na liderança da Graduado.

A terceira prova do Regularidade by SFI CHIPS do maior rally das Américas, levou os competidores para o famoso e temido Jalapão (TO) e a etapa deu uma reviravolta na classificação de todas as categorias. No entanto, apenas a Graduado contou com a troca do cordão do líder.

Na quarta-feira, dia 4/11, as duplas saíram de Campos Belos (GO) e cumpriram 564 km até Palmas (TO). Foi a etapa mais longa até agora e um dos dias mais completos para o Regularidade. O Jalapão apresentou belas paisagens e os competidores puderam aproveitar um neutro em uma cachoeira. Por outro lado, os navegadores precisaram vencer os balaios organizados pelo diretor de prova, Rogério Almeida, e tiveram dificuldades em superar os mistérios de um dos pontos turísticos mais fascinantes do Brasil.

Na categoria Master o piloto Ernesto Kabashima e navegadora Maidy Chaim desbancaram os favoritos, venceram a etapa e encostaram nas duas primeiras duplas, impondo maior competitividade no Sertões. Após três dias de provas, a liderança da competição segue com Gustavo Schmidt e Tiago Poisl, com Sandra Dias e Igor Quirrenbach em segundo. Apenas 11 pontos separam as três primeiras duplas.

Já na Graduado o Jalapão causou a troca do cordão de líder. O piloto Jeolayne Henrique Pinto e o navegador Tiago Vilaça foram os mais precisos na etapa e assumiram a liderança da categoria. Marcelo Prevideli e Alexandre Rech ficaram em segundo na prova e também no acumulado. Apenas seis pontos separam as duas duplas na briga pelo título.

Na Turismo Antonio Miranda e Marcelo Novaes ganharam a terceira seguida e seguem líderes isolados. A dupla faz sua estreia no Sertões.

Na quinta-feira, dia 5/11, o Regularidade by SFI CHIPS segue para o Maranhão em mais um dia longo. Serão mais de 11h30min de prova, com 137 km navegados e 580 km no total. O percurso preparado inclui um circuito de terra que promete fazer os pilotos acelerarem logo na primeira etapa da prova.

O que eles falaram

Maidy Chaim, navegadora da Master.

"Hoje foi um dia longo e bem desafiador, com variação de pisos de cascalho e areia. Andar no Jalapão é sempre muito exigente com pilotos e navegadores."

César Pereira, navegador da Graduado.

"É a minha primeira vez no Sertões e a prova está bem legal, pegada e disputada. A experiência está dentro das minhas expectativas, estou gostando bastante e o visual é incrível. A diferença do Sertões para as outras competições é esse visual impagável."

Marcelo Novaes, navegador da Turismo.

"Estou fazendo minha estreia no Sertões e achando a prova espetacular, muito técnica nas etapas mais em linha e com balaios bem rápidos. Percebo um misto de exigências que nunca tinha visto antes. No Sertões o terreno é muito diferente e nesse ano em específico teve o toque da chuva que está deixando a prova bem gostosa."

05/11 – Prova da Bolha 04 (TO) a Bolha 05 (MA)
Largada: 6h
DI: 10 Km; Total: 580 Km; Navegado: 137 Km; Tempo de Prova Aproximado: 11h40
A primeira prova do dia será um pouco em linha, com piso cascalhado e trilhas estreitas e difíceis de visualizar. Depois os competidores vão fazer a festa em um circuito de velocidade na terra e na sequência passar por estradas de fazenda. A segunda prova inicia com estradão, mas cheia de brincadeiras no percurso para testar a qualidade de medição dos competidores. Será um dia longo para o Regularidade, com todos os tipos de paisagem.

Resultado Sertões 2020 / Regularidade

Etapa 3 - 4/11

Categoria Master
1) Ernesto Kabashima/Maidy Chaim - 465 pontos perdidos
2) José Carlos da Silva/Enedir da Silva Jr, 477
3) Gustavo Schmidt/Tiago Poisl, 540
4) Fernando Lage/Roberto Spessatto – 594
5) José Guerra//Matheus Leite – 671
6) Sandra Dias/Igor Quirrenbach – 6.630

Categoria Graduados
1) Jeolayne Henrique Pinto / Tiago Vilaça, 601 pontos perdidos
2) Marcelo Prevideli / Alexandre Rech, 698
3) Marcos José dos Santos / Lobsang Max, 715
4) Onofre Campos / Cesar Augusto Pereira, 847
5) Giovani Arnaldo de Mello / Pedro Pescador de Mello, 1.051
6) Ronaldo Ribeiro Silva / Ícaro Martins Macedo, 1954
7) Aurélio Bilhalva / Rafael Augusto Avelar e Pinto, 485.444

Categoria Turismo
1) Antonio Miranda Ribeiro Filho / Marcelo Almeida Novaes, 681 pontos perdidos
2) Rodrigo Tolezano Daraio / Renan Toguchi Alvares, 2.200
3) Jorge Luiz Scuro Peixoto / Gustavo Andreolli Peixoto, 5.557
4) Luís Felipe Valladares Frauches / Carlos Henrique Frauches, 9.827
5) Mayson Raonny Da Silva Gomes / Sebastiao Marcelo Gomes, 26.149
6) Luís Fernando Carqueijo / Mariana Britto Lima Neves, 67.759
7) João Pedro Lemos / Gustavo Campos, 1.056.000

Classificação acumulada

Categoria Master
1) Gustavo Schmidt/Tiago Poisl, 91 pontos
2) Sandra Dias/Igor Quirrenbach, 87
3) Ernesto Kabashima/Maidy Chaim, 84
4) Fernando Lage/Roberto Spessatto, 79
5) José Carlos da Silva/Enedir da Silva Jr, 77
6) José Guerra//Matheus Leite, 74

Categoria Graduados
1) Jeolayne Henrique Pinto / Tiago Vilaça, 95 pontos
2) Marcelo Prevideli / Alexandre Rech, 89
3) Marcos José dos Santos / Lobsang Max, 79
4) Onofre Campos / Cesar Augusto Pereira, 75
5) Giovani Arnaldo de Mello / Pedro Pescador de Mello, 75
6) Ronaldo Ribeiro Silva / Ícaro Martins Macedo, 65
7) Aurélio Bilhalva / Rafael Augusto Avelar e Pinto, 64

Categoria Turismo
1) Antonio Miranda Ribeiro Filho / Marcelo Almeida Novaes, 100 pontos
2) Rodrigo Tolezano Daraio / Renan Toguchi Alvares, 84
3) Jorge Luiz Scuro Peixoto / Gustavo Andreolli Peixoto, 80
4) Luís Felipe Valladares Frauches / Carlos Henrique Frauches, 78
5) Mayson Raonny Da Silva Gomes / Sebastiao Marcelo Gomes, 78
6) Luís Fernando Carqueijo / Mariana Britto Lima Neves, 72
7) João Pedro Lemos / Gustavo Campos, 0

O Sertões

Um ano diferente pede um Sertões diferente. O maior rally das Américas se transforma no "Rally da Solidariedade". A 28ª edição da prova traz adaptações relevantes nas suas três dimensões: Esporte, Social e Turismo. A missão este ano é levar acesso à medicina de qualidade e fomento econômico para as comunidades remotas e carentes do Brasil. Este ano a ação social do Sertões está focada em dois pilares: 1. Saúde: a instalação de unidades de teleatendimento médico gratuito de qualidade, projeto inovador desenvolvido pelo SAS Brasil; 2. Legado econômico: Ação coordenada com o SEBRAE em apoio à campanha 'COMPRE DO PEQUENO'. Aquisição de cestas básicas de pequenos produtores locais que serão distribuídas nas regiões aos que estão sem trabalho e renda, além de todo abastecimento das Bolhas Sertões. O lado competitivo da prova foi adaptado e traz um protocolo de segurança especial com 10 medidas. A caravana ficará isolada em bolhas durante o percurso, em acampamentos fechados. Já a dimensão Turismo, que revela lugares que pouca gente conhece, foi postergada para 2021.

Notícias

Página inicial