Motor On Line
Notícias-

Novidades mundiais da Metzeler para 2021
Reportagem: Rubia Sammarco
Pirelli Imprensa
O Tourancetm Next 2 dá às motos aventureiras da nova geração o máximo controle e sensação de segurança, graças ao desempenho aprimorado na chuva e ao prazer de guiar.

Em 2020 a METZELER renovou grande parte de seu portfólio de asfalto com a introdução de quatro importantes produtos: o RACETECTM TD SLICK projetado para uso em pista, passando pelo pneu superesportivo SPORTECTM M9 RR, pelo ROADTECTM 01 SE, um produto de alta performance esportiva que mantém características sport-touring, até o ROADTEC™ SCOOTER.

O trabalho de pesquisa e desenvolvimento realizado pelos engenheiros da METZELER nunca parou e a marca do elefante azul, sempre na vanguarda tanto em inovação tecnológica quanto em antecipar tendências de mercado, está agora pronta para revelar inovações importantes em seu portfólio on-road, on-off e off-road ao apresentar novos produtos, medidas e especificações.

O TOURANCETM NEXT 2 é a nova referência no segmento de enduro street, as novas medidas trail do SPORTECTM M9 RR, as novas especificações dianteira e traseira do MCE 6 DAYS EXTREME desenvolvida para o enduro tradicional e para as competições de enduro extremo, as novas especificações R dentro do portfólio MC360TM, desenhado para uso competitivo no motocross e a nova gama RACETEC™ SM, produto dedicado a competições Supermoto, são as muitas novidades da oferta da METZELER para 2021.

Tourance Next 2

A METZELER revela o novo TOURANCETM NEXT 2, a quarta geração da aclamada linha de produtos TOURANCETM, nascida graças à combinação das últimas tecnologias em termos de materiais e processos da marca especialista em duas rodas e desenvolvida para a última geração de motos aventureiras.

O TOURANCE™ NEXT 2 é a escolha ideal para donos de motocicletas de enduro street usados tanto para longas jornadas e excursões fora da cidade, só ou com passageiro, mesmo com carga total, que buscam a aparência agressiva de um pneu inspirado no off-road, mas com máxima performance no asfalto combinado com conforto de condução e durabilidade. Mesmo motociclistas que usam seus maxi enduro em viagens urbanas diárias vão apreciar a sensação de segurança que o TOURANCETM NEXT 2 oferece em diferentes tipos de superfícies, mesmo em condições de chuva.

O TOURANCETM NEXT 2 melhora o desempenho geral de seu predecessor: em particular, a neutralidade em entradas e meio de curvas, e a sensação de segurança apoiado em uma redução significativa em distâncias de frenagem

Os principais benefícios do TOURANCETM NEXT 2 incluem:

. Comportamento ágil e neutro em particular nos veículos de última geração, que têm desempenho cada vez melhor e estão equipados com avançados sistemas eletrônicos;
. Performance referência em condições de chuva, com melhorias na distância de frenagem comparado ao predecessor TOURANCETM NEXT (-10%[1]) mesmo em baixas temperaturas graças ao uso de compostos de última geração e o inovador esquema METZELER HYPERBASE;
. Desempenho imediato e duradouro por todo o ciclo de vida do pneu graças à banda de rodagem baseada no METZELER DYMATEC, uma metodologia de desenho que combina as características funcionais da banda de rodagem com uniformidade de desgaste sob as típicas condições de condução do segmento;

A maior parte da gama radial do TOURANCETM NEXT 2 se beneficia das tecnologias METZELER 0° STEEL RADIAL e INTERACT™, o que garante uma resposta neutra e gradual aos motociclistas com estilos de condução muito diferentes e transmite sensação de segurança e total controle do veículo a todo momento.

Tourance Next 2

A banda de rodagem mantém os elementos distintivos da família METZELER e implementa soluções técnicas inovadoras em favor da consistência de desempenho. As ranhuras longitudinais do pneu traseiro são interrompidas pelas interseções com outras ranhuras para melhorar a estabilidade do composto e garantir um desgaste uniforme. Isto em curvas beneficiará a quilometragem mantendo a direcionalidade em estradas de cascalho. Finalmente, a geometria das ranhuras, desenhada com a metodologia DYMATEC, otimiza a uniformidade do desgaste e a contribuição funcional da banda de rodagem de acordo com o ângulo de inclinação.

No pneu dianteiro a METZELER introduz um composto inovador de high sílica (85%) contendo polímeros funcionalizados que garante estabilidade e as características de aderência no molhado. O pneu traseiro é multicomposto e é caracterizado por, dependendo da medida, tanto uma estrutura CAP&BASE (o composto central se estende sob as duas áreas de composto de ombro) quanto uma estrutura METZELER HYPERBASE (as áreas de compostos central e lateral são apoiadas em uma base total de negro de fumo orientada para a estabilidade dinâmica e térmica). O composto central replica o mesmo usado na dianteira, enquanto os compostos do ombro são totalmente de sílica e orientados para performance em condições de chuva e aderência na inclinação.

Apresentado no início de 2020, o SPORTEC™ M9 RR é o mais recente pneu superesportivo METZELER e é agora é enriquecido com a chegada das medidas radiais 120/70 R 19 60V dianteiro e 170/60 R 17 72V traseiro, dedicado a equipar as motos aventureiras mais populares, que agora podem aproveitar uma experiência de condução esportiva sem precedentes.

O MCE 6 DAYS EXTREME agora ostenta um grande histórico de vitórias no espetacular mundo das competições de enduro, incluindo quarenta títulos mundiais do FIM Enduro World Championship com pilotos do calibre de Steve Holcombe e diversas colaborações com eventos proeminentes como o International 6 Days of Enduro e o RED BULL Romaniacs, de quem a Metzeler é parceira técnica.

O portfólio renovado MCE 6 DAYS EXTREME inclui muitas inovações como novas especificações dianteiras e traseiras dedicadas ao enduro extremo, agora facilmente identificável graças a linhas coloridas na banda de rodagem.

6 Days Extreme

Em detalhes, as inovações que serão lançadas gradualmente a partir de janeiro de 2021 incluem:

. A classificação dos pneus de enduro extremo pelas linhas de três cores na banda: laranja para identificar a especificação MACIA e verde para SUPERMACIA;
. Novo MACIO dianteiro 90/90-21, uma evolução do composto DURO anterior, que garante extrema aderência em superfícies escorregadias, mantendo a rigidez estrutural necessária para as típicas seções de teste de enduro. A METZELER adotou essa mudança de nome para garantir consistência com a classificação da faixa de pneus traseiros;
. Novo MACIO dianteiro 90/100-21, dedicado a competições extremas de enduro, com características marcantes de amortecimento e rigidez longitudinal adequadas para um ritmo de pilotagem constante e também para passagens lentas;
. Novo SUPERMACIO dianteiro 90/100-21, desenvolvido especificamente para trechos mais técnicos do enduro extremo. Usado nas corridas internacionais mais representativas do segmento;
. Novo MÉDIO traseiro 140/80-18, é a resposta da METZELER às competições de Enduro GP que cada vez com mais frequência incluem as passagens técnicas típicas do Enduro Extremo, enquanto mantém extensas seções guiadas, onde a estabilidade é crucial;
. Novo MACIO traseiro 140/80-18, dedicado ao enduro extremo e implementa estruturas e compostos inovadores para elevar o nível da combinação de estrutura de amortecimento com rigidez lateral;
. Novo SUPERMACIO traseiro 140/80-18 para o enduro extremo, que representa a maior evolução das estruturas e compostos para as passagens mais desafiadoras da modalidade. Este produto representa a única especificação de enduro com o nome de SUPERSOFT aprovada para uso em estradas[2] atualmente no mercado.

O MC360TM é o pneu off-road do portfólio de produtos da METZELER destinado a amadores e profissionais das modalidades off-road de motocross, supercross, cross-country e freestyle. Desde sua introdução no mercado, foi protagonista de uma subida arriscada do Nevado Ojos del Salado, o vulcão mais alto do mundo localizado entre a Argentina e o Chile, que estabeleceu três recordes mundiais, o MC360TM fez da versatilidade sua melhor arma e sua vantagem competitiva que o distingue da concorrência.

A partir de maio de 2021, as medidas de motocross também estarão disponíveis na nova especificação R para aplicação em pistas profissionais. Com essas medidas a METZELER introduz compostos de banda de rodagem e estrutura inovadores, desenvolvido para garantir performance nos mais altos níveis. O MC360TM especificação R estará disponível exclusivamente na versão NHS (não usar em vias públicas) e nos compostos Médio-Macio e Médio-Duro.

Dentro da gama de corridas da METZELER, o RACETEC™ SM é o pneu dedicado às competições de Supermoto, recém vencedor do Campeonato Europeu de Supermoto 2020 com Diego Monticelli, usando a configuração de pneu dianteiro de 16,5".

O RACETEC™ SM oferece a possibilidade de optar por um pneu dianteiro de 16,5" (⌀ 420mm) ou 17" em combinação com o clássico pneu traseiro de 17". Todas as medidas seguem o esquema de composto tradicional da METZELER: Supermacio K0, Macio K1 e Médio K2, todos com alto conteúdo de sílica para aquecimento imediato e limpeza perfeita apenas alguns metros após passar por trechos sujos.

Para 2021 a METZELER atualizará toda sua gama: na traseira, a última evolução do composto K0 aumenta a aderência nas saídas de curva e permite um ritmo mais sustentável, melhorando a consistência de performance ao longo da corrida.

O pneu dianteiro de 17" apresenta um perfil atualizado, o que melhora a sensação na entrada de curva e a velocidade de descida em inclinação e um composto atualizado. Esta solução se mostra a preferida dos pilotos da classe S4, que corre apenas em asfalto.

Os novos pneus dianteiros de 16,5" apresentam, além de perfil e compostos revistos como na gama de 17", uma nova estrutura. Este pneu oferece o melhor de seu potencial em seções que incluem competições em pistas de terra, trazendo a sensação de controle absoluto.

Notícias

Página inicial