Motor On Line
Notícias-

Stock Car: Shell coloca 3 de seus 4 pilotos entre os 10 primeiros em Ctba
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: José Mário Dias
No dia de muito equilíbrio nos treinos livres, vice-líder do campeonato Ricardo Zonta fica em sétimo, logo à frente de Galid Osman e Átila Abreu.

Os treinos livres para a rodada tripla da Stock Car em Curitiba tiveram 24 dos 25 pilotos no mesmo segundo e foram positivos para a Shell, que colocou três de seus quatro representantes entre os dez mais rápidos. Vice-líder da tabela, Ricardo Zonta foi o sétimo colocado, mesmo com lastro de performance de 25 kg.

Galid Osman terminou a sexta-feira logo atrás, enquanto Átila Abreu ficou com a nona colocação na prática. Em seu primeiro contato com o carro da equipe KTF, Gaetano di Mauro completou a programação na 17ª colocação.

Na primeira prática desta sexta-feira, Átila levou o carro #51 ao décimo lugar, a 0s5 do melhor tempo. Gaetano foi o 15º mais rápido, enquanto Zonta terminou em 19º, duas posições à frente de Galid. Os 21 primeiros colocados ficaram separados por apenas 1s054.

Na apertada segunda sessão, Zonta entrou no grupo 1 e ficou em sexto, a apenas 0s093 do mais veloz, com Galid em sétimo, 0s039 atrás do paranaense. Com a entrada do grupo 2 na pista, o paranaense ficou em sétimo, à frente de Osman, com Átila logo atrás, e Gaetano em 17º.

Os pilotos da Shell voltam à pista de Curitiba na manhã deste sábado, a partir das 9h, para a classificação da prova única válida pela oitava etapa, com largada às 11h. A corrida terá a duração de 40 minutos, mais uma volta.

Domingo, às 9h, será disputada a classificação da nona etapa, que terá duas corridas, a primeira às 11h e a segunda às 11h55. O canal por assinatura SporTV 2 vai transmitir as duas classificações e as três provas deste fim de semana.

O que eles disseram:

"Meu primeiro teste com o Toyota no começo do ano foi aqui em Curitiba, e foi onde aprendemos bastante sobre o carro. A evolução que fizemos para as primeiras etapas, em Goiânia e Interlagos, foi do treino que fizemos aqui. Voltando aqui depois de várias etapas, sinto que o carro deu uma evoluída bastante boa. Muitas coisas que testei nos treinos de hoje foram tentando aproveitar e pegar o máximo de sensação do carro. É um carro diferente, você não consegue ter uma receita certa para cada pista. Acredito que estamos na linha certa, ficando entre os sete primeiros carregando 25 kg. Já temos uma estratégia de classificação, será o mesmo combustível para a corrida. Estamos numa linha bem positiva de trabalho para o fim de semana."

Ricardo Zonta, piloto do carro # 10 na equipe Shell V-Power RCM

"Fomos bem, considerando que os nossos pneus eram muito velhos, e a distância era muito grande em relação ao pneu mais novo em termos de guiada. Fiquei feliz com o meu tempo, fiquei a um décimo e meio do mais rápido do meu grupo, muito próximo dos caras. Estou muito confiante para fazer uma boa classificação amanhã."

Galid Osman, piloto do carro #28 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"Foi um dia bem produtivo, viemos com uma outra linha para o carro. No treino 1, o carro tinha algumas dificuldades. Outros carros da equipe testaram coisas que pareceram melhores, e copiamos. E no treino 2, de fato, o nosso carro respondeu. No segundo treino, o carro estava com equilíbrio melhor. Na volta do pneu, não aproveitei e não consegui extrair o máximo. Mesmo assim, consegumos um bom resultado, e isso me deixa animado. Acredito que estejamos competitivos. Amanhã, a classificação é cedo, e logo em seguida tem a corrida, outra temperatura. Mas é um fim de semana promissor, o carro me parece ser o mais equilibrado desde o começo do ano."

Átila Abreu, piloto do carro #51 na equipe Shell V-Power Crown Racing

"Estou muito feliz de estar aqui, estamos fazendo um bom trabalho evoluindo bastante o carro. A cada saída, vou me adaptando ao setup diferente, mas estou feliz com o nosso desempenho, agora é buscar mais um pouquinho para a classificação. Está todo mundo muito próximo, vamos ver o que vai dar."

Gaetano di Mauro, piloto do carro #11 na equipe Shell V-Power KTF

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial