Motor On Line
Notícias-

Shell na decisão da Porsche Endurance Series tem 6 pilotos em 5 carros
Reportagem: Luis Ferrari
Foto: Luca Bassani
Carro da dupla Neugebauer e Zonta está a apenas três pontos do líder na Carrera Cup; enquanto atual campeão Átila Abreu é vice-líder na GT3 Cup.

A Shell será representada por um elenco de primeira linha na principal corrida de longa duração do automobilismo brasileiro em 2020. Estão escalados nada menos que seis pilotos patrocinados pela marca para a disputa da etapa final da Porsche Cup Endurance Series, corrida de 500 km neste domingo em Interlagos.

E três deles estão em disputa direta pelos títulos com os carros de corrida mais produzidos no planeta.

Em grande fase em 2020 vindo de duas vitórias na Stock Car e mais uma na prova de abertura do Porsche Cup Endurance Series no Velocitta, Ricardo Zonta espera repetir a conquista de 2018, quando venceu o título de Endurance em dupla com Lico Kaesemodel (o primeiro campeonato conquistado pela Shell com carros de corrida no Brasil).

O piloto curitibano compete na categoria Carrera Cup, a principal do campeonato. Ele compartilha o carro #8 com Werner Neugebauer, representante da maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo em todas as etapas da Porsche Cup. Eles somam 113 pontos e estão a apenas três do líder do campeonato, Alceu Feldmann.

Outro que desembarca em São Paulo de olho no título é Átila Abreu. O piloto sorocabano compete com o carro #15 na classe GT3 Cup, fazendo dupla com Leo Sanchez. Para a etapa de 500 km que encera o campeonato, terão também a companhia de Marçal Müller na tripulação –na jornada final o regulamento autoriza os carros a competirem pilotados por duplas ou trios.

Piloto Shell com maior quilometragem nos carros de corrida mais produzidos no planeta, Dennis Dirani vai combinar seus serviços de piloto-consultor da categoria à participação na etapa. Ele vai compartilhar o carro #7 com Miguel Paludo, o principal nome da Porsche Cup em 2020, vindo da conquista do hexacampeonato com autoridade. Dirani integra o time que faz os testes de equalização da categoria em todos os carros do grid, além de representar a Shell em ações promocionais. Ele competiu a etapa de abertura do Endurance Series na Carrera Cup e foi o autor da volta mais rápida do Velocitta naquele fim de semana.

Já Galid Osman faz sua estreia na categoria. O piloto regular do carro #28 na Stock Car também está inscrito na Carrera Cup e vai assumir o carro #32 em parceria com Renan Pizii.

Pela GT3 Cup quem retorna ao carro #88 e à dupla com Georgios Frangulis é Gaetano di Mauro. Rookie of the year na Stock Car em 2019 e vice-campeão da Porsche Cup em 2018, Di Mauro se cacifou como piloto de primeira linha no automobilismo brasileiro justamente por seu desempenho nos 500 km da Porsche Endurance Series em Interlagos. Em 2018, em dupla com Nonô Figueiredo, ergueu a vitória no geral graças a uma tocada refinada e segura. O desempenho rendeu um convite para correr a Grande Final da Stock Car semanas mais tarde, emprestado à equipe Hero. Na ocasião novamente Di Mauro fez valer o conhecimento do traçado de Interlagos e teve performance impressionante –tanto que motivou a Shell a ampliar para além de dois carros sua presença na Stock em 2019. Já no ano passado, correndo pela classe GT3 Cup, Gaetano novamente prevaleceu na prova de 500 km, integrando a tripulação vencedora em parceria com Marco e Maurizio Billi.

O cronograma da etapa determina três treinos livres no sábado, antes dos classificatórios. A corrida tem previsão de 500 km ou 4h30 de duração, com formação de grid determinada para 13h de domingo. Os canais Sportv exibem a prova ao vivo, bem como o portal motorsport.com, o site oficial da Porsche Cup e seus perfis no Facebook e Youtube.

Sobre a Raízen:

A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.

Notícias

Página inicial