Motor On Line
Notícias-

Stock Car: FRAS-LE & FREMAX / Chevrolet e Blau Motorsport dominam
Reportagem: Cleber Bernuci / Roberta Duarte
Foto: Vanderley Soares
P1 Media Relations
Treinos livres da Stock Car nesta sexta-feira (20) em Goi‚nia aconteceram com tempo nublado e abafado.

Goiânia abriu as atividades para a 10ª e 11ª etapas da Stock Car, no penúltimo encontro da temporada 2020. Os treinos livres desta sexta-feira (20) foram realizados em condições mistas, já que na primeira sessão, ainda pela manhã, a pista estava ainda úmida da chuva que caiu na capital goiana durante a noite; à tarde, já estava completamente seca.

Em ambos os cenários, os pilotos mais rápidos de cada sessão tinham algo em comum: eram da mesma equipe. Allam Khodair liderou a primeira sessão com o tempo de 1min27s801, apenas 56 milésimos de segundo mais rápido que o líder do campeonato, Thiago Camilo. Tanto Khodair como Camilo faziam parte do segundo grupo de pilotos que foram à pista, e assim pegaram o asfalto em condições melhores que o grupo anterior.

Na segunda sessão, foi Diego Nunes quem se colocou na frente, com 1min27s560, 0s181 mais veloz que Gabriel Casagrande, o segundo. No treino derradeiro do dia, a Chevrolet colocou seus carros nas oito primeiras posições. Os melhores Toyota Corolla foram Rubens Barrichello e Thiago Camilo, nono e décimo, respectivamente.

Neste sábado (21) é a classificação para definição do grid de largada que abre a programação no Autódromo Internacional Ayrton Senna, às 9 horas. A corrida válida pela décima etapa tem largada às 12h15, e ambas as atividades terão transmissão ao vivo pelo SporTV2.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

Fala, piloto!

"Fiquei no grupo 1, então no primeiro treino eu peguei a pista com bastante água. No finalzinho estava um pouco melhor, mas não 100% seca, e o segundo grupo foi mais rápido. Vimos que o carro está bem equilibrado, assim como esteve em Curitiba. A ideia amanhã é manter essa média e trazer a pole position para casa".
(Diego Nunes, Blau Motorsport, Chevrolet Cruze #70)

A pista de Goiânia na ótica da FRAS-LE & FREMAX

"Com uma reta bastante longa, de mil metros, Goiânia traz alguns pontos de bastante exigência com os freios, como nas curvas 1, 2, 5 e 7, em que o piloto aplica uma pressão próxima de 100 quilos sobre o pedal do freio, sempre reduzindo as velocidades em mais de 100 km/h dentro de pouquíssimos metros. Além disso, as temperaturas, tanto ambiente como da pista, são historicamente altas e o circuito promove muita competitividade, com os carros andando muito próximos o tempo todo, o que representa uma restrição na refrigeração dos freios. É um traçado de média para alta velocidade, com poucos pontos de baixa velocidade".
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)

Resultado do 1º treino livre

1 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.801
2 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:27.857 a 0.056
3 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Cruze), 1:27.947 a 0.146
4 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:27.984 a 0.183
5 Julio Campos (Crown Racing/Cruze), 1:28.056 a 0.255
6 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:28.161 a 0.360
7 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:28.223 a 0.422
8 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:28.249 a 0.448
9 Gabriel Casagrande (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 1:28.301 a 0.500
10 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:28.394 a 0.593
11 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:28.468 a 0.667
12 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.577 a 0.776
13 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.608 a 0.807
14 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.632 a 0.831
15 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.655 a 0.854
16 Felipe Lapenna (Vogel Motorsports/Cruze), 1:28.682 a 0.881
17 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:28.769 a 0.968
18 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.788 a 0.987
19 Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Cruze), 1:28.804 a 1.003
20 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.919 a 1.118
21 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.958 a 1.157
22 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:28.997 a 1.196
23 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:29.061 a 1.260
24 Pedro Cardoso (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 1:29.118 a 1.317
25 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.641 a 2.840

Resultado do 2º treino livre

1 Diego Nunes (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.560
2 Gabriel Casagrande (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 1:27.741 a 0.181
3 Allam Khodair (Blau Motorsport/Cruze), 1:27.883 a 0.323
4 Galid Osman (Shell V-Power/Cruze), 1:27.994 a 0.434
5 Gaetano di Mauro (KTF Sports/Cruze), 1:28.035 a 0.475
6 Daniel Serra (Eurofarma-RC/Cruze), 1:28.061 a 0.501
7 Lucas Foresti (Vogel Motorsports/Cruze), 1:28.076 a 0.516
8 Ricardo Mauricio (Eurofarma-RC/Cruze), 1:28.142 a 0.582
9 Rubens Barrichello (Full Time Sports/Corolla), 1:28.142 a 0.582
10 Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.184 a 0.624
11 Matias Rossi (Full Time Sports/Corolla), 1:28.204 a 0.644
12 Julio Campos (Crown Racing/Cruze), 1:28.226 a 0.666
13 Denis Navarro (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.253 a 0.693
14 Guilherme Salas (KTF Sports/Cruze), 1:28.256 a 0.696
15 Felipe Lapenna (Vogel Motorsports/Cruze), 1:28.287 a 0.727
16 Bruno Baptista (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.311 a 0.751
17 Rafael Suzuki (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.367 a 0.807
18 Cacá Bueno (Crown Racing/Cruze), 1:28.409 a 0.849
19 Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Corolla), 1:28.422 a 0.862
20 Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Corolla), 1:28.432 a 0.872
21 Marcos Gomes (Cavaleiro Sports/Cruze), 1:28.435 a 0.875
22 Átila Abreu (Shell V-Power/Cruze), 1:28.514 a 0.954
23 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani/Corolla), 1:28.574 a 1.014
24 Pedro Cardoso (R. Mattheis Motorsport/Cruze), 1:28.662 a 1.102
25 Tuca Antoniazi (Hot Car Competições/Cruze), 1:30.383 a 2.823

Programação das etapas

Sábado, 21 de novembro
09h00 – 09h35: Classificatório 10ª etapa
12h15: Largada 10ª etapa (40 minutos + 1 volta)
Classificação e corrida com transmissão ao vivo pelo SporTV2

Domingo, 8 de novembro
09h00 – 09h35: Classificatório 11ª etapa
11h00: Largada Corrida 1 da 11ª etapa (30min+1volta)
11h55: Largada Corrida 2 da 11ª etapa (30min+1volta)
Classificação e corridas com transmissão ao vivo pelo SporTV2

Vencedores até o momento na temporada:

Goiânia: Ricardo Zonta e Rubens Barrichello
São Paulo: Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta
Londrina: Rafael Suzuki e Ricardo Maurício
Cascavel: Thiago Camilo, Bruno Baptista e Daniel Serra
Mogi Guaçu: Julio Campos e Diego Nunes
Curitiba: Thiago Camilo e Gabriel Casagrande

Classificação do campeonato, após nove etapas (Top-10):

1º - Thiago Camilo - 222 pontos
2º - Ricardo Zonta – 198
3º - Rubens Barrichello – 196
4º - Ricardo Maurício – 193
5º - Cesar Ramos - 190
6º - Daniel Serra – 190
7º - Gabriel Casagrande – 175
8º - Allam Khodair – 157
9º - Nelson Piquet Jr – 149
10º - Diego Nunes – 140

Sobre a FRAS-LE:

No mercado há mais de seis décadas e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.

A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.

Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock

Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.

Notícias

Página inicial